Picture of MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 3 minutos

Para manter seus produtos em alta, você deve encontrar bons clientes, que gostam do que você oferece via aplicativo, e se consolidar no mercado com uma imagem única e firme, que depende bastante de como sua empresa encara o desafio de manter um relacionamento com eles. Neste post, vamos mostrar a importância da Identidade Visual de um Aplicativo. Confira.

Por onde eu devo começar?

Antes de iniciar nessa área, é necessário saber que como o mercado é algo muito vasto, os clientes se tornam mais exigentes. E, por isso, erros de programação, por exemplo, podem fazer com que o indivíduo desista do seu aplicativo e procure outros semelhantes e que possuam uma usabilidade melhor.

Além disso, é preciso estar atento regularmente ao feedback dos usuários para corrigir quaisquer erros de estrutura no programa a tempo.

Também é preciso se preocupar com a harmonia entre as fontes, cores, imagens, vídeos ou qualquer outra informação que possa deixar o design ruim, no que também atrapalha na aceitabilidade do app com os outros.

Uma dica é não poluir visualmente a ferramenta e manter espaços de respiro. Não tenha medo de deixar espaços em branco.

Outros fatores que podem pedir uma atenção especial são a UI e a UX, pois podem interferir diretamente na fidelização do usuário.

O que são a UI e UX?

importancia-da-identidade-visual-de-um-aplicativo-3

UI (User Interface): É a área do design que planeja e analisa a Interface do Usuário, ou seja, a forma que o usuário controla o aplicativo, software ou qualquer dispositivo.

Isso pode acontecer por meio de menus, botões ou qualquer outra ferramenta que ofereça interação entre aplicativo e usuário.

Um bom UI deve surpreender e antecipar as necessidades do usuário, assim garantindo que sua interface ofereça soluções com fácil acesso.

UX (User Experience): É a Experiência do Usuário na utilização do aplicativo. A fidelização do utilizador acontece por meio disso e está ligada aos sentimentos despertados pelas facilidades ou dificuldades durante o uso do app.

É essencial que, no processo de criação do app, sejam planejadas interações fáceis e naturais para que o usuário entenda como funciona e tenha uma boa adaptação com o mesmo, em poucos minutos. Afinal, se a primeira vez utilizando o app foi ruim, a chance de desinstalação é bem alta.

Como eu posso conhecer meu público?

Você precisa criar personas que representem os seus futuros consumidores, pois, somente com esse material em mão, que você poderá avaliar melhor e tomar uma decisão ampla sobre o aplicativo que quer criar.

Depois disso, é necessário considerar em qual momento seu aplicativo será usado. Com tudo isso definido, você também pode identificar os hábitos e a rotina dos seus usuários, garantindo que vocês estão seguindo o mesmo caminho e seu aplicativo sempre atenda os desejos e necessidades deles.

Como eu posso realizar um layout único?

 importancia-da-identidade-visual-de-um-aplicativo-1

Até o último parágrafo, deu para você entender que o design é essencial para o sucesso (ou fracasso) de um aplicativo. Agora para criar um layout único, é necessário ser original!

Deve se utilizar layouts que possam representar a identidade do seu produto e transmitir a uma boa imagem que o seu cliente se identifique e aquilo cause algum tipo de sentimento por meio do app.

Afinal, uma identidade visual única oferece uma grande possibilidade de transformar seu aplicativo em um serviço único e as chances de sucesso são muito maiores. Além disso, tire um tempo para estudar as funcionalidades do aplicativo. Dessa forma, você consegue definir com mais praticidade a linguagem, as telas, botões, menus, cores e fontes que serão utilizadas para compor a interface do produto.

E você, está esperando o que para crescer no mundo dos aplicativos? Comente aqui abaixo, iremos te ajudar! Para conhecer nossos serviços, acesse o site!

Quer mais conteúdo de qualidade para alavancar seus projetos? Não deixe de acompanhar o nosso blog!

O que podemos fazer
pelo seu negócio?