MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 4 minutos

Você sabe como criar um App para iOS? Com certeza você já ouviu falar dos aplicativos. Além disso, provavelmente possui vários deles instalados no seu smartphone. Abaixo, explicaremos melhor sobre eles!

Descubra como criar um App para iOS

 desenvolvendo_layout_de_modelo_de_app_ios

O primeiro passo para desenvolver um App para iOS consiste em um bom planejamento

Como criar um App para iOS? Para desenvolver qualquer coisa, é preciso planejamento. Primeiramente, é necessário desenvolver um projeto. 

Coloque tudo no papel: qual o objetivo do aplicativo? O que ele vai propor? Quais são os principais concorrentes? Um aplicativo de sucesso precisa de um projeto bem estruturado e que ofereça a melhor experiência possível para o usuário.

Com tudo isso feito, agora você precisa estudar o mercado e seus principais concorrentes. Faça uma análise do potencial competitivo do seu App e das outras soluções do mesmo nicho. Veja todos os pontos positivos e negativos da concorrência e canalize isso desenvolvendo a melhor solução para seu aplicativo. 

Agora você precisa saber para quem é seu aplicativo. Tenha um público-alvo bem definido, entenda qual é a dor dele e como o seu App vai ajudá-lo. Faça pesquisas de campo e veja o comportamento online dessas personas nas redes sociais para maiores detalhes e melhores definições. 

Leia também: SISTEMA DE APLICATIVOS PERSONALIZADOS: QUAIS OS BENEFÍCIOS?

  • Defina a plataforma 

Depois de seguir todos os processos anteriores de como criar um App para iOS, é hora de definir a plataforma do seu App. No caso deste artigo, será iOS. É preciso criar um aplicativo nativo com a linguagem de programação que mais se adequa ao sistema operacional escolhido. 

Se você quiser ir além, seu App também pode estar disponível para smart tvs e smart watches. Essa é uma ótima forma de tornar o seu app acessível para todos os dispositivos possíveis e deixá-lo mais universal. Esse é um excelente ponto para a App Store, já que eles tendem a dar mais destaques para Apps que funcionam em mais de uma plataforma. 

  • Saiba todos os gastos 

Criar um app para iOS é um investimento. Além de ser um aplicativo para iPhone, é necessário que você tenha vontade de utilizar o seu próprio aplicativo, e isso tem um custo. Você precisa ter um budget definido para começar o processo de criação de Apps, já que envolve a contratação de profissionais especialistas e capacitados no assunto.  

Além disso, tem o custo anual para manter o aplicativo publicado na App Store, que é de aproximadamente  US$ 99. 

Seu App precisa de monetização para se sustentar. Não basta apenas desenvolvê-lo e publicá-lo, é necessário que ele gere receita para que você garanta um ROI positivo. Você precisa definir como ele será monetizado: assinatura, anúncio, download pago, freemium… Existem diversas possibilidades, basta você escolher a que se adequa melhor à sua proposta. 

  • Faça um wireframe do App 

esbocos_e_cubos_de_wireframe

O wireframe é a primeira representação visual do aplicativo para o sistema operacional iOS

Ideia desenvolvida, é hora de começar a colocar a mão na massa. Seu aplicativo precisa de um wireframe com todas as funcionalidades dele e como ele vai funcionar. Nessa etapa, deve conter o caminho que o usuário vai fazer, como a tela de cadastro e login, tela inicial, para onde os botões vão direcionar o usuário, entre outros. 

  • Na hora de criar um app para iOS, escolha o tipo de desenvolvimento 

Agora, é preciso investir no desenvolvimento nativo. Isso significa que o seu App será desenvolvido exclusivamente para o iOS, e irá rodar bem em todos os iPhones, já que a linguagem de programação é predeterminada pela própria Apple. 

  • Identidade visual e Design 

Também é preciso aplicar a camada visual do App, afinal, é a primeira coisa que todo mundo vai ver assim que baixá-lo. O design precisa ser moderno e levar em conta as boas práticas de UX, para levar uma ótima experiência ao seu usuário, fazendo com que ele não desinstale o App no mesmo dia. 

Além disso, o storytelling do App precisa conversar com a camada visual dele, já que é um conjunto. Pense no usuário final e seja fiel à paleta de cores definida na etapa do planejamento. 

  • Para criar um app para iOS, faça testes 
mulher_testando_aplicativo_ios

Antes da versão final do aplicativo para iOS, é necessário que seja realizado alguns testes para corrigir os problemas

Antes de publicar o App com a versão final para o público, é necessário realizar diversos testes para corrigir possíveis bugs e garantir que o melhor App possível será entregue para seus consumidores. 

Veja se o fluxo planejado está funcionando corretamente e procure liberar a versão beta para usuários reais darem seu feedback e analisarem como consumidores e não técnicos. 

Depois dos testes realizados e se estiver tudo certo, é só publicá-lo na App Store! 

Nós, da MadeinWeb, possuímos especialistas extremamente capacitados para criar um app iOS, preparados para oferecer as melhores soluções para sua ideia. Te ajudamos em como criar um App para iOS. Entre em contato conosco! 

Compartilhe