MadeTecnologia

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Boa parte das empresas já deram início à corrida do Metaverso, mas este novo mundo é muito diferente da jornada que os negócios estão realizando.

Quando muitos ainda falam de transformação digital, uma nova realidade foi apresentada a todos nós durante a pandemia. Sim, o COVID foi a alavanca perfeita para reduzir em vários anos a chegada do metaverso.

O que vamos explorar neste conteúdo não é o quão incrível o metaverso é, se veio para ficar ou se vai falhar. O objetivo deste material é abordar tópicos sobre os riscos e ações que as empresas precisam realizar para oferecerem uma experiência incrível, e acima de tudo, segura aos seus clientes/usuários.

 

Are you Ready?

No mundo da tecnologia pouco se fala sobre migrar para o ambiente digital, embora inúmeras empresas ainda não concluíram o processo de transformação digital, a conversa da vez já é um passo gigante à frente.

Empresas como a Heineken, que recentemente lançou a cerveja Silver primeiro no Metaverso e só depois disponibilizou ao mundo real, onde podemos sentir o sabor. A Gucci criou no Metaverso uma réplica perfeita do seu famoso jardim, oferecendo aos usuários uma experiência imersiva no mundo fashion. Ou até mesmo a Nike, que lançou o seu novo tênis também neste ambiente virtual.

 

Por que motivo estas empresas escolheram lançar primeiro no metaverso?

A resposta é relativamente simples: Customer Experience! Já não é surpresa para a grande maioria que o jeito de convencer alguém a comprar não é mais com promoções ou táticas de persuasão.

Hoje, para convencer alguém a comprar o seu produto ou serviço, você precisa primeiro elaborar um plano de customer experience que realmente impressione o seu público e que gere um senso de pertencimento incrível.

Então, se o poder de compra está online e sedento por novas experiências, logo faz todo o sentido lançar a sua cerveja no metaverso, mesmo sabendo que não poderão sentir o seu sabor.

 

Intersecção entre dois mundos

Muito em breve os negócios vão se deparar com uma realidade inevitável, em que o mundo físico vai ganhar vida dentro do universo digital. Seja para vender experiências, consumo ou trabalho, as empresas terão que criar meios para que seus colaboradores possam realizar as suas atividades diárias dentro do metaverso. Também vão precisar oferecer experiências incríveis para que comprem os seus produtos ou serviços, mas tudo isso traz uma nova realidade.

 

Ações a realizar para garantir um amanhã “virtual” que todos podemos aproveitar.

Líderes precisam pensar nas novas estratégias hoje mesmo, explorando novos produtos e serviços em potencial. Precisam criar programas de treinamento para seus executivos e colaboradores para as novas tecnologias que serão os alicerces do seu negócio.

O básico será uma estrutura em Cloud muito robusta e bem organizada, a reconstrução de seus softwares e apps utilizando recursos em nuvem e API´s que possam facilmente ser utilizados por terceiros.

 

Skills e Tecnologias necessárias para entrar no Metaverso

O passo seguinte para os líderes é identificar quais tecnologias e profissionais vão precisar para a construção da sua nova realidade.

As 3 principais áreas de foco vão ser tecnologias para WEB3, Metaverso e Blockchain. As empresas vão precisar de talentos em:

  • User Experience Design;
  • Modelagem 3D;
  • Game designers;
  • Desenvolvedores experientes nas plataformas que desejam construir;
  • Blockchain;
  • Integrações entre múltiplos parceiros;
  • E por fim, os parceiros ideais para realizar o Go to Market.

 

A próxima versão do mundo físico

Estamos a um passo de construir uma nova realidade, ainda que não esteja claro todo o potencial e novas tecnologias. Mesmo assim, algumas regras básicas já sabemos que precisam ser aplicadas e muitas delas surgem do desenvolvimento de softwares.

Coisas como: Automação, Controle e Customização agora vão estar presentes no nosso dia a dia e no mundo ao nosso redor.

 

A contribuição do 5G e IOT

O futuro no mundo programável é totalmente voltado para experiências. Unindo dispositivos IOT com o processamento de dados que o 5G vai permitir, teremos, sem dúvida alguma, um futuro onde a hiper personalização é a nova rainha do mundo digital.

A internet das coisas não é algo novo como o leitor já sabe, porém, a sua utilização vem sendo realizada ao lado de outras inovações. Com a chegada deste universo digital, finalmente vamos ter a união entre IOT e Digital Experience.

 

Realidade Aumentada

Quando falamos de experiências no metaverso, sem dúvida a RA está completamente ligada. Hoje já é possível ver objetos na sua sala utilizando o seu smartphone, assim como estudar e interagir com esses objetos virtuais faz parte dessa realidade. Existem alguns projetos no Metaverso como o Superworld e o Spot Selfie onde a Realidade Aumentada é protagonista.

 

O 5G e seu impacto no Metaverso

Com a evolução da internet, chegamos finalmente a um momento histórico: a velocidade de processar dados em 5G.

Que o 5G vai ajudar em praticamente toda a nossa realidade, isso já não é novidade e podemos ver os avanços na área médica graças a essa tecnologia, desde simulações, coleta de dados, e até cirurgias apoiadas pelo 5G. Na indústria o impacto também já vem sendo notado e é formidável.

Com o 5G o metaverso recebe uma série de benefícios. Teremos a capacidade de unir todos os metaversos em um só universo digital, por exemplo. No caso da RV e RA, o 5G também tem um peso enorme.

 

Computação Quântica e a evolução das máquinas

Uma nova classe de máquinas está emergindo e desafiando as leis conhecidas pela humanidade.

Computadores hiper avançados e super computadores vão, sem dúvida, mudar a nossa história. Os desafios apresentados às empresas vão ser superados com muita facilidade por estas novas máquinas que oferecem poder de processamento nunca antes visto.

 

Cibersegurança e o seu papel no metaverso

Digamos que deixei o mais importante para o final, e sim, eu coloco a segurança como o mais importante! Não só pelo óbvio, mas também por que de nada adianta evoluir para este novo universo se isso vai nos deixar vulneráveis.

 

Os seus clientes estão protegidos?

Como mencionei acima, a segurança está em risco a partir do momento que dependemos de terceiros, e levando isso em consideração, a sua empresa deve investir grande parte do dinheiro em cybersecurity. A parte boa é que o risco aumentou muito, mas o 5G e os super computadores vão nos auxiliar a deixar tudo mais seguro.

Invista em planos de segurança no processo de construção de suas ferramentas, aplicativos e sistemas. Realize testes de intrusão (Pentest) com muita frequência e nunca pare de investir na evolução dos seus sistemas. O que funciona hoje, já pode não funcionar tão bem daqui há 6 meses, e isso também se aplica para a segurança.

 

Resumindo e concluíndo

O Metaverso já chegou em nossas vidas, está sim em seu estágio inicial, mas sem dúvida veio para ficar e já é uma indústria bilionária.

A sua empresa não pode ficar de fora deste novo mundo virtual, e uma coisa lhe garanto: os seus competidores não vão ficar.

Invista em profissionais qualificados e aptos para trabalhar com estas novas tecnologias ou contrate um parceiro que consiga lhe dar todo o apoio que precisa para construir o seu escritório, sua loja ou até mesmo um parque de diversões no Metaverso. O céu é o limite, como se costuma dizer.

Esteja atento aos dados comportamentais e de consumo que as suas ferramentas e sistemas geram, com essa informação você terá meios para criar a experiência perfeita para o seu público-alvo.

O Metaverso é focado em experiências imersivas, e sem dados analíticos você não vai saberá por onde começar.

 

Segurança + Segurança = clientes satisfeitos

Invista em segurança para garantir que todo o esforço e investimento valeu a pena. Os seus clientes exigem isso de você e só continuarão lhe apoiando e comprando da sua empresa se sentirem total segurança.

 

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Produzi este conteúdo para lhe ajudar neste momento tão importante na vida das empresas. Outras dúvidas devem estar na sua cabeça neste momento, isso é normal e eu sei que não abordei todos os tópicos. Envie uma mensagem com as suas dúvidas e eu prometo que vou correr atrás das informações e publicar em breve nos nossos canais.

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