MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 5 minutos

Se você está lendo isso, provavelmente tem uma marca ou um negócio. Mas sua empresa possui um Branding? Continue a leitura e descubra porquê o seu negócio precisa de um Branding devidamente estruturado. 

O que é Branding? 

 

Branding é uma estratégia de gestão de marca que envolve todas as ações que a tornam mais forte no mercado, de modo que o público a reconheça e a deseje pelo que oferece. 

Isso não acontece rapidamente, já que planejar uma marca é uma tarefa difícil e que leva tempo, principalmente por conta dos esforços permanentes que precisam ser feitos para realizar o Branding. 

O conceito de Branding abrange uma série de ações que precisam ser planejadas com antecedência e executadas de forma para alcançar os resultados almejados pela empresa em questão. 

Ele precisa ser visto como um projeto da empresa, onde todos contribuem e dão sua visão de como ela será, podendo criar uma conexão emocional com a mente e o coração do consumidor, o que justifica sua complexidade.

Qual a importância do Branding ?

Pense em uma marca que você goste. Além do nome, temos certeza que você também pensou nas cores, no conceito e nos principais produtos dela. Provavelmente essa marca tem um Branding estruturado, que faz com que você e outros consumidores gostem dela.  

Em suma, o Branding é o conceito da marca, desde seu planejamento até sua estrutura. O trabalho dele pode garantir que o seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para o que sua marca é e como quer ser percebida. 

Quais estratégias fazem parte do Branding? 

Como dissemos acima, o Branding vai muito além da camada visual. Por isso, é fundamental que as estratégias de Branding sejam devidamente trabalhadas: 

Identidade visual 

A identidade visual de uma marca é uma das primeiras coisas que chamam atenção de um consumidor. Por exemplo, pense na Coca-Cola. Provavelmente veio na sua mente o vermelho deles e as letras garrafais do logotipo. 

Além disso, é preciso ter um manual de marca bem estruturado com tudo o que se deve ou não fazer, pois é a partir desse documento que outras pessoas vão conhecer melhor sua marca

Nessa fase, também é preciso adequar o seu logo para as diferentes aplicações, como web, smartphone e objetos (garrafas, por exemplo), etc. 

Além disso tudo, é preciso definir o estilo e a paleta de cores da marca para ser seguida nas redes sociais, levando em conta o tom de voz e o conceito dela. 

Estratégia de marca 

Depois da identidade visual, é preciso definir coisas, como:

Personalidade da marca

Quais adjetivos sua marca tem? Se ela fosse uma pessoa, como ela seria?Essas perguntas são importantes para que você crie uma imagem mental da sua marca. 

Tom de voz 

A linguagem é uma das coisas mais importantes de uma marca. Descontraída ou especializada? Formal ou informal? A sua linguagem deve criar identificação com o seu público, fazendo com que eles se sintam próximos do seu negócio. 

Persona 

Antes de divulgar a marca, você precisa conhecer seu público.

As personas são uma estratégia que tem como objetivo desenhar o seu cliente, levando em conta suas preferências, canais de comunicação, dentre outros. As marcas devem ter uma persona bem formada para que ela possa conhecer a fundo seu público. 

Canais de comunicação 

Quais canais o seu público utiliza frequentemente? Onde é possível encontrá-lo?  É necessário que sua marca esteja onde o seu cliente está, já que, quanto mais canais de comunicação, melhor. 

Atualmente, com a ascensão da tecnologia, uma boa presença digital é a base de tudo. Por isso, além de ter uma voz ativa em redes sociais, é necessário um site bem estruturado, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo e Inbound Marketing. 

Leia mais sobre Inbound Marketing

Além do site, é preciso ser ativo no Facebook, Instagram e, principalmente, LinkedIn. Porém, dependendo do objetivo da sua marca, pode ser que algumas redes sociais sejam mais úteis que outras. 

Conteúdo 

Um bom conteúdo é a base para fazer sua marca e seu site crescer. Essa estratégia abrange não apenas o blog, mas sim todas as redes sociais, sendo este um dos pontos mais importantes para  fazer com que o website tenha uma boa posição nas ferramentas de busca. 

Com os conceitos de identidade visual, estratégia de marca e de conteúdo devidamente estruturados, o próximo passo é levar sua marca ao sucesso. 

 

Processo de criação de branding

 

Depois do Branding, vem a gestão da marca 

Depois da criação do Branding, é necessário fazer uma gestão de marca eficiente para que ela sempre se mantenha no topo.

Para essa tarefa, são precisos vários canais de comunicação e profissionais envolvidos neles, para  que o contato com os colaboradores e consumidores seja o mais próximo e direto possível. Com o Branding, esse processo fica  mais simples, já que você já conhece sua marca e os principais valores dela.

Por fim, sua estratégia de Branding deve assegurar que você vai conseguir promover a sua marca para garantir mais destaque para a sua empresa e torná-la líder de mercado. 

Para fazer a gestão, é necessário levar em conta alguns passos essenciais, como: 

Plataforma de marca 

Esse tópico faz com que você reconheça o que faz sua marca ser única e o que ela promete, no que ela está baseada e qual o melhor jeito de passar sua imagem para o mundo. 

Uma plataforma de marca é um conjunto de componentes únicos da sua marca que podem ajudar seus consumidores a se conectarem com ela da melhor forma possível. Consequentemente, isso ajuda a mostrar melhor sua essência. 

Na plataforma de marca, devem conter seu propósito, posicionamento e atributos.

Propósito 

Qual a razão de sua marca existir? Por que ela precisa existir? Qual o propósito dela? 

Com isso bem definido, o seu consumidor vai se sentir mais perto da sua empresa. Esse propósito pode vir como uma frase que acompanha o logo, e, como resultado, acaba se tornando um tagline ou um slogan da marca. 

Posicionamento 

No que sua marca acredita? Pelo que ela luta? Com pautas sociais entrando em mais evidência a cada dia, o posicionamento de marca é algo muito valorizado e deve ser levado muito a sério. 

Para entender o seu posicionamento, você precisa pensar em seus objetivos de negócio e qual valor sua empresa e seu produto entregam.

Considerando tudo isso, um posicionamento pode ser focado em inovação ou em alguma luta social ou ambiental, por exemplo.

Promessa de marca 

A promessa de marca é  a versão resumida do que você quer fazer na prática para que seu propósito e posicionamento se tornem realidade: é o que vemos sendo comunicado pelas empresas.  

Atributos de marca 

Os atributos mostram o jeito que sua marca caminha para atingir o objetivo. 

Grandes marcas possuem propósitos e promessas únicas, sendo que o que diferencia um de outro é como eles fazem para chegar aonde querem. Aqui, os meios são tão importantes quanto os fins. 

Os atributos são as características que tornam sua marca única, ou seja, são valores que para ela são inegociáveis e que ditam desde a forma como você se comunica até a forma como seus colaboradores trabalham. 

Entendeu a importância do Branding? 

Se quiser saber mais sobre todos os processos do Branding, converse com um de nossos especialistas. 

Fale conosco.

#Sucesso. 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?