MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 4 minutos

Se você é uma pessoa antenada com a tecnologia, com certeza já ouviu falar sobre apps para IoT, ou Internet das Coisas. Essa é uma das novidades mais importantes do século XXI, já que engloba uma série de objetos do nosso dia a dia, como carros, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, entre outros. 

Isso funciona através de uma conexão mútua com qualquer linha de Internet, de modo que elas se comuniquem perfeitamente entre si e com  outras pessoas. 

Tudo isso é possível por meio de computação por baixo custo, aliada ao armazenamento em nuvem, big data e outras tecnologias móveis que foram criadas exatamente com o intuito de tornar a nossa rotina ainda mais simples. 

Hoje em dia, tudo já está tão avançado que é possível até mesmo desenvolver apps para IoTs. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!

Leia também: O impacto da tecnologia em nossas vidas

 

representando-apps-para-iot

Os apps para IoT têm o objetivo de se encontrarem e se conectarem com softwares para trocarem dados um com o outro

 

O que é IoT? 

A sigla IoT significa “Internet of Things” ou, em tradução livre, “Internet das Coisas”. Trata-se de uma rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias de ponta. Eles têm o objetivo de se conectarem e trocarem dados com outros dispositivos conectados a um sistema pela internet. 

Os dispositivos que podem utilizar IoTs variam: podem ser desde eletrodomésticos até mesmo ferramentas industriais extremamente sofisticadas de alta tecnologia. Atualmente, já existem casas e até mesmo cidades inteligentes que usam quase 100% dos recursos disponíveis. 

Hoje em dia, existem mais de 10 bilhões de dispositivos IoTs conectados ao redor do mundo. Os especialistas dizem que esse número pode aumentar para 22 bilhões até o ano de 2025.

 

apps-para-iot-na-agricultura

Os apps para IoT podem ser criados para a saúde, agricultura e varejo, por exemplo

 

4 áreas possíveis de criar Apps para IoT? 

Para que todo produto com IoT funcione de forma correta e eficiente, é necessário um aplicativo bem desenvolvido e que seja compatível com a tecnologia de ponta que é encontrada nesses dispositivos. 

Existem diversas áreas que podem ser englobadas na hora de criar apps para IoT. Os apps precisam funcionar em tempo real, de modo que sejam um complemento do dispositivo inteligente e tornem a rotina do usuário mais simples e intuitiva. 

Leia também: App para atrair novos clientes: como usar

Conheça algumas áreas que podem ter Apps para IoT: 

1. Saúde 

A área da saúde é uma das que mais crescem a todo ano, e fica mais tecnológica a cada dia. As inovações são constantes, e todos os dias surge alguma novidade que, com certeza, salvará muitas vidas no futuro. 

Com a IoT na área da saúde, é possível deixar os tratamentos ainda melhores, já que essa tecnologia pode ajudar na monitoração de pacientes de forma mais eficiente, criando dados de comportamento e dando mais material para os médicos analisarem mais e entenderem a fundo o caso do paciente. 

Atualmente, muitos hospitais utilizam apps para IoTs para auxiliar na gestão hospitalar, levando em conta a conclusão de tarefas, gerenciamento de inventários, folhas de pagamento, entre outros. 

Além disso, as IoTs podem reduzir significativamente o custo de energia do hospital, utilizando sensores que podem detectar quantos ocupantes estão em uma sala e, assim, fazer ajustes de temperatura e equipamentos. 

2. Agricultura 

Na agricultura, os apps para IoT podem monitorar luz, temperatura, umidade e irrigação dos campos de cultivo, através de sensores altamente tecnológicos e intuitivos. Também é possível utilizar a IoT para automatizar os sistemas do estabelecimento, de modo que o trabalho fique menos manual e mais tecnológico. 

3. Urbanismo 

Falamos um pouco sobre cidades inteligentes nos trechos acima. Mas você sabe como isso funciona? Nesse tipo de cidade, as IoTs podem ser implantadas em postes e medidores inteligentes, de modo que alivie o tráfego de energia elétrica e monitorem as preocupações ambientais da cidade, além de melhorar o saneamento básico. 

4. Varejo 

Os aplicativos para IoT podem permitir que as empresas de varejo façam um gerenciamento mais assertivo de estoques, além de melhorar a experiência do cliente e reduzir os custos operacionais. 

É possível criar alertas para indicar quando determinado produto está acabando, quando é hora de repor o estoque e até mesmo criar indicadores e analisar dados de lucro, qual produto da loja é mais rentável, qual possui o maior nível de procura, entre outros. 

Qualquer dispositivo que tenha IoT precisa estar conectado à internet para funcionar, ou seja, é necessário ter uma rede criptografada para evitar ataques e proteger os dados de todos. 

Conheça a MadeinWeb

Imagina controlar os produtos da sua loja, a gestão do seu hospital e até mesmo uma cidade inteira através de um smartphone? É exatamente por isso que os Apps para IoT são tão importantes. Eles são o futuro da tecnologia mundial. 

Gostou desse texto? Nós, da MadeinWeb, somos especialistas em desenvolvimento de aplicativos. Entre em contato conosco e apresente sua ideia, vamos trabalhar juntos para realizá-la.

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?