MadeMarketing

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Realizar mudanças na organização é um passo importante para garantir o sucesso. Afinal, o mercado vive em constantes mudanças e a sua marca precisa se adaptar a fim de atender as necessidades dos consumidores, pois, caso contrário, ficará atrás da concorrência.

Para isso, é necessário pesquisar e analisar o mercado para começar a traçar estratégias após realizar as comparações com outras empresas.

Dessa maneira, é possível usar o benchmarking, que nada mais é que a ferramenta ideal para realizar a comparação e fazer o gerenciamento da empresa.

Se você atua com motores elétricos weg, por exemplo, e ainda não sabe como fazer o benchmarking e qual a importância para o seu negócio, saiba que está no lugar certo. 

Neste conteúdo você terá acesso às dicas para aplicar o benchmarking e entender sua importância. Continue lendo e confira!

O que é benchmarking?

É fato que para superar os concorrentes no mercado é necessário fazer pesquisa e comparações.

Isso possibilita manter a empresa competitiva e com alta visibilidade, logo, proporciona resultados excelentes e aumentam as oportunidades de alcançar metas e objetivos.

Sendo assim, o benchmarking se refere a uma ferramenta importante para realizar as comparações entre as empresas. 

Para entender melhor, imagine que você tem uma empresa de estrutura metálica para galpão. Certamente existem outras que oferecem os mesmos serviços, e para superá-los, você precisa comparar como realizam os serviços, preços oferecidos, promoções, campanhas e afins.

Então, é uma ferramenta disponível para ser utilizada por qualquer negócio para coletar informações indispensáveis para traçar estratégias de mudanças.

Vale lembrar que podem ser analisados por diferentes tipos, como:

  • Benchmarking interno: documento referente aos processos internos como referência a fim de entender as práticas realizados no mercado;
  • Benchmarking funcional: compreende como a mesma técnica pode ser praticada em diversas empresas;
  • Benchmarking genérico: análise a maneira como são realizados os processos interno e externo do seu negócio sendo praticados por outras organizações;
  • Benchmarking competitivo: compare produtos e serviços do concorrente e as estratégias de marketing utilizada para captar o consumidor;
  • Benchmarking colaborativo: documento relacionado às informações e dados práticos no mercado pelo público específico.

Como fazer um benchmarking?

Agora que você já sabe o que significa esse conceito, confira a seguir como fazer o seu negócio.

1. Defina seus concorrentes do mercado 

De nada adianta aplicar benchmarking se não tiver um contingente para analisar, certo?

Sendo assim, é imprescindível que você realize a escolha dos principais concorrentes no mercado para começar a comparação.

Suponhamos que você vende placas em acrílico e deseja que as suas estratégias de marketing sejam mais eficientes. Isso só será possível através da análise de mercado para entender o que é preciso para superar a concorrência e atrair clientes para o seu negócio. 

Então, defina os três principais correntes e comece a analisar suas estratégias, promoções, e o que garante a satisfação do consumidor ao procurar pela marca. 

2. Faça o levantamento de dados

Para ter um benchmarking eficiente, busque realizar o levantamento de dados, quanto mais informações obter, melhor!

Para auxiliar, você pode utilizar planilhas para analisar e fazer os comparativos com os levantamentos de dados referente as outras empresas. Use ferramentas de marketing para analisar e monitorar os resultados.

3. Tenha cuidado com a identidade do seu negócio

Ao aplicar a análise e comparação na concorrência, é importante ter cautela no momento de aderir estratégias para superá-los no mercado.

Pois, embora você realize uma pesquisa para entender como o seu concorrente está realizando as atividades, é importante seguir a identidade do seu negócio.

Ao aplicar estratégias usadas pelo contraente, por exemplo, em determinado momento pode parecer que a sua identidade não é a mesma, e o benchmarking não tem esse objetivo.

Assim, aplique estratégias de acordo com a sua necessidade e garanta resultados positivos sem mudar de identidade. 

Qual a importância de fazer o benchmarking?

Uma das principais importância em aplicar essa prática no seu negócio, é superar a concorrência no mercado.

Basicamente, se a sua empresa não é competitiva, ela não é vista. Ou seja, sem visibilidade é quase impossível garantir aumento nas vendas, fidelizar clientes e manter as atividades funcionando. 

E se você realmente quer garantir a sua empresa ativa, invista no benchmarking se destacando da concorrência!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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