MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 3 minutos

Uma estratégia de marketing digital para blogs não pode ser desenvolvida sem cumprir os requisitos de SEO, sigla em inglês para referenciar a otimização para mecanismos de busca. Com eles, uma empresa é capaz de conseguir atingir um bom posicionamento em plataformas como o Google, o Bing e o DuckDuckGo. 

No geral, a técnica pode envolver tanto a questão técnica quanto de produção, ou seja, o projeto de marketing em si. Sobre esse segundo, existem cinco passos indispensáveis para atingir o sucesso. Quer saber quais são eles? Continue acompanhando esse artigo e confira mais informações sobre o assunto.

Análise 

Antes de comprar um desengraxante alcalino, é fundamental que haja uma pesquisa detalhada sobre o produto, visando identificar se ele é apto para o tipo de superfície que será aplicado. Em suma, uma atividade semelhante é desenvolvida quando pensamos em uma estratégia de marketing digital seguindo os requisitos de SEO. 

Para começar a desenvolver qualquer tipo de projeto, o primeiro passo é realizar uma análise minuciosa sobre o que será necessário. No caso em destaque neste artigo, é crucial partir de um estudo de mercado, identificando sua concorrência e o seu público-alvo, bem como definindo metas e objetivos, que irão reger toda a estratégia. 

Prospecção 

Apenas identificar as características básicas do seu público-alvo, como idade, sexo, localização, classe social, formação educaconal e poder aquisitivo, não é o suficiente para conseguir desenvolver um projeto de SEO eficiente. É justamente aí que entra a necessidade de realizar a prospecção. 

No funil de vendas do marketing digital, essa etapa tem como principal objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Para fazer isso em um site, é essencial entender os hábitos de consumo do público, definindo palavras-chaves que servirão como o tema foco dos conteúdos que serão produzidos. Sobre os termos, eles podem ser: 

  • Short tail: palavras genéricas, muito abrangentes e de alta concorrência (ex: balcão); 
  • Middle tail: palavras mais específicas e com concorrência um pouco menos acirrada (ex: balcão refrigerado); 
  • Long tail: palavras que possuem baixo volume de busca, mas são capazes de garantir mais tráfego e conversão (ex: balcão refrigerado pequeno). 

Implementação 

Não dá para deixar um projeto em SEO só na teoria, por isso, chegou a hora de entender como colocar essas estratégias de marketing digital em prática. Para iniciar, tenha em mente que a sua palavra-chave deverá aparecer de forma natural em diversas partes do seu conteúdo, o que inclui título, meta description, texto e slug. 

Um outro ponto importante é investir em marketing de conteúdo, que irá te ajudar a desenvolver produções mais relevantes, ou seja, capazes de solucionar as principais dúvidas que seu leitor possa ter. É nessa etapa que os requisitos de legibilidade, como voz ativa e passiva, variação de frases consecutivas e palavras de transição, entram. 

Finalizando esse tópico, toda a estruturação e edição do texto também devem ser desenvolvidas. Resumidamente, eles vão envolver a presença de títulos, subtítulos, tamanho das frases e parágrafos, presença de links internos e externos, disponibilização de imagens com atributo alt, etc. 

Monitoramento

Antes de uma máquina industrial ser colocada à venda, ela deverá passar por uma série de checagens, a fim de identificar se os seus componentes, como o motor Weg 2cv, estão funcionando da maneira que deveriam. Não é muito diferente do que acontece com uma estratégia de marketing digital. 

Após um projeto de SEO ser colocado no ar, é importante que seus resultados sejam monitorados. Com essa atividade, será possível observar se as metas e os objetivos definidos durante a etapa de análise estão sendo alcançados. Vale ressaltar que essa é uma etapa duradoura, pois deve ser feita enquanto a estratégia estiver ativa. 

Ajustes 

Se depois de monitorar os resultados você percebeu que os retornos não estão sendo como os esperados, chegou o momento de colocar a última estratégia em ação: os ajustes! Nessa etapa, serão desenvolvidas todas as correções necessárias, visando atingir e superar os objetivos iniciais. 

Gostou do nosso post sobre como desenvolver um projeto todo em SEO em cinco passos? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?