Picture of MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 4 minutos

Quando você lê ou ouve a frase “just do it”, você pensa no que? Isso mesmo, na Nike. Esse foi um trabalho de construção de marca, que levou anos para ser conceituado e colocado em prática. Por isso, o que é e como criar uma marca? Uma marca é nada mais nada menos do que a representação figurada de um produto. 

Criar uma marca de sucesso é um trabalho árduo, que pode levar meses ou até mesmo anos. Existem várias etapas e estratégias para esse processo, e é necessária muita dedicação. Se você quer saber o passo a passo para criar uma marca, continue a leitura! 

O que é uma marca? 

Como dito acima, resumidamente, uma marca é a representação figurada de uma empresa ou um produto. Ou seja, qualquer coisa que remeta a algo que pode ser vendido, seja ele tangível ou não. 

Uma marca pode ser um nome, uma imagem, uma frase, um som, uma palavra ou até mesmo uma letra. Por exemplo: quando você vê um M amarelo em um fundo vermelho, seu cérebro automaticamente associa ao McDonald’s. Isso porque foi feito um processo de branding por muitos anos até chegar nesse ponto. 

O nome da empresa que vende produtos ou serviços combinado a identidade visual forma uma marca. É essencial levar em conta o conceito do seu negócio, assim como o posicionamento da sua empresa e qual imagem você quer passar para o público-alvo. 

designer-criando-logo-em-casa

7 dicas de como criar uma marca 

1. Determine uma estratégia 

Como criar uma marca de sucesso? Ela ter uma estratégia de negócio muito bem pensada, de modo que os benefícios do seu produto/serviço fiquem evidentes para qualquer pessoa. 

A divulgação também precisa ser levada em conta: o seu forte vai ser as redes sociais, comerciais de TV, outdoors? Tudo isso faz parte da estratégia de negócio, e é o primeiro passo para criar uma marca de sucesso. 

2. Faça uma pesquisa de mercado 

É fundamental conhecer os concorrentes e analisar o trabalho deles para saber o que dá certo e o que dá errado. Além disso, é preciso saber o que outras empresas do mesmo segmento estão fazendo. 

3. Descubra o lugar da sua empresa no mercado 

Dependendo do segmento do seu negócio, é possível que você entre em uma área que já está estabilizada e já possui muita concorrência. Por isso, é preciso descobrir o lugar da sua empresa nesse meio, além de saber também quem são seus potenciais clientes. 

Existem diversas maneiras de fazer isso: você pode começar com uma pesquisa rápida no Google, conversar com pessoas do segmento e com potenciais clientes para saber quais marcas eles mais consomem e o que esperam ver no mercado. 

Além disso, também é preciso ver as mídias sociais mais relevantes para o seu público-alvo. Por exemplo, se você quer montar uma loja de roupas, provavelmente a melhor plataforma é o Instagram. Se você quer trabalhar com mercado de finanças, deve levar em consideração o LinkedIn, e assim por diante. 

criando-logos

4. Crie um logotipo 

Criar um logotipo e escolher um nome para a empresa são tarefas difíceis, que exigem muita pesquisa e conhecimento do segmento. 

Além disso, esses dois elementos devem estar de acordo com o conceito e personalidade da sua marca, assim como o tom e voz dela. 

Você precisa encontrar um foco e deixar que ele sirva de base para os outros elementos da comunicação do seu negócio. Você precisa saber o seu posicionamento no mercado, seus pontos fortes e fracos. 

É muito importante que o seu logotipo seja fiel à identidade visual da sua marca. Por isso, é preciso definir diversas coisas, como paleta de cores, símbolos, palavras e elementos que deem vida ao seu negócio. 

5. Defina a persona 

Uma persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes. Ou seja, é necessário fazer pesquisas, entrevistas e análises para saber quem é a pessoa que consome o seu produto/serviço. 

A sua persona é um dos elementos mais importantes da sua marca, e precisa estar alinhada com o seu objetivo. A partir dessa pesquisa, fica mais fácil conhecer o seu público-alvo e traçar estratégias específicas e diferentes de outras marcas. 

6. Deixe seu posicionamento bem claro 

Os clientes estão mais exigentes a cada dia, e com o crescimento expansivo das redes sociais é preciso ter um posicionamento de marca. Atualmente, as pessoas não se importam mais só com o produto final. Elas exigem um conceito e querem saber a história do que estão consumindo. 

Quais são os valores da sua marca? Quais são os objetivos dela? É necessário que você saiba destes elementos com muita clareza e tenha certeza absoluta que o seu público também saiba. 

Não basta ter apenas uma boa ideia para criar uma marca, é preciso também ter um ideal. E é necessário deixar isso claro para todos. 

paleta-de-cores-e-branding

7. Desenvolva o Branding

Com todo o conceito da marca criado, é hora de tirar a ideia do papel e dar vida à ela. E para isso, é preciso ter um trabalho de design bem estruturado para fazer o branding. 

O Branding é uma estratégia de gestão de marca que envolve todas as ações que a torna mais forte e mais presente no mercado, de modo que ela seja reconhecida pelo público, admirada e desejada pelo que oferece. 

Basicamente, esse trabalho é exatamente tudo o que relatamos aqui até agora. O Branding transforma o conceito da sua marca em algo real, de modo que ela fique conhecida e seja aclamada. 

O Branding engloba a identidade visual, conceito, posicionamento e estratégia de vendas e segmenta isso para o público. Toda marca bem-sucedida possui uma equipe de UX Designers por trás, que realiza um trabalho de branding e faz com que ela se torne um grande sucesso. 

O Branding, acima de tudo, leva em conta a experiência do consumidor em todos os momentos. 

Nós, da MadeinWeb, somos especialistas em como criar uma marca e no desenvolvimento de branding. 

Entre em contato conosco e apresente sua ideia! 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?