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Leitura: 6 minutos

Contar com uma estratégia de marketing digital é fundamental para que os  objetivos da sua empresa sejam alcançados com sucesso. Esse tipo de marketing é um conjunto de atividades focadas em atrair novos negócios, desenvolver uma identidade de marca e conquistar clientes. Entenda! 

Sabemos que o Marketing Digital é muito abrangente. Além disso, o comportamento do ser humano está em constante transformação, o que faz com que os algoritmos do Google e de outras plataformas também mudem frequentemente para continuar mantendo a atenção do público. 

Boas estratégias de Marketing Digital também precisam acompanhar essas mudanças para extrair o potencial máximo de cada ação e, claro, atingir o público esperado. O digital já se tornou realidade há algum tempo e as empresas que não estiverem preparadas para elas, vão acabar ficando para trás. 

Uma estratégia de marketing digital muito conhecida é o Inbound Marketing. Outras são:

  1. Os e-mails marketing.
  2. As campanhas pagas.

Se você está preparado para conhecer as principais estratégias que abrangem esse setor, confira nossas dicas. Vamos lá? 

Leia também: Branding

O que é estratégia de marketing digital?

 

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A estratégia de marketing digital nada mais é do que ações juntas feitas para atingir um determinado público-alvo

 

Estratégia de marketing digital é um conjunto de ações para atrair o público-alvo de determinada marca e transformá-la em conversões, ou seja, em clientes que consomem os produtos/serviços daquela empresa. 

Essas estratégias também servem para desenvolver uma identidade de marca. A música natalina da Coca-Cola, por exemplo, é uma estratégia de marketing muito bem elaborada que faz com que todos pensem no produto só de escutá-la. O mesmo serve para o grande M amarelo com fundo vermelho, em quem você pensou? Mc’Donalds! 

Outra forma de utilizar essas ações é para fidelizar os clientes que já compraram, mantendo-os engajados com a sua marca. É como a Netflix atua, por exemplo, em suas redes sociais. A forma como interage com seus usuários sempre atrai mais clientes para sua plataforma de streaming. 

Parece o sonho de todo negócio ter esse tipo de ação, não é mesmo? Pois saiba que existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa. Acompanhe!

Leia também: Data-Driven Marketing: o que é e para que serve

Como aplicar a estratégia de marketing digital? 

Faça qualquer pesquisa no Google a qualquer momento. Muito provavelmente você receberá respostas bastante satisfatórias e uma infinidade de conteúdos gratuitos e disponíveis a um clique. 

No entanto, ao fazer uma pesquisa, quantas vezes você chegou a passar para a segunda ou terceira página? Poucas, não é mesmo? 

Dados apontam que 75% dos usuários não passam da primeira página dos resultados de busca. Por isso, entre as estratégias de marketing digital estão as otimizações para atrair o usuário de forma orgânica, trazendo conteúdos relevantes nos primeiros resultados de pesquisa e aumentando o engajamento da sua marca. 

Para alcançar seus objetivos de marketing, precisamos encontrar meios de chegar lá. Confira algumas estratégias de marketing digital para aplicar no seu negócio! 

Inbound Marketing

 

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O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que atrai muitos clientes

 

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Lembra-se das propagandas insistentes que ficavam aparecendo na sua tela? O público aprendeu a se esquivar desse tipo de anúncio e para isso o Inbound Marketing surgiu. 

Com essa estratégia, não é a sua empresa que vai até o consumidor, mas o consumidor que chega até a sua empresa. E como fazer isso? Através de conteúdos relevantes! 

Vamos supor que a sua empresa vende cremes para mãos. Logo, os conteúdos precisam focar na dor dessas pessoas, como: “você tem mãos ressecadas, veja o que fazer” ou “5 dicas para deixar suas mãos macias”. 

Esses conteúdos, quando bem otimizados e com informações realmente relevantes, vão atrair o público-alvo até a sua empresa, onde eles encontrarão soluções para os seus desafios, no caso, os cremes para mãos. 

Para fazer essa conexão com o público-alvo, o Inbound Marketing utiliza três pilares essenciais: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais. Saiba mais sobre essa estratégia de marketing digital!

1 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o processo de criação de matérias, artigos e outros materiais em texto com informações valiosas e relevantes para atrair, converter e encantar uma audiência. Eles podem ser publicados no site institucional da sua empresa ou na área de blog. 

Cada conteúdo precisa ser previamente estudado para posicionar a sua marca no lugar certo, no momento certo da jornada de compra e oferecer soluções para o público. 

Ou seja, antes de tudo, é preciso pesquisar palavras-chave mais buscadas pela sua persona (claro, essa persona também precisa ser definida), entender quais são as principais dúvidas e dificuldades que esse público enfrenta em cada parte do funil de vendas para que o conteúdo seja interessante. 

Essa estratégia, quando bem estruturada, leva leads para sua empresa de forma orgânica, ou seja, atrai e converte sem precisar de atos investimentos. 

2 – SEO

De nada adianta escrever o seu conteúdo se ele não puder ser encontrado em mecanismos de busca, certo? Para obter resultados organicamente, é preciso otimizar os seus materiais. Fazemos isso através de uma técnica chamada Search Engine Optimization, o SEO

Atualmente, os motores de busca esperam oferecer os melhores resultados para a experiência do usuário. Para isso, eles usam técnicas para validar quais sites oferecem os melhores conteúdos, experiências e performance para ranquear os resultados. Para isso, a página precisa: 

  • Carregar rapidamente, pois o usuário pode desistir do conteúdo se ele demorar para abrir;
  • Conter imagens;
  • Conter dados de pesquisa;
  • Oferecer uma leitura fácil e fluida; 
  • Ter uma URL curta e otimizada; 
  • Oferecer gatilhos como botões de contato; 
  • Ter links internos e externos;
  • Entre outras otimizações. 

Ou seja, além de escrever para o usuário, você precisa pensar nas técnicas dos mecanismos de busca para levar o seu conteúdo às primeiras posições. 

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode prover a melhor experiência e, assim, melhorar seus rankings. Com essa combinação, é possível atrair mais leads para o seu negócio. 

3 – Redes Sociais

Outra estratégia dentro do Inbound Marketing é o uso das redes sociais. É um canal de comunicação, influência e diálogo que aproxima as pessoas da marca em questão. 

Estar onde o seu público está se tornou indispensável: seja para promover promoções e conteúdos ou para ser mais um canal de atendimento, onde as pessoas se sentem confortáveis para tirar dúvidas ou deixar sugestões. 

No entanto, é uma faca de dois gumes. Ela pode gerar muito engajamento para o seu negócio, mas um posicionamento errado pode te banalizar. Portanto, uma estratégia deve ser pensada com cuidado. 

Foque na sua persona, quais canais ela mais utiliza, quais os seus assuntos favoritos, qual a linguagem mais adequada e, claro, quais imagens, vídeos e textos ela gostaria de ler. Com esses pontos bem definidos, fica mais fácil de desenvolver a sua estratégia. 

Email Marketing

 

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O E-mail Marketing é outra estratégia de marketing digital que atrai o público-alvo

 

Depois do Inbound Marketing, é hora de conhecer outra estratégia de marketing digital que também faz toda a diferença na hora de atrair, converter e engajar o seu público. 

O E-mail Marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos. O conteúdo das mensagens pode ser meramente informativo, como também serve como ações de venda, engajamento e fortalecimento da marca e comunicação para clientes e potenciais clientes. 

3 tipos de campanhas pagas 

Os resultados orgânicos são excelentes a longo prazo, no entanto, para um resultado mais rápido na hora de adquirir leads qualificados, você pode contar com as campanhas patrocinadas. Os anúncios podem ser:

1 – Pay-per-click (PPC)

Pay-per-click é a compra de mídias que são cobradas de acordo com o número de cliques recebidos pelo seu anúncio. O tipo mais comum de PPC são anúncios em mecanismos de busca, aqueles links que aparecem como “anúncio” entre os primeiros resultados. 

2 – Display Ads

Sabe quando você entra em um site e aparecem banners no topo ou na lateral com o anúncio daquela roupa que você pesquisou há uns minutos? Esses são Display Ads, anúncios em forma de imagem e texto para atrair o usuário. 

3 – Anúncios em redes sociais

Além de aparecer nos sites e nos mecanismos de busca, os anúncios também podem ser exibidos nas redes sociais. 

Todos esses anúncios são otimizados de acordo com as suas preferências, interesses, perfis de visita e sites navegados. 

A sua empresa precisa do marketing digital

A internet tem um volume de alcance e abre um leque de possibilidades para o seu negócio. Por isso, não dá para ignorar o quanto essa é uma ferramenta importante e precisa ser explorada ao máximo. 

A produção de conteúdo de qualidade, seja em blogs ou na rede social, é de extrema importância para atingir os clientes em potencial de forma orgânica. Links patrocinados e anúncios ajudam a gerar resultados mais rápidos e atrair leads qualificados com base na segmentação. Neste último exemplo, é necessário investir um valor. 

A combinação de todas essas estratégias de marketing digital pode te ajudar a otimizar e alavancar os resultados da sua empresa. Aproveite para aplicar esses conhecimentos no seu produto digital e comprove. 

Para isso, conte com quem é especialista no assunto. A MadeinWeb conta com profissionais especialistas em Marketing Digital. Transformamos o seu desafio em nosso desafio e buscamos as melhores soluções dentro do Marketing Digital 360°. Entre em contato e converse sobre o seu caso, ficaremos felizes em ajudar. 

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