MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 2 minutos

Cada vez mais, consumidores das mais variadas faixas etárias estão se simpatizando com seus dispositivos móveis. Basta olhar ao seu redor e verá que quase todo mundo estará de “cabeça baixa”, entretida em seu smartphone.

Diante deste novo hábito, algumas empresas compreenderam a importância de desenvolver um aplicativo mobile, a fim de aprimorar sua relação com os clientes e possibilitar novas formas de atendimento.

Segundo um levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), aproximadamente 23% do uso que a população brasileira faz com seu celular, é por meio de aplicativos. Isso significa que milhões de pessoas podem representar um impulsionamento no seu negócio.

Se você tem uma empresa, confira neste artigo 3 meios de identificar se ela necessita de um aplicativo mobile.

  1. Entendendo as suas necessidades no mercado de aplicativos: Antes de pensar em desenvolver um aplicativo para a sua empresa, é necessário entender tanto o mercado de apps quanto as necessidades da sua empresa. Embora seja tentadora a ideia de criar um aplicativo para aumentar a visibilidade do seu negócio, você deve primeiramente se perguntar: Um aplicativo mobile é relevante para o meu público?

Se a sua empresa for um negócio local, que atende exclusivamente ali (como uma cidadezinha do interior, por exemplo), não há a necessidade de se criar um aplicativo mobile.

Se você chegar à conclusão de que sim, o aplicativo de sua companhia deverá proporcionar ao usuário uma boa experiência, através de funcionalidades como, por exemplo, descontos e formas de pagamento. O ideal é soltar a criatividade e determinar como será a conexão da sua empresa com o consumidor.

  1. Conhecendo melhor seu público: Todo empreendedor, seja experiente ou novato, sabe o quanto a coleta de informações sobre seus consumidores pode ser cara e até mesmo complicada. Através de um aplicativo mobile, a missão se torna muito mais fácil, uma vez que as informações a respeito do usuário são obtidas no momento da instalação do app.
  2. O atendimento: Outra forma de identificar a necessidade (ou não) da sua empresa desenvolver um aplicativo mobile é por meio do atendimento ao cliente. Muitas empresas, principalmente as mundialmente conhecidas têm buscado facilitar o seu atendimento aos clientes, através da criação de app.

Através dos aplicativos mobiles, estas empresas conseguiram estabelecer a realização de pedidos pelo celular. Isso é um ponto crucial nos dias de hoje, tendo em vista que a maioria das pessoas não usa mais o desktop (computador) para fazer compras online ou não têm tempo de sair de casa.

Um exemplo é a plataforma do Mercado Livre, que até alguns anos era disponível apenas para computador. Embora fosse possível acessar o site pelos smartphones, o processo era meio complicado. A partir desta demanda, foi criado o app mobile.

Além disso, outro ponto importante de possibilitar a compra de bens/serviços via aplicativo mobile é a diminuição das filas.

Como você pode perceber, os aplicativos mobiles proporcionam grandes benefícios às empresas dos mais variados segmentos. Se você acredita que um app é útil para o seu negócio, invista neste mercado e aumente suas oportunidades de negócio.

Nós da MadeInWeb podemos te ajudar!

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?