MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 7 minutos

Em primeiro lugar, a elaboração do plano de marketing digital é fundamental diante da era tecnológica. Todos nós possuímos pelo menos um aparelho eletrônico e consumimos diversos apps diariamente.

Assim, ao criar uma marca ou um negócio, é preciso de um planejamento minucioso e que leve resultados. É aí que entra o plano de marketing digital. Continue a leitura e saiba o passo a passo para fazer esse documento! 

O que é o plano de marketing digital? 

No que se refere ao plano de marketing digital, trata-se de um documento que possui informações essenciais para a sua empresa.

Nele, é possível deixar registrado os seus objetivos, quais seus principais concorrentes, as ações que mais se adequam ao seu negócio, qual sua persona, público-alvo, ferramentas que serão utilizadas na campanha e outras informações fundamentais para o sucesso da sua marca. 

Por conseguinte, esse documento é focado em ações específicas e campanhas de marketing, portanto, não é necessário inserir informações como ROI e outros aspectos mais técnicos. 

O plano de marketing digital e seus benefícios

Dessa forma, a elaboração do plano de marketing digital precisa ser direta e objetiva, já que ele é uma etapa essencial para otimizar a gestão do seu negócio e pode levar inúmeros benefícios para sua empresa, entre eles: 

  • Traçar metas realistas para determinado período; 
  • Detalhar estratégias específicas para alcançar essas metas predeterminadas; 
  • Ter uma visão maior do panorama em que sua empresa se encontra no mercado; 
  • Conhecer a fundo a sua persona; 
  • Obter um mapeamento exclusivo e personalizado de todas as ações necessárias para alcançar um objetivo; 
  • Ter todas as informações centralizadas em um só lugar; 
  • Identificar vantagens competitivas.
Um bom plano de marketing digital precisa ser direto e objetivo, já que ele é uma etapa essencial para otimizar a gestão do negócio

Um bom plano de marketing digital precisa ser direto e objetivo, já que ele é uma etapa essencial para otimizar a gestão do negócio

Qual a importância de um plano de marketing digital? 

É necessário ressaltar que o marketing é uma parte essencial para qualquer empresa, já que é um setor extremamente dinâmico que está se atualizando a todo momento. Desse modo, quanto melhor e mais detalhado for a elaboração do plano de marketing digital, mais opções e mais segmentos de mercado você terá. 

Logo, é preciso marcar presença digital, tanto no site e blog quanto nas redes sociais, pois sem um planejamento específico para esses setores o seu negócio pode ser facilmente ultrapassado pela concorrência, já que as mais diversas marcas fazem questão de estarem na maior quantidade de canais digitais possíveis. 

Assim, uma campanha executada de forma errada pode levar diversos prejuízos para sua empresa, especialmente com a popularidade dos canais digitais. Um passo em falso pode levar à desaprovação de milhares de pessoas em um curto espaço de tempo. 

Do mesmo modo, um planejamento devidamente estruturado e realizado levando em conta todas as variáveis da ação, a chance de errar algo é muito menor. Além disso, você pode projetar os resultados que deseja e, finalmente, colocar em prática as ações. 

Para fazer um bom plano de marketing digital, é necessário seguir alguns passos, desde pesquisa até a análise dos resultados

Para fazer um bom plano de marketing digital, é necessário seguir alguns passos, desde pesquisa até a análise dos resultados

Como fazer um plano de marketing digital?  

Assim, após o planejamento, é hora de colocar a mão na massa. Para fazer um bom plano de marketing digital, é necessário seguir alguns passos, desde pesquisa até a análise dos resultados. Entenda mais sobre cada um deles: 

Pesquisa 

Convém lembrar que tudo começa pela pesquisa. Desde a definição da persona até o segmento de mercado que vai ser trabalhado. Tudo precisa ser minuciosamente pensado. Além de conseguir cumprir o seu objetivo, com a pesquisa você também pode estudar o mercado e observar todas as oportunidades internas e externas. 

Além disso, é preciso conhecer a concorrência e estar atento aos objetivos dela. Ao analisar a competição, você pode ter mais propriedade sobre o assunto da campanha e deixar o seu plano de marketing ainda mais assertivo. 

Portanto, para uma pesquisa bem feita, é preciso levar em conta os seguintes tópicos:

Definição de objetivos 

Deste modo, antes de começar a planejar uma ação, você precisa saber onde quer ir com ela. Qual o seu objetivo final? É gerar leads? Aumentar sua receita? Ganhar seguidores? Independentemente de qual for o resultado final, é necessário ter um objetivo. 

Para tal, defina metas seguindo o modo SMART: Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Realistic (realistas) e Timed (em quanto tempo). 

Conforme você segue esses cinco passos para definir seus objetivos, conseguirá alcançá-los com mais facilidade e mantendo um monitoramento eficiente em todas as etapas das ações de marketing. 

No mundo do marketing digital, tudo muda muito rápido. Então, você pode aproveitar datas sazonais para que as campanhas tenham um alcance maior. 

A definição da persona é fundamental para o sucesso da estratégia

A definição da persona é fundamental para o sucesso da estratégia

Definição de personas 

É fundamental saber para quem vai ser direcionada a ação é tão importante quanto o objetivo dela. Ao definir uma persona, você pode segmentar a campanha apenas para pessoas que você tem certeza que demonstram interesse e tem possibilidade de gerar uma conversão. 

Além disso, é preciso que você conheça o público que está comprando os seus produtos/serviços. Quanto mais detalhada for sua persona, mais segmentado o seu planejamento de marketing pode ser. 

Portanto, lembre-se que sua persona tem um nome, uma opinião, uma história de vida e é fundamental para o sucesso do seu negócio. Por isso, esse ponto deve ser consideração na elaboração do plano de marketing digital. 

Análise da jornada do cliente 

A sua persona possui uma jornada de compra, e é essencial que você conheça cada passo dessa trajetória. Dessa forma, esse é um ponto fundamental, já que é você que vai definir quais os melhores canais a serem trabalhados e qual o plano de ação utilizado. 

No que se refere à jornada do cliente, ela começa conforme o momento em que ele procurou a sua empresa. Quais problemas ele estava tendo para chegar até você? Por qual canal a sua empresa foi descoberta? Qual foi a impressão que ela passou? Sendo assim, todas essas questões são extremamente necessárias para que você entenda a intenção do seu cliente e consiga melhorar a experiência dele ao máximo. 

Portanto, a jornada do seu cliente não termina quando a compra é efetuada. Você ainda pode nutri-lo com e-mail marketing, levar em conta os feedbacks dele e o que o encoraja a voltar e comprar o seu produto/serviço novamente. Logo, o melhor jeito de fidelizar um cliente é continuar nutrindo-o com reviews e menções em redes sociais, posts blogs assertivos e educativos, e sempre levar em conta a opinião dele. 

Estudo da concorrência 

Você precisa conhecer e analisar a sua concorrência. É muito importante que você saiba o que as outras empresas no mercado estão fazendo e saber quais os pontos positivos e negativos dos produtos e serviços delas. 

Ao conhecer a concorrência, você pode trazer diferenciais ao seu produto ou serviço e conquistar um número ainda maior de clientes. Saber a sua posição no mercado também é extremamente importante, já que é a melhor forma de consolidar a sua marca e construir uma imagem que destaque os seus pontos fortes. 

Assim que você saber o que a concorrência faz, você também pode ver o que não deu certo com eles e melhorar a estratégia para o seu negócio. 

O público está cada vez mais exigente, por conta da diversidade de canais disponíveis e também por conta da grande quantidade de informações que recebemos todos os dias. É hora de se arriscar e ser criativo para cativar e conquistar a sua persona. 

Definição de cronograma 

Um planejamento sem um cronograma não significa nada. É preciso ter data, começo, meio e fim para a ação de marketing. Por isso, defina um cronograma para cada uma dessas etapas. 

Além de deixar todo o processo mais organizado, o monitoramento e levantamento dos dados será mais assertivo, de forma que você saiba o tempo todo em qual etapa está o planejamento. 

É importante se atentar para não perder o timing da campanha e das ações de marketing, e ter um calendário bem definido de acordo com a necessidade da sua empresa. 

As táticas servem, principalmente, para a retenção e fidelização do seu cliente

As táticas servem, principalmente, para a retenção e fidelização do seu cliente

Transforme as ações em táticas 

Esse é o momento de tirar tudo do papel e começar a agir. Independente das estratégias que você vai utilizar, é necessário ter uma tática por trás de cada uma delas. 

Para isso, é necessário um time de gestão qualificado e antenado, já que as ações podem ser simultâneas. 

As táticas servem, principalmente, para a retenção e fidelização do seu cliente. Dentre as principais, podemos destacar: 

Monitoramento de clientes 

Lembra que dissemos que a jornada do cliente não acaba quando ele finaliza a compra? Pois é aqui que se inicia a segunda parte. É preciso monitorar o seu cliente e verificar se ele está satisfeito com o seu negócio. Se a resposta for não, é preciso pensar em estratégias para mudar esse cenário e fidelizá-lo. 

Sempre se mantenha atualizado 

O marketing muda a todo momento. As ações e estratégias que você utilizava no passado podem não ser as melhores para o cenário atual. Por isso, é necessário que você sempre revise o plano de marketing e mantenha-o de acordo com o período atual. 

Faça estratégias para reter os clientes 

Se por acaso o seu cliente estiver insatisfeito, é necessário que você mude o cenário. Não dá para agradar todo mundo o tempo todo, mas é necessário reter e fidelizar os clientes que você já possui. 

A retenção consiste em entender como foi toda a experiência de compra do seu cliente, reforçar os pontos positivos da sua empresa, melhorar os negativos e fornecer condições especiais para os seus atuais consumidores.

Ao falar em plano de marketing digital e um planejamento de marketing, os resultados não vão ser rápidos

Ao falar em plano de marketing digital e um planejamento de marketing, os resultados não vão ser rápidos

Pense a longo prazo 

Ao falar em plano de marketing digital e um planejamento de marketing, os resultados não vão ser rápidos. São estratégias que vão começar a dar os primeiros frutos depois de alguns meses de investimento. Isso vale para todas as etapas: desde o preço dos seus serviços/produtos até a mudança das ações. 

O que achou deste artigo? Você já conhecia o plano de marketing digital? Deixe sua opinião nos comentários! 

Nós, da MadeinWeb, somos especialistas em marketing digital e podemos elaborar um plano de marketing pensado exclusivamente para a sua empresa. 

Entre em contato com um de nossos representantes! 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?