MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 5 minutos

Já parou para pensar o que uma apresentação em PPT precisa ter para ser a melhor? Ela precisa ter um planejamento, um visual agradável e um conteúdo energético que prenda a atenção. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a montar a melhor apresentação em PPT e não errar mais! 

Seja para apresentar um simples trabalho na faculdade ou para apresentar um projeto a um cliente ou investidor, a apresentação em PPT é essencial. No entanto, se ela não prender a atenção do público ou simplesmente não apresentar um visual agradável e fácil de entender, tudo pode ir por água abaixo. 

É preciso transmitir a mensagem de forma eficiente e passar confiança. Afinal, quantas vezes você já acompanhou uma apresentação ruim de slides no PowerPoint que só causou sono e distração? Você não quer ser uma delas, certo? 

Por isso, acompanhe as nossas dicas para não prejudicar a sua credibilidade e apresentação. Vamos lá? 

LEIA TAMBÉM: Quando uma empresa precisa de um App? 

 

expondo-apresentacao-em-ppt

 

O que faz uma apresentação em PPT ser realmente boa? 

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta que traz modelos de apresentação e oferece uma série de recursos eficazes e rápidos para te ajudar a montar os seus slides. Apesar de uma série de funcionalidades, é preciso manter o foco e entender o público que assistirá sua apresentação. 

Para entregar uma apresentação em PPT eficiente, é preciso: 

Preparação da apresentação em PPT

 É preciso definir quais os principais pontos que você quer abordar na sua apresentação. É importante lembrar que os slides estarão ali para te ajudar a complementar a sua fala, ou seja, quem faz a apresentação é você. 

Texto:

Por mais profundo que seja o assunto, menos é mais. Colocar muitos textos na sua apresentação pode distrair o público da sua fala e deixar a apresentação cansativa. 

Visual:

A apresentação em PPT existe justamente para ajudar o público a visualizar melhor o que você está apresentando. Trabalhar com gráficos, ilustrações e elementos podem ajudar a descomplicar sua mensagem, desde que não sobrecarregue os slides. Equilíbrio é tudo. 

Elementos:

O PowerPoint oferece diversas funcionalidades, como as transições de tela ou efeito sobre as imagens. Sempre prefira seguir pela forma mais simples ao invés de complicar a visualização e o entendimento. Por via das dúvidas, não use-os. 

Ensaios:

Criou uma apresentação incrível? É hora de ensaiar bastante para garantir que a sua apresentação está bem sincronizada com o PPT, assim como a cronometragem para não ser muito breve e também não se estender muito. 

A seguir, confira o passo a passo completo para uma apresentação agradável e eficaz para não errar mais. 

LEIA TAMBÉM: Como aplicar inteligência artificial em um aplicativo?

 

montando-apresentacao-em-ppt

 

10 passos passo para montar uma apresentação em PPT

1 – Monte um roteiro e destaque os pontos importantes

Antes de abrir o seu PowerPoint, defina o que você precisa apresentar ao seu público, organize suas ideias para que a apresentação faça sentido e destaque os temas mais importantes. Não esqueça de começar com uma introdução e deixar um agradecimento/abertura para perguntas no final. 

2 – Conheça bem o seu público 

Entender melhor o seu público vai te ajudar a definir como deve ser a sua apresentação em PPT. Fazer uma apresentação sobre termos médicos é diferente de falar com jovens empreendedores, assim como o produto/serviço que você vai apresentar. 

Conhecer quem são seus espectadores diz tudo sobre as cores, fontes, imagens e até alívios cômicos ao longo da apresentação. Ao conhecer as dores, desejos e anseios do seu público, a sua apresentação em PPT fica muito mais direcionada e ganha mais chances de prender a atenção. 

3 – Comece com slides em branco 

Ao começar os seus slides em branco, você pode criar o seu próprio estilo ou o estilo da sua marca. Lembre-se: menos é mais. Um slide com muitas informações pode distrair o público da sua fala. 

Montar primeiro a base do conteúdo em uma escala em branco te ajuda na hora de aplicar os elementos gráficos, que podem ser criados do zero ou usar os modelos existentes no Microsoft PowerPoint. 

Para usar um dos modelos existentes, basta clicar em “Design” e selecionar um tema. Caso você não goste, basta desfazer apertando Ctrl + Z ou selecionar o tema em branco que aparece logo no primeiro modelo. 

4 – Defina os títulos 

Os títulos vão ajudar você e seus espectadores a se orientarem durante a apresentação. Defina-os e coloque em cada slide para facilitar também a montagem.

5 – Limite as palavras em seus slides

Não encha os seus slides de textos longos na sua apresentação em PPT. Afinal, uma apresentação em que o palestrante passa a maior parte do tempo lendo os slides fica entediante, não acha? 

Prefira frases curtas ou palavras-chaves dentro dos seus slides. Lembre-se: os seus espectadores estarão te ouvindo e não precisam ficar lendo para entender a ideia. 

6 – Prefira fontes simples 

As fontes e a tipografia escolhida devem ser de fácil entendimento. Fontes muito cursivas ou desenhadas podem dificultar a leitura. Além disso, elas caracterizam muito a sua empresa, impactando tanto de forma positiva, quanto negativa. 

Prefira fontes modernas e mais profissionais. Na dúvida, utilize uma fonte padrão como Arial, Times New Roman ou Calibri. 

Lembre-se também de usar uma ou no máximo duas fontes ao longo de toda a apresentação. Isso gera mais credibilidade. 

7 – Mantenha seus slides alinhados 

É preciso garantir que todos os slides estejam com os elementos bem alinhados. Para isso, mantenha a tecla shift pressionada e selecione todos os itens do slide. Em seguida, clique em “Organizar” na barra de opções e aplique o “tipo de alinhamento”. 

8 – Use imagens e gráficos de alta qualidade

Um visual atraente, agradável e bem equilibrado oferece muito mais credibilidade para quem assiste a apresentação em PPT. Por isso, garanta que as imagens que você utiliza sejam de alta qualidade. 

Além disso, tenha certeza de que todos os elementos do seu gráfico estejam visíveis para o espectador, caso contrário, a intenção pode até ser boa, mas não será efetiva. 

9 – Cuidado com as transições e animações 

As transições e animações são recursos do PowerPoint que ajudam a deixar sua apresentação mais dinâmica e interessante. Elas permitem que o próximo slide apareça na tela vinda da direita para esquerda ou simplesmente se materialize sobre o anterior. 

As animações também ajudam a ilustrar melhor uma frase ou fazer com que ela apareça na hora certa de uma fala sua. 

No entanto, é preciso utilizá-las com cuidado e com bastante ensaio para que a ordem não saia bagunçada ou que você se atrapalhe durante a apresentação. 

10 – Evite efeitos sonoros durante a apresentação

É interessante trazer um conteúdo em vídeo ou com efeitos sonoros, mas nunca dependa somente desses recursos. Isso porque pode acontecer de um problema técnico te impedir de reproduzir o vídeo ou não sair o som para todo o público. 

Se você precisa realmente utilizar esses recursos, é recomendável fazer vários testes para garantir que tudo irá funcionar bem na hora que a sua apresentação começar. 

Gostou dessas dicas? Agora é a hora de montar uma boa apresentação em PPT e impactar seus espectadores! Para te ajudar com isso, você também pode contar com um time de especialistas no assunto: a MadeinWeb. 

Nossos profissionais podem montar uma apresentação em PPT incrível para você firmar o nome da sua marca, produto ou serviço. Tudo de forma bem elaborada e eficaz. Conheça tudo o que a MadeinWeb pode fazer por você hoje, entre em contato

Gostou deste post? Compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário. Ficaremos felizes em te ajudar no que for possível. Acompanhe também o nosso Instagram para ficar sempre atualizado, clique aqui.

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?