MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 6 minutos

Com o desenvolvimento da tecnologia, o público de dispositivos móveis está em constante expansão. Seus usuários não só recebem chamadas ou escrevem SMS, mas também navegam em sites, checam e-mails, fazem compras usando smartphones, checam suas redes sociais, entre outras tarefas.

As empresas estão tentando mover suas estratégias para onde está seu consumidor, de maneira que hoje é difícil imaginar uma estratégia de marketing que não inclua uma campanha com um público móvel.

O mobile marketing inclui todos os canais disponíveis para dispositivos móveis, como: SMS (texto), MMS (imagem, áudio, vídeo), aplicativos (chamados de aplicativos com várias funcionalidades), web (conteúdo da web em plataformas móveis) e códigos de barras (lidos pela câmera do celular).

Os mecanismos de pesquisa, como o Google e as mídias sociais, permitem reunir e divulgar informações sobre as empresas. Se isso for feito em uma plataforma móvel, ela pode ser combinada com informações sobre onde está a empresa e onde está o cliente.

Como em qualquer esforço de marketing, todas as marcas e organizações desenvolverão uma estratégia móvel exclusiva com base na indústria e no público-alvo. A tecnologia móvel tem tudo a ver com personalização, o que significa que o mobile marketing também tem.

 

Objetivos do mobile marketing

Uma estratégia de mobile marketing não é um esforço autônomo, mas é uma grande parte de qualquer campanha de marketing de longo ou de curto prazo e sua importância está apenas crescendo. Os objetivos pretendidos das campanhas de mobile marketing podem ser assim descritos:

  • Aumentar a fidelidade do cliente;
  • Estabelecer feedback do cliente;
  • Estimular compras repetidas;
  • Reter clientes existentes;
  • Gerar mais leads;
  • Atrair novos clientes;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Promover uma marca/ serviço;
  • Aumentar volume de vendas.

 

Como funciona o mobile marketing

O mobile marketing é composto por anúncios exibidos em smartphones, tablets ou outros dispositivos móveis. Formatos, personalização e estilos de anúncios de marketing para celular podem variar, já que muitas plataformas de mídia social, websites e aplicativos para dispositivos móveis oferecem suas próprias opções de anúncio para celular exclusivas e personalizadas.

Neste contexto, é muito importante a criação de páginas responsivas, que atendam aos diferentes formatos de dispositivos e que permitam ao usuário navegar de forma intuitiva e que tenham uma boa experiência.

O mobile marketing é usado para personalizar ofertas, promover aplicativos, obter feedback para reter o cliente, gerar leads ou estimular vendas. Nos estágios iniciais, o anunciante escolhe uma meta na definição das ferramentas e tecnologias do marketing móvel e, em seguida, identifica quais canais (operador, proprietário do aplicativo, o site) promoverão os produtos.

 

Como funciona o Mobile Marketing?

 

Ferramentas de marketing para celular

As ferramentas de mobile marketing são formas de disseminar informações. Para selecionar uma ferramenta específica de distribuição de publicidade para dispositivo móvel, é necessário ter as seguintes premissas:

  • Identificar o público-alvo do produto e da empresa;
  • Determinar qual porcentagem do seu público-alvo e o tipo de estratégia de marketing a utilizar;
  • Determinar o orçamento da campanha publicitária.

Tráfego móvel

A publicidade usando o tráfego móvel é realizada diretamente através da operadora de celular ou através de algoritmos especiais na pesquisa do navegador. O espaço publicitário é fornecido pelo proprietário do recurso da Internet ou exibido no navegador na forma de publicidade contextual, banners e links por screensavers.

Ao usar redes wi-fi, os protetores de tela e clipes de vídeo são frequentemente encontrados. Às vezes, visualizá-las é obrigatório antes da autorização.

 

Distribuição SMS

O envio de mensagens curtas para promoção de serviços é a tecnologia de marketing móvel mais popular. As mensagens SMS são personalizadas para qualquer tarefa – promoção, envio de links para comprar o produto certo, questionários, jogos SMS ou programas de prêmios complexos.

É importante formar mensagens individualmente para cada usuário, levando em consideração as necessidades, interesses e outros dados de clientes em potencial.

 

Bluetooth Marketing

O Bluetooth marketing devido às peculiaridades da tecnologia Bluetooth, envolve trabalhar com usuários próximos (até 100 m) dos destinatários, o que permite realizar promoções direcionadas, bem como engajar ativamente os destinatários nas promoções em andamento.

O efeito do “marketing viral” funciona quando materiais de mídia são recebidos como parte de uma ação de Bluetooth. Porém, como toda ferramenta pode apresentar algumas desvantagens, este tipo de campanha pode implicar na recusa do usuário em receber uma mensagem ou desabilitar a recepção de todas as mensagens. Além de que muitos usuários desabilitam o Bluetooth como recurso para economizar a bateria do celular.

 

Publicidade móvel contextual

Um anúncio ou produto desejado estruturado com a segmentação e otimização de SEO aparece na proteção de tela de um dispositivo móvel. As estruturas mais desenvolvidas a este respeito são Yandex Direct, Google Adwords, Rambler Begun. O usuário conta com a ajuda das ferramentas de pesquisa e encontra as informações para a estratégia de marketing.

 

Publicidade móvel

Anúncios também são exibidos nas telas de dispositivos, principalmente ao usar aplicativos ou mini versões de sites. O intuito é convidar o cliente a clicar em um link e ir conhecendo o produto ou serviço na forma de um bloco de informações.

O clipe em si envolve uma transição para o site ou para o diretório de aplicativos, às vezes complementado pela possibilidade de uma chamada ou chat. Estes são os tipos mais usuais de publicidade para este tipo de comunicação:

  • Banner horizontal – ocupa parte da tela e não impede o assinante de usar o aplicativo;
  • Imagem estática – ocupa toda a tela; para remover os anúncios e continuar trabalhando com o aplicativo, é necessário fechar os anúncios;
  • Animação – duração de vídeo de 3-5 segundos;
  • Banner expansível – quando é clicado, é expandido para tela cheia.

 

Como funciona o Mobile Marketing?

 

Publicidade em aplicativos e messengers

Ele é efetivamente usado para promover produtos e serviços para usuários de aplicativos baseados no sistema operacional móvel Android, IOS, Symbian e Nokia Phone. Os produtos anunciados, na maioria das vezes, correspondem ao assunto do aplicativo.

Enquanto o usuário utiliza um aplicativo com uma certa periodicidade, um banner aparece na tela, que quando clicado é diretamente levado a uma página com a oferta comercial.

 

Publicidade em mídias sociais

Com a crescente popularidade das redes sociais (Facebook, Instagram, Google+, Linkedin), o marketing de mídia social (Social Media Marketing (SMM)) se tornou uma das principais estratégias de publicidade na Internet.

Elas são usadas para atrair visitantes (e, portanto, novos clientes em potencial) para o site da empresa a partir de ambientes de mídia social. De maneira, estes são os pontos que as empresas buscam ao desenvolver uma estratégia de publicidade envolvendo mídias sociais:

  • Conveniência – Agora, tornou-se uma tendência utilizar redes sociais usando smartphones.
  • Intimidade – dá aos clientes uma sensação de contato pessoal. As pessoas acham os smartphones como ativos pessoais.
  • Cobertura mais ampla – a presença de dispositivos móveis é muito mais ampla do que qualquer outro dispositivo semelhante.
  • Resposta rápida – a resposta do cliente é muito mais rápida.
  • Estratégia claramente definida – O marketing móvel pode ser muito bem desenvolvido através de redes sociais e os clientes-alvo podem ser alcançados com dados mais precisos, de maneira a segmentar um público.
  • Ação em tempo real – Isso dá a oportunidade de se concentrar em determinados fatores e melhorar outros aspectos.

 

Códigos QR

Usado para descontos, bônus e prêmios e colocado em plataformas eletrônicas e em papel. Para ler o código, é necessário um aplicativo especial e de forma geral, um usuário não fará um download de código QR para visualizar um anúncio. Desta maneira,um código QR deve ter um dos seguintes valores:

  • Fornecer cupom de desconto online;
  • Fornecer um cupom de presente online;
  • Outro tipo de abordagem que dê valor ao usuário.

 

Planeje sua estratégia com a Made Marketing

Na construção de uma estratégia de mobile marketing, o estágio principal é o planejamento. É necessário definir o público, interesses e destacar os canais mais adequados para comunicação com diferentes grupos de usuários de dispositivos móveis.

Depois de realizar campanhas de publicidade para um público-alvo de dispositivos móveis, é importante acompanhar as estatísticas e realizar uma análise das atividades. Só assim será possível avaliar a eficácia dos canais de marketing e a eficácia da estratégia escolhida.

A tecnologia móvel não é uma moda passageira que desaparecerá em breve. Planejar uma campanha com experts lhe dará a dianteira a fim de otimizar a  estratégia de marketing de sua empresa e dará à sua marca uma vantagem sobre a concorrência.

 

Entre em contato conosco e apresente sua proposta.

Para mais informações sobre marketing e tecnologia, nos acompanhe no Instagram.

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?