MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 3 minutos

Saber utilizar o Excel virou quase que pré-requisito em qualquer área de trabalho. Afinal, ele é considerado um software extremamente completo e eficaz sendo um dos mais populares e utilizados do mundo. 

Sua base é a montagem de planilhas, que podem ser utilizadas tanto no Windows quanto no Mac, fazendo com que qualquer computador seja compatível com esse programa. Ele é o pioneiro em suas ideias de planilha, por isso acaba sendo o mais confiável e utilizado pelas empresas. 

Além disso, o Excel se tornou mais do que um software de gerar planilhas, ele também é útil para organizar seus dados, fazer contas e criar gráficos e imagens. Você pode ter o controle total, por exemplo de sua lista de clientes com todas as informações detalhadas ou sobre algum produto em seu estoque como uma luminária de emergência

Por conta de suas multifunções, praticidade, segurança, utilidade e tempo de mercado, o Excel é amplamente exigido dentro da maioria das empresas, fazendo com que até quem nunca teve contato com a plataforma passe a aprender um pouco sobre. 

Aprenda o básico de Excel

Assim como em todo negócio ou tema que você deseja ter domínio, o primeiro passo é justamente aprender o básico sobre aquele assunto. Se você deseja trabalhar com estruturas metálicas, é necessário estudar sobre elas a partir do básico. 

Essa lei também se aplica ao Excel, para dominar o software é necessário primeiro aprender a utilizar colunas, inserir informações e aplicar filtros. Por isso de uma boa olhada inicial na plataforma que é bem fácil e intuitiva.

Descubra as funções e conheça as fórmulas

Depois de conhecer o básico sobre a plataforma, o próximo passo é ver suas funções e conhecer suas fórmulas. Explorar os comandos necessários para automatizar o seu trabalho no software é um grande passo para ter sua vida facilitada. 

As fórmulas são equações que são inseridas em uma célula para fazer cálculos e combinar números. Todas as fórmulas podem ser visualizadas no topo do aplicativo, na barra de “fórmulas”. Você pode criar e customizar suas fórmulas de acordo com sua necessidade, isso pode ser muito útil para automatizar e facilitar seu trabalho. 

Já as funções são as fórmulas pré-definidas, ou seja, alguns atalhos que são utilizados para executar uma ação de forma mais rápida. Você precisa somar ou obter a média de alguma conta? Utilize uma função que trará para você o resultado de forma automática. 

Principais funções que devem ser utilizadas no software: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO, MAIOR, MENOR,SE, SOMASE, CONT.VALORES, Cont.SE, PROCV.

Separe as informações e organize a sua visualização de dados

Outra dica muito importante para aprender o básico do Excel é ter uma organização de dados dentro de sua planilha. Lembre-se, o software faz muito mais do que contas, por isso é importante separar e moldar as informações que forem relevantes para seu negócio. 

Montar gráficos, seja ele em coluna, linha ou pizza, pode ser uma ótima pedida para ter maior controle de informações sobre algum dado que deve ser mensurado, como por exemplo qual é o número de vendas do forno elétrico de embutir e do forno convencional. 

Além disso, você também pode inserir documentos no Excel, podendo colocar todas as informações de seus clientes. Ganhando mais controle de seus dados. É importante também separar as informações e acompanhá-las isoladamente em linhas e colunas.

Desta forma, sua ferramenta fica mais organizada e você ganha espaço para visualizar aquilo que é interessante para o seu negócio. 

Claro que existem diversas outras funções que são executadas no Excel, já que a plataforma é ampla e possui múltiplas funcionalidades. Porém, se você conseguir dominar o básico, com certeza sua vida na empresa será facilitada e o Excel se tornará um grande aliado em sua organização de planilhas e dados dentro do seu dia a dia. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?