MadeMarketing

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Criar um aplicativo e conseguir publicá-lo é uma tarefa difícil, que exige tempo e dedicação. Mas tem a segunda parte também que é fazer o App ganhar visibilidade na loja e fazer com que cada vez mais pessoas o encontrem e se encantem por suas funções. 

Muitas vezes, o aplicativo não tem muitos downloads na loja porque os usuários não conseguem achá-lo na plataforma. Isso porque existem uma série de regras que os desenvolvedores precisam seguir para que o aplicativo ganhe visibilidade na loja. O App Store Optimization (ASO) é o conjunto dessas regras. 

Seguindo as regras do ASO, o App tende a ganhar mais destaque na loja de aplicativo, seja ela a Apple Store ou Google Play e, consequentemente, receber mais downloads. As principais características exigidas pelo ASO para o aplicativo ter um bom desempenho são: 

 

Encontrar as palavras chaves ideais

Escolher palavras chave é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing, e no ASO não é diferente. Por meio das keywords, é possível impactar os usuários certos e a chance de conseguir um download pode ser maior, pois eles já estão procurando pela sua solução. 

 

SAIBA MAIS SOBRE O ASO

 

Apresentação na loja

A apresentação dentro da loja de aplicativos é um dos principais pontos para que as pessoas se encantem pelo App e sintam vontade de baixá-lo. Na apresentação, é levado em conta: 

Nome do App: O nome apresentado pelo aplicativo deve conter as palavras chave e não ultrapassar os 30 caracteres. Aproveite-os da melhor maneira possível!

Ícone do aplicativo: O ícone do App é de extrema importância. Ele deve remeter diretamente ao objetivo principal do aplicativo, ser chamativo e, de preferência, não conter texto. Você pode realizar testes A/B para saber qual gera mais impacto positivo no público final. 

Como o App Store Optimization pode impulsionar o seu aplicativo?

Descrição: Nesta etapa, você pode soltar a imaginação. As lojas possuem dois tipos de descrição: curta e longa. Na curta, coloque apenas as informações essenciais, como o funcionamento do App, sua usabilidade, entre outros. A descrição longa, é o momento perfeito para realizar a “venda”. Use e abuse das palavras chave e se esforce ao máximo para convencer o usuário de que o seu aplicativo é o melhor. 

Fotos (capturas de tela): As capturas de tela são a vitrine do seu aplicativo. É através delas que o usuário saberá o que aguarda ele assim que clicar no botão de download. É muito importante que essas capturas sejam harmônicas e se conectem entre si. Reforce as principais funcionalidades do App. 

Vídeo de apresentação: No vídeo de apresentação, o destaque precisa ser na funcionalidade do App, como um pequeno tutorial mesmo. Aproveite para destacar os pontos fortes do seu aplicativo, seja a  UX, o design moderno, a interface, etc. 

Tamanho do App: É recomendado que o aplicativo possua, no máximo, 150 MB. Mais do que isso, é provável que ele não obtenha muitos downloads. Tome cuidado para que seu App não ultrapasse essa marca. 

É preciso que todos esses elementos tenham uma harmonia entre si e consigam convencer o usuário de que o App é o certo para sua necessidade. 

Para ter sucesso no ASO, é necessário que todos esses tópicos citados acima sejam otimizados com palavras chave, backlinks e informações relevantes, para que eles obtenham destaque nas ferramentas de busca. 

Quer saber como colocar a App Store Optimization em prática e otimizar os resultados do seu aplicativo? Entre em contato conosco! 

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