MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 6 minutos

A relação entre pessoas e aplicativos nos dias de hoje é algo relativamente comum para a grande maioria, já que um app a faz sair do estado de cliente para um membro fiel. E para dar ênfase na  importância de ter um aplicativo, eu trouxe um dado bem interessante: 47% das empresas de geração Y têm os aplicativos como principal fonte de faturamento.

Se eu te pedir para em poucos segundos pensar em 3 empresas de mega sucesso, quais empresas lhe vêm à cabeça? Uber, Ifood, Nubank? A lista de organizações multimilionárias com apps é muito grande.

Mas, criar um aplicativo não necessariamente lhe garante sucesso. Para transformar o seu app em uma fonte milionária é necessário fazer um lançamento muito bem pensado e de extrema qualidade. 

Neste guia, vou te contar os 15 passos  cruciais para tornar o seu Aplicativo o próximo unicórnio.

 

Sem mais conversa, vamos já para o guia completo de  lançamento de aplicativo.

 

1º passo: Pesquisa de mercado

Em janeiro deste ano, estimava-se algo em torno de 2 milhões de apps na Apple Store, e isso não chega nem perto do volume no Android, que é algo em torno de 20 milhões no Google Play.

Mas o que isso significa? Que provavelmente você vai entrar em um mercado cercado de uma concorrência agressiva.

Logo, realizar uma pesquisa de mercado eficiente vai lhe ajudar a diferenciar o seu app dos concorrentes.

É crucial entender quem está liderando o ranking nas apps stores, o que eles estão fazendo bem e onde existem pontos a melhorar.

Isso também vai lhe ajudar a entender claramente quem é o seu público-alvo.

 

2º passo: Definir o que Sucesso significa

Se o objetivo aqui é fazer um lançamento de um aplicativo de sucesso, logo é imprescindível entender o que sucesso significa para o seu negócio.

Para  isso, eu recomendo usar a regra SMART (específico, mensurável, atingível, realista e prazo).

Um exemplo que pode ser aplicado seria algo assim: nos primeiros 6 meses eu quero que o meu aplicativo consiga 10K de downloads através de ações de ASO (app store optimization), compra de anúncios e influenciadores digitais.

Os principais KPIs para lançamento de apps são:

  • Taxa de instalações ativas;
  • Nível de estrelas nas avaliações;
  • Churn;
  • Faturamento mensal.

 

3º passo: Plataformas disponíveis

É muito importante levar em consideração quais sistemas operacionais o seu app vai atender: iOS, ANDROID ou WEB browser. O ideal é estar presente em todos os lugares possíveis.

A construção do seu app pode ser híbrida ou nativa, embora eu recomende sempre que seja nativa, assim oferece uma experiência eficiente tanto aos usuários Android, quanto aos militantes da Apple (rsrsrs brincadeira).

Hoje também existem soluções para criar uma versão do aplicativo para o web browser. A maioria dos software de IDE permite criar a versão web do seu app.

 

Guia completo do lançamento de um aplicativo

 

4º passo: Inicie a sua jornada nas mídias sociais

É muito importante criar os seus canais sociais bem antes de publicar o seu app. Garantir o nome do seu aplicativo nas redes sociais  é outro passo de suma importância, afinal não queremos que outros percebam que você vai ser um sucesso e adquiram o perfil com o nome da sua empresa antes de você.

Bem antes de lançar um aplicativo, você deve começar com publicações frequentes nas redes sociais onde o seu público-alvo está mais ativo. Isso vai gerar o fator de desejo, principalmente se publicar os principais recursos do seu app e pequenas amostras de uso em vídeo.

As redes sociais são cruciais para a sua estratégia de marketing. Com as ações corretas,  você pode conseguir uma lista de pré inscritos ou até mesmo usuários BETA para os testes iniciais. 

 

5º passo: Criar conteúdo

O marketing de conteúdo é essencial para obter ótimos resultados, seja lançando um aplicativo na Google Play Store, na Apple Store, seja até mesmo para divulgação de um website ou e-commerce.

Crie uma boa sequência de Post blog, Press releases e conteúdo para as redes sociais. O ideal é que a cada conteúdo publicado você conte um pouco mais sobre o seu aplicativo, seus principais recursos e benefícios.

Informações sobre em quais lojas de aplicativos você vai deixar disponível para download também é muito importante. Aproveite esse espaço para colocar um link para a loja.

 

6º Grave uma demo

Você  deve  criar vídeos que demonstram como usar o seu app, isso vai ajudar muito no processo de convencimento.

Existem várias ferramentas que tornam o processo de gravação de demo algo simples. Eu recomendo usar a Vidyard ou a Camtasia por exemplo.

 

7º passo: Crie um website

Crie um website ou uma Landing Page (LP) para divulgar o seu app. É importante que contenha informações relevantes, vídeo de divulgação e links para as lojas de aplicativos.

Com o seu website ou LP dedicada vai poder criar campanhas patrocinadas com maior facilidade, sem falar, claro, da possibilidade de manter um blog ativo e assim conseguir tráfego orgânico que vai gerar autoridade para a sua marca e muitos downloads.

 

8º passo:  Escolher e configurar a loja de aplicativos

Muitos recomendam começar com apenas uma loja, por outro lado, eu acredito que devemos entrar com tudo para gerar ótimos resultados.

Crie a sua conta Google e Apple para configurar as lojas onde vai disponibilizar o seu app.

Com a loja configurada, se abre um mundo de oportunidades. Vamos falar sobre elas no próximo passo.

 

9º passo: ASO – App store optimization

Basicamente, você precisa do ASO para garantir que as pessoas encontrem o seu app nas lojas, caso contrário será apenas mais um no meio de milhões.

ASO é similar ao SEO que fazemos para os websites, pois são um conjuntos de boas práticas estabelecidas pela Apple e pelo Google que, ao serem respeitadas, permitem que o seu app fique no topo das buscas.

Para entender mais sobre ASO leia este artigo no nosso blog

Guia completo do lançamento de um aplicativo

10º passo:  Divulgue o App

É importante fazer parcerias para ajudar o seu app na fase inicial. Algumas dicas que posso te dar para este passo são:

  • Parceria com aplicativos complementares;
  • Portais e blogs do seu nicho;
  • Assessoria de imprensa;
  • Websites de avaliações.

11º passo: Plano de PPC

Crie uma boa estratégia de mídia patrocinada. Colocar anúncios nos locais certos pode gerar um alto volume de tráfego, além disso também é recomendado realizar ações de remarketing para garantir que o seu app esteja presente na mente dos usuários. 

Tenha muito cuidado ao fazer o marketing patrocinado. Se escolher o conjunto errado de palavras chave poderá acabar gastando muito e não ter o retorno esperado. 

12º passo: Influenciadores digitais

Eu poderia ter deixado este tópico no passo de divulgação do app, mas é tão importante que merece uma atenção extra.

Identifique quem são os influenciadores no seu nicho, como que o seu público alvo reage ao conteúdo deles e como eles se posicionam.

Escolher o influenciador que tem a mesma mentalidade que a sua empresa vai gerar milhares de downloads, mas se escolher apenas pelos milhões de seguidores, o jogo pode virar contra você.

A última coisa que você quer ao lançar o seu app é ser vinculado a um influenciador com uma imagem negativa ou contra os seus princípios.

13º passo: Afiliados

Em vários casos, um programa de afiliados pode ser uma ótima opção para gerar tráfego e downloads rápidos.

Utilize empresas como o Hotmart para fazer todo o trabalho árduo por você, seja correto com os seus afiliados e aproveite para colher  bons frutos que essa estratégia vai gerar.

14º passo: Links para download

Parece algo óbvio, mas já vi muitos fracassarem nesta etapa. A ação é bem simples: coloque links para download do seu app em todos os locais possíveis. 

Comece pelo seu website, depois nas suas campanhas de e-mail marketing, posts nas mídias sociais, assinatura de e-mail, enfim, acho que deu para entender, coloque até na lua se der.

 

guia completo do lançamento de um aplicativo

15º passo: Webinar de lançamento

Junte todos os seus amigos, familiares e acima de tudo, todos os Leads gerados com tudo o que ensinei neste post. Convide todos para um webinar ou live de lançamento. Faça deste um momento de celebração e, acima de tudo, uma oportunidade para mostrar o quanto o seu app é incrível.

É hora de gerar milhares de downloads.

 

Acabou? Ainda não.

O aplicativo foi lançado e está tudo preparado para ser um sucesso, mas o trabalho não acabou ainda. Tem muito que se fazer para garantir que vai ser o próximo unicórnio Brasileiro.

Agora que o seu app está no ar, o seu foco deve ser direcionado para oferecer a melhor experiência e atendimento possível.

Fique de olho nas avaliações, garanta que todos recebem respostas. Mostre que se importa e seja transparente. 

Mantenha um log nas lojas com as atualizações realizadas e o impacto delas para o usuário e, além disso, conte sobre o que está por vir.

Como pode ver, marketing de aplicativo não é algo simples, mas quando bem realizado se torna na maior fonte de receita da sua empresa.

E agora, já se sente preparado para lançar o seu app? Conte conosco para garantir o sucesso da sua empresa e não se esqueça de me contar como foi o lançamento.

Gostou do conteúdo? Ficou com dúvidas? Tem algo a acrescentar? Manda uma mensagem, garanto que respondo bem rápido. 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?