MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 3 minutos

A App Store Optimization (ASO) ou otimização na loja de aplicativos é o conjunto de estratégias em que você pode garantir que seu app tenha mais visibilidade. Isso é vantajoso pois, a visibilidade está altamente relacionada com a colocação do App ranking de categorias e de pesquisas dentro da loja e, consequentemente, quanto melhor essa colocação, maiores suas chances de aumentar downloads.

Tanto a App Store quanto o Google play são lojas de aplicativos. Ambas têm alguns critérios que você deve seguir quando o objetivo é ter um App mais visível.

Por que é interessante melhorar a colocação do meu App no ranking?

Primeiro, entenda algumas maneiras através das quais o seu App pode ser encontrado.

Um usuário pode fazer download do seu App ao procurar algo na categoria em que ele se enquadra. Por exemplo, se ele busca um aplicativo de viagens, é muito mais provável que ele só veja os aplicativos que estão nos melhores posicionamentos dessa categoria. Se o seu estiver seguindo os critérios de ASO, suas chances de estar entre eles é maior.

Outra forma, é quando o usuário usa o mecanismo de busca com palavras-chave. Ou seja, se ele quer aplicativos de notícias e buscar por essas palavras, o seu App estará com um melhor posicionamento se você soube como utilizar essas palavras da melhor maneira. Isso diz respeito tanto ao número de vezes que a palavra-chave aparece nos espaços de texto, quanto à combinação dessas palavras-chave com outras. Essa estratégia está muito relacionada ao SEO .

Além disso, é importante investir nesse tipo de otimização, já que o mercado de aplicativos tem tendência de crescer cada vez mais. A previsão para 2023 é de que a indústria de aplicativos contribua com $4,8 trilhões no Produto Mundial Bruto. Esses dados são da pesquisa State of Mobile realizada pela App Annie, companhia de análise do mercado mobile. Isso mostra o quão importante é investir em App Store Optimization.

App Store Optimization: o que é e quais suas vantagens?

Fatores que são determinantes no ranqueamento do seu App

Existem fatores que são determinantes no ranqueamento do seu App de acordo com o algoritmo da Apple e Play Store. As otimizações de ASO são focadas justamente nesses fatores. Saiba quais são eles e como você pode aplicá-las para aumentar downloads do aplicativo.

  • Nome do aplicativo – O nome do seu aplicativo tem um número máximo de caracteres. Você deve saber aproveitá-lo da melhor maneira possível. Isso significa, principalmente, inserir as palavras-chave mais fortes.
  • Descrição do aplicativo – Dependendo da loja, podem existir mais de um tipo de descrições. No geral, o que importa é aproveitar ao máximo o espaço disponível para explicar suas funcionalidades de forma clara. Lembre-se de usar as palavras-chave. Isso é essencial para melhorar o ranqueamento do aplicativo e garantir o melhor sucesso do seu App Store Optimization.
  • Capturas de tela – Novamente, você deve aproveitar o número máximo de capturas de tela disponíveis. É importante que, nas três primeiras capturas, estejam as principais e mais atrativas funcionalidades do aplicativo. Você deve lembrar-se de que as imagens devem ter uma estética atraente. No caso de aplicativos na App Store, plataforma da Apple, o ideal é que você disponibilize capturas de telas de iPhone e de iPad.
  • Apresentação em vídeo – Muitos desenvolvedores ainda não incorporaram essa vantagem na estratégia de App Store Optimization ao configurar a loja de aplicativos e podem estar perdendo muitas oportunidades de downloads por conta disso. É necessário que o vídeo demonstre o que seu App faz, isso desperta interesse de muitos usuários. Assim como no caso das capturas de tela, na loja da Apple 3você deve disponibilizar os vídeos tanto para iPhone quanto para iPad.
  • Ícone – O ícone do seu App precisa ser chamativo e sem muitos detalhes. Evite textos. Uma das estratégia usadas no ASO e que pode ser interessante pra você, é fazer um teste A/B ou até A/B/C entre diferentes layouts de ícones. Isso vai te ajudar a entender qual deles se sai melhor na loja, ou seja, qual deles gera mais cliques e downloads.
  • Tamanho do aplicativo – O tamanho máximo que um aplicativo pode ter para conseguir ser baixado apenas com dados celulares é de 150 MB. Portanto, é interessante que você não ultrapasse esse limite ou isso pode atrapalhar seus downloads.

Além disso, é importante que você monitore as avaliações, o ranqueamento de palavras-chaves e os aplicativos concorrentes. A ASO pressupõe uma ação contínua e atualizações recorrentes.

Quer saber mais a fundo sobre como implementar a ASO? Entre em contato conosco!

 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?