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Uma forma extremamente eficiente de trazer mais resultados para o seu negócio é através de campanhas específicas, portanto, aproveitar uma época sazonal para fazer ações e impulsionar as vendas da sua empresa pode ser ótimo e dar super certo. 

Quer saber a importância que as campanhas têm para o seu negócio? Continue a leitura! 

O que são campanhas? 

Uma campanha é uma ação específica que tem como objetivo gerar resultados a curto, médio ou longo prazo. Sendo assim, elas são uma ótima forma de mensurar os esforços realizados em uma empresa para que o retorno traga vantagens. 

Existem diversos tipos de campanhas diferentes, cada uma com um objetivo e um público distinto. O modelo escolhido depende da intenção da empresa ao desenvolver uma campanha. 

Quando você começa a planejar uma campanha, é necessário pensar no público-alvo, na persona, no objetivo principal dela e, principalmente, nos resultados dela para o seu negócio. 

Também é necessário estabelecer um budget para toda a ação e o formato: será em vídeo? Patrocinada? Um comercial? Você precisa pensar na melhor forma de atrair novos clientes e fazê-los se encantar com o seu negócio. 

Qual a importância das campanhas? 

As campanhas podem ser ótimas formas de expandir o seu público e fazer com que o maior número possível de pessoas conheçam a sua marca. 

Você pode optar por fazer campanhas sazonais, como de dia das mães ou halloween, por exemplo. 

Muitas marcas que são líderes de mercado hoje em dia começaram com campanhas específicas e se consolidaram como gigantes da indústria. Por exemplo, quando você lê a frase “amo muito tudo isso”, em qual empresa você pensa? McDonald’s, certo? 

Porém, quando executada de maneira errada, a campanha pode ser um desastre, como por exemplo a da marca italiana Dolce & Gabbana, que fez uma ação com mulheres chinesas tentando comer pizza com um hashi, e foram acusadas de racismo. 

Além disso, o Burger King também é especialista em campanhas sazonais: todos os anos eles realizam uma ação diferente no dia das bruxas. Em 2020, todas as pessoas que chegassem em um restaurante com uma vassoura ganhariam um Whopper de graça. 

Portanto, uma campanha bem executada pode definir o futuro da sua marca. 

 

Tipos de campanha de marketing

 

Tipos de campanhas 

Existem diversos tipos de campanhas, cada uma com um objetivo diferente. Conheça algumas:

Campanhas comerciais 

Esses tipos de campanhas tem apenas um objetivo: vender. Elas são baseadas na ideia de convencer as pessoas e a comprar o seu produto e/ou serviço. Em geral, elas apresentam as principais vantagens da sua marca e porquê ela é superior à concorrência. 

Esses anúncios são mais apelativos, e podem conter o preço, forma de pagamento e informações de contato da empresa, por exemplo. 

Campanha promocional 

Este tipo de campanha, como o próprio nome já diz, se baseia em uma promoção. É similar à comercial, e é necessário que informações como o preço e as formas de compra estejam destacadas na imagem. 

Esse anúncio precisa convencer o consumidor de cara. Por isso, uma das características mais marcantes desse tipo de campanha é o senso de urgência. Frases como “Compre agora” e “Tempo limitado” são bem comuns. 

Campanha de oportunidade 

Esse tipo de campanha se baseia em um acontecimento específico para fazer publicidade e aumentar a visibilidade da marca. Por exemplo, em 2019 o meme que tomou conta da internet foi a polêmica da Bettina, que aparecia em diversos vídeos no Youtube. Muitas marcas, então, se aproveitaram disso e fizeram ótimas propagandas com o assunto

 Além de gerar intimidade com o público, as campanhas de oportunidade podem tornar a sua marca ainda mais conhecida, especialmente na era digital. 

Campanha de lançamento 

Essa campanha vai ao ar quando a sua marca lança algum serviço ou produto ou vai lançar em breve. O objetivo dessa ação é criar expectativa no consumidor, então frases como “Não perca”, “Em breve” e “Save the date” são muito comuns. 

Elas podem ser veiculadas em canais de televisão, redes sociais, Youtube e outras inúmeras plataformas. Basta saber qual o melhor canal para a sua empresa. 

Campanha de sustentação 

Ao contrário da campanha de lançamento, esse tipo consiste em divulgar o produto ou serviço logo após ele ser lançado, sustentando o momento e prolongando a novidade. O objetivo dessa campanha é, principalmente, manter o público interessado. 

Campanha institucional 

Esse tipo de campanha consiste em promover a empresa e/ou marca. O objetivo é gerar reconhecimento e dar mais visibilidade para a instituição. 

Geralmente, as empresas procuram mostrar o lado social da marca nessa ação, assim como coisas importantes que ela faz para contribuir com a sociedade.  

O que achou deste artigo? Deixe suas opiniões nos comentários! 

Nós, da MadeinWeb, somos especialistas em criar campanhas interativas e que condizem com a identidade da sua marca. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre seus objetivos! 

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