MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 3 minutos

O mundo do marketing digital é composto por diversas variáveis segmentos que você pode aplicar dentro de seu negócio: data driven marketing, temos anúncios pagos, inbound marketing, funil de vendas, redes sociais e por aí vai.

Grande parte das pessoas tem adotado alguma dessas estratégias para o seu negócio, desde produtos físicos como luminária de emergência, até mesmo uma consultoria online. Porém, independente qual caminho seguir, uma coisa é certa: não dá mais para ficar dependendo apenas de achismos. 

Aquela famosa frase “eu acho que talvez isso seja o melhor a fazer, estou sentindo isso”, ou até mesmo “vamos executar essa ação, deve ser uma boa, vi nosso concorrente fazendo”. Isso está extremamente ultrapassado e equivocado.

Em um mercado competitivo como o de hoje, é impossível depender apenas das próprias convicções para conseguir alguma coisa, então, é sempre importante realizar uma ação ou tomar uma atitude com base em dados que sejam concretos. 

É exatamente aí que entra o data driven marketing, mas calma, você nunca ouviu falar sobre ele? Bom, não se preocupe que neste post, vamos te explicar o que ele é e como funciona, vem com a gente!

O que é o data driven marketing?

Como o próprio nome já indica, o data driven marketing é uma estratégia que consiste em uma abordagem de que todas as decisões e estratégias sejam orientadas através de dados.

Ou seja, se você possui uma empresa que trabalha com a venda de placa de energia solar, ao invés de se basear em achismos e suposições, você começa a ter os dados como sua principal fonte de inspiração. 

Para que isso aconteça, as empresas precisam ter um sistema completo de coleta, tratamento e análise de dados, para que todas as informações fiquem armazenadas e disponíveis para consulta e utilizações. 

Mas mais do que isso, é preciso ter uma cultura organizacional, implementando o data driven dentro do cotidiano de seu negócio, para que as tomadas de decisões sejam tomadas de forma natural de acordo com o que é mostrado pelos dados. 

É preciso muito mais do que apenas ter eles disponíveis em seu sistema, é preciso se adaptar, entender como ele funciona e aceitar quais são seus procedimentos para que sejam feitos de forma leve e automática. 

Como funciona?

data driven marketing

O data driven marketing é uma estratégia que consiste em estratégias orientadas por dados.

De maneira geral, a coleta de dados pode trazer informações sobre clientes, consumidores, concorrentes, e até mesmo sobre o seu próprio negócio, fazendo com que a produção de conteúdos e de vendas sejam mais otimizadas com base naquilo que você possui de informações. 

Para que ele seja aplicado em seu negócio, é preciso passar por uma série de mudanças e fatores, já que se trata muito mais de uma cultura, do que uma simples coleta de dados. 

Primeiro é preciso entender quais são os seus objetivos com relação a ele, um negócio que trabalha com pele de vidro fachada, por exemplo, pode ter como objetivo, aumentar em 10% o faturamento com empresas de pequeno porte. 

Depois de definido o objetivo, é importante definir quais serão as métricas avaliadas, ou seja, irá medir os resultados através do custo por clique, custo por impressão ou custo por conversão? 

Depois de definido o tipo de métrica, é saber como elas serão analisadas e extraídas, uma planilha no Google Analytics, pode ser uma boa solução, é preciso também, saber os dias em que elas serão analisadas, semanalmente? Quinzenalmente? Diariamente?

Por fim, é preciso fazer alguns ajustes até que ela se adapte e funcione de maneira que cumpra suas expectativas, depois é só acompanhar e recomeçar todo o processo. 

Tudo isso, serve para que você consiga coletar dados suficientes para que sua empresa tenha insumo para trabalhar em cima disso, com tudo alinhado, você começa a agir de maneira até automática, conseguindo indicar os melhores pontos e onde você deve direcionar seus esforços. 

Por mais que pareça complexo, a cultura do data driven marketing se passa muito mais pela coleta de dados e implementação deste sistema, com tudo já definido, é muito mais fácil conseguir aplicar essa estratégia, que é extremamente útil para quem deseja continuar crescendo e ter uma visão mais ampla sobre o mercado de maneira geral.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?