Picture of MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 6 minutos

Como superar as divisões difíceis entre negócios e TI

No mundo digital atual, o sucesso de qualquer negócio depende em grande parte da relação entre as suas equipes de Tecnologia da Informação (TI) e de negócios.

Infelizmente, existe frequentemente uma dura divisão entre estes dois departamentos, desligando o negócio da tecnologia e criando um ambiente de desconfiança.

Combater o Gap é essencial para a aplicação bem sucedida da tecnologia em qualquer organização.

Com as estratégias certas, tais como encorajar a colaboração, comunicação e compreensão mútua, as equipes de TI e de negócios podem trabalhar em conjunto para assegurar o melhor resultado possível para a sua organização.

Ao quebrar as divisões duras entre TI e Negócios, as empresas podem aproveitar o poder da tecnologia para desenvolver e manter uma vantagem competitiva na sua indústria.

 

A atual lacuna entre TI e Negócios

Antes de podermos começar a colmatar a lacuna entre as equipes de TI e de Negócios, é importante compreender por que motivo ela existe mesmo.

Embora cada empresa tenha as suas próprias razões, existem algumas questões comuns que criam a lacuna na maioria das organizações. Estas questões incluem

  • Negócios Ineficazes
  • Comunicação TI

Uma das principais questões que criam um abismo entre TI e Negócios é a má comunicação.

A comunicação ineficaz entre departamentos pode resultar em objetivos e prioridades desalinhados, criando questões que se estendem a toda a organização.

  • Falta de confiança – Outra questão comum é a falta de confiança entre as equipes de TI e de Negócios.

As relações de sucesso dependem da confiança mútua entre todos os departamentos, mas esta confiança é muitas vezes inexistente em TI

  • relações comerciais. Os membros da equipe de TI são muitas vezes vistos como pouco fiáveis e não fiáveis, o que leva a uma má gestão dos seus serviços.

As equipas comerciais, por outro lado, são muitas vezes vistas como pouco técnicas e pouco instruídas no terreno, criando uma clivagem entre os dois departamentos.

  • Falta de compartilhamento de Informação – A falta de compartilhamento de informação entre departamentos de TI e de Negócios pode ser prejudicial para ambas as equipes.

A falta de comunicação deixa as empresas sem a informação de que necessitam para tomar decisões importantes, enquanto que a falta de comunicação deixa as equipes de TI incapazes de fornecer eficazmente os serviços para os quais foram contratados.

  • Expectativas irrealistas – Uma última questão que cria um abismo entre as equipes de TI e de Negócios é uma expectativa irrealista.

Ambas as equipes esperam muitas vezes que a outra faça mais do que é possível, o que pode resultar em desilusão e comunicação desarticulada.

 

Estratégias para superar a desconexão

Uma vez entendidas as razões por detrás do abismo entre os departamentos de TI e de Negócios, podemos começar a desenvolver estratégias para fechar o abismo. Superando as questões que criaram a lacuna, as equipes de TI e de Negócios podem trabalhar em conjunto para assegurar o melhor resultado possível para a sua organização.

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a ultrapassar a divisão entre TI e Negócios.

  • Criar Equipes Multifuncionais – Uma das melhores maneiras de ultrapassar as questões que criam o abismo entre as equipes de TI e de Negócios é juntar os dois departamentos.

A criação de equipas multifuncionais que incluam tanto Negócios como membros de TI é uma forma eficaz de quebrar a divisão. Trabalhando em conjunto para um objetivo comum, as equipas podem começar a ultrapassar os problemas que as têm atormentado no passado. Isto pode ser feito em grande escala através da criação de uma equipe DevOps para cada iniciativa, ou pode ser feito em menor escala através da inclusão de tecnólogos em equipes de negócio.

  • Assegurar uma comunicação eficaz – Uma das principais questões que criam o abismo entre as equipes de TI e de negócios é a falta de comunicação.

Para ultrapassar isto, a comunicação deve ser priorizada de ambos os lados. A comunicação pode ser melhorada de algumas formas, incluindo

  • Designar um sistema de comunicação – Uma das primeiras coisas que podem ser feitas para melhorar a comunicação é a designação de sistemas de comunicação para cada equipe.

Assegurar que cada equipe tem uma forma de comunicar eficazmente com os outros departamentos pode ajudar a fechar o abismo entre eles. Pode também ajudar a proporcionar um espaço para questões a serem abordadas e resolvidas.

  • Formar todos em Comunicação – Para além da designação de sistemas de comunicação, todas as equipes devem ser formadas em comunicação eficaz.

Desde os executivos até aos novatos, cada equipe deve ser treinada em como comunicar eficazmente para que possam fechar o abismo entre eles.

  • Foco em objetivos partilhados – Outra forma importante de melhorar a comunicação é concentrar-se em objetivos compartilhados.

Uma vez que duas equipes estejam a trabalhar juntas em projetos, podem começar a concentrar-se em objetivos partilhados. Isto pode incluir a definição de objetivos para cada iniciativa e encontrar formas de acompanhar o progresso. Pode também incluir o trabalho para uma visão comum para a organização como um todo.

  • Incluir Tecnólogos em Reuniões de Negócios – Para além de incluir tecnólogos em equipes interfuncionais, também devem ser convidados para reuniões de negócios.

Trazer os tecnólogos para reuniões importantes pode ajudá-los a manterem-se informados sobre as decisões organizacionais e proporcionar-lhes um espaço para fazerem perguntas sobre a direção da empresa. Pode também ajudá-los a quebrar o fosso entre eles e a equipe comercial.

 

Fomentar a compreensão mútua

Uma vez melhorada a comunicação entre os departamentos de TI e de Negócios, o passo seguinte é fomentar a compreensão mútua entre os dois grupos. Para o fazer, é importante compreender as perspectivas de ambas as equipes, e como elas diferem uma da outra. Estas são algumas formas de fomentar a compreensão mútua entre as equipes de TI e de Negócios.

  • Recolher Informação – Antes de tentar compreender outra equipe, é importante recolher informação sobre eles.

Isto pode ser feito de várias maneiras, incluindo entrevistas com ambos os membros da equipe. A recolha de informação sobre cada equipe pode ajudar a compreender as suas perspectivas, desafios, e objetivos. Isto pode ajudar as equipes a quebrar o fosso entre elas.

  • Reuniões entre departamentos – Embora a recolha de informação possa ser útil, não é tão eficaz como reunir os dois departamentos.

Reunir as equipes de negócios e de TI para assembleias e outras reuniões é uma ótima maneira de promover o entendimento mútuo entre os dois grupos. Isto pode ser feito em grande escala para toda a empresa, ou pode ser feito para equipes menores.

  • Criar Espaços Colaborativos – Ao mesmo tempo que reunir departamentos é útil, também pode ser intimidante para alguns membros.

A criação de espaços de colaboração é outra forma de fomentar a compreensão mútua entre as equipes. Estes espaços devem ser concebidos para encorajar a colaboração, a comunicação e a partilha de informação.

Podem ser utilizados para projetos, reuniões e outras atividades.

 

Vantagens de fechar o Gap

Fechar o Gap entre as equipes de TI e de Negócios pode ajudar as organizações de várias maneiras. Quando dois departamentos trabalham juntos de forma eficaz, podem ultrapassar desafios mais rapidamente e fazer melhor uso dos seus recursos.

Alguns dos benefícios de colmatar a lacuna entre as TI e as empresas incluem:

  • Melhoria da tomada de decisões – Quando os departamentos de TI e de Negócios trabalham em conjunto, podem tomar melhores decisões como uma equipe.

Isto pode ser especialmente útil na tomada de decisões estratégicas que tenham impacto em toda a organização.

Uma vez que dois departamentos trabalhem juntos de forma eficaz, podem dar uma imagem mais clara do que é possível para a empresa.

  • Melhor utilização de recursos – Quando as equipes de TI e de negócios trabalham em conjunto, podem fazer melhor uso dos seus recursos.

Isto pode ser útil quando se tenta cumprir os prazos do projeto ou lidar com a demanda por determinados serviços.

Quando as equipes trabalham em conjunto de forma eficaz, podem facilmente encontrar formas de fazer com que os seus recursos vão mais longe.

  • Melhor experiência do cliente – Quando as equipes de TI e de Negócios trabalham em conjunto, podem melhorar a experiência do cliente.

Isto pode ser útil quando se tenta satisfazer a demanda ou fornecer soluções para os clientes de forma atempada.

Estas equipes também podem ser importantes para a comunicação com os clientes quando algo corre errado.

  • Aumento da Eficiência – Quando as equipes de TI e de Negócios trabalham em conjunto, podem aumentar a eficiência global.

Isto pode ser útil quando se tenta manter os custos baixos, mantendo ao mesmo tempo o nível de serviço esperado pelos clientes.

  • Melhoria da Produtividade – Quando as equipes de TI e de negócios trabalham em conjunto, podem ser mais produtivas de uma forma geral.

Isto pode ser útil quando se tenta satisfazer as necessidades de um negócio em crescimento.

 

Conclusão

Embora o abismo entre as equipes de TI e de Negócios possa ser útil em algumas situações, raramente é ideal a longo prazo.

Esta divisão pode causar desafios para as organizações à medida que tentam satisfazer a demanda dos clientes ou completar os projetos dentro do prazo.

As equipes podem ser reunidas para ultrapassar estes desafios e trabalhar para um objetivo comum.

Uma vez que dois departamentos estejam a trabalhar em conjunto, podem começar a melhorar a comunicação, fomentar a compreensão mútua, e utilizar os seus recursos combinados de forma mais eficaz.

Ao colmatar a lacuna entre as equipes de TI e de Negócios, as organizações podem melhorar a sua tomada de decisões, utilização de recursos, experiência do cliente, e muito mais.

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?