MadeMarketing

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O modo como as empresas faziam publicidade de marketing funcionou por muito tempo, mas agora o consumidor está cada dia mais exigente. O produto ou serviço oferecido não é mais o único aspecto que eles levam em conta, mas sim, a experiência deles ao adquirir a solução da empresa. 

Em tempos onde o digital ganha mais espaço a cada dia, é preciso sair a frente nesse meio. Mais de 70% dos brasileiros têm acesso à internet, ou seja, além do físico, é hora de aprender como crescer no meio digital também. Para isso, existem várias estratégias de marketing digital que podem ajudar, entre elas, o Inbound Marketing. 

O que é Inbound Marketing? 

Inbound Marketing é uma estratégia de fazer publicidade online que se diferencia dos recursos convencionais de atingir o público-alvo. Por meio dele, uma empresa ou marca se promove por meio de redes sociais, blogs, vídeos, newsletters, E-books, SEO e outras formas de marketing de conteúdo relevante.

Se prestarmos atenção a nossa volta, a maneira como as  propagandas eram feitas em jornais, revistas, panfletos e rádios já não são mais tão utilizadas. O mundo mudou e a maneira de fazer marketing também. Por isso, é preciso inovar mais a cada dia e oferecer conteúdo de qualidade para o cliente. 

Estamos vivendo uma nova era, na qual as pessoas não querem mais ser abordadas com publicidade de vendas, principalmente quando não têm o menor interesse pelo produto oferecido. O modelo da empresa ir atrás do consumidor não funciona mais, agora, o cliente que tem que achar o seu negócio por meio de conteúdos relevantes e que agreguem interesse nele. 

Principalmente agora, com a crise causada pelo coronavírus, o digital se torna ainda mais essencial. Além disso, é fundamental ter uma presença forte na internet, levando em conta o funil de vendas e técnicas de SEO. 

Para te ajudar com isso, separamos 5 dicas essenciais que podem te ajudar a atrair clientes no momento atual. 

Conheça suas palavras-chaves mais fortes 

As palavras-chave são um dos pontos mais importantes quando falamos de presença digital. As palavras-chave da sua empresa podem ser os principais serviços, as soluções oferecidas, entre outras. 

Uma boa pesquisa de palavras-chave é essencial para atrair novos clientes, e pode ajudar a produzir conteúdo tanto nas mídias sociais quanto no blog do site, o que impacta no marketing de atração. 

Invista em E-mail Marketing 

Há quem diga que o e-mail morreu. Isso não poderia ser mais mentira. O e-mail ainda é um dos meios de comunicação digital mais utilizados e, para conseguir o e-mail de alguém, é necessário que o indivíduo disponibilize ele para você. 

Compras de listas não são ações recomendadas, visto que a maioria dos e-mails contidos nelas, podem ser inexistentes, inválidos e isso poderá sujar a sua base e domínio. 

O E-mail Marketing pode ser ótimo para levar o tráfego da base de contatos para o site, tanto para páginas de serviço quanto para Landings Pages (páginas de conversão). Faça e-mails interativos e divertidos, de modo que o cliente se sinta mais perto da empresa. 

Uma boa estratégia também é começar a fazer newsletters, disseminando o conteúdo do blog e/ou fazendo um levantamento dos posts mais importantes do mês. 

Faça campanhas patrocinadas 

As campanhas patrocinadas (Insta/Face Ads, LinkedIn Ads e Google Ads) são uma ótima estratégia para atingir cada vez mais clientes. Ao patrocinar determinado produto ou publicação, você ganha mais visibilidade nas redes e no Google, ficando sempre nos primeiros resultados com a palavra-chave comprada. 

Assim, você pode escolher impulsionar o seu site, uma página específica dele ou um produto/solução que sua empresa oferece. Os anúncios podem ser ótimos para sua marca ganhar mais autoridade e ficar conhecida no mercado.

Faça Marketing de conteúdo 

O conteúdo é um dos pilares mais importantes de um site. É a forma mais eficiente de conseguir um bom ranqueamento no Google e ficar sempre entre as primeiras páginas nos mecanismos de busca. 

Como dissemos acima, a exigência dos clientes é aprimorada a cada dia, e por isso, é preciso educá-lo através de conteúdos relevantes, de modo com que ele conheça sua marca, confie nele e, enfim, compre seus produtos ou contrate suas soluções. 

De forma básica, o marketing de conteúdo diz respeito a produção de um conteúdo relevante, direcionado a um determinado público-alvo.

Em outras palavras, é uma estratégia de criação de conteúdos que tem por objetivo atrair leads (potenciais clientes). Além disso, o marketing de conteúdo também é uma maneira de interagir com o público e expor as vantagens daquilo que será disponibilizado pela sua empresa.

Se você tem uma empresa que vende sistema de combate a incêndio, por exemplo, é possível fazer com que o seu público tenha mais informações e interajam com a empresa, ao mesmo tempo que também pode servir como estímulo para a compra do produto.

Porém, é muito importante ressaltar que o marketing de conteúdo é uma estratégia que deve ser muito bem direcionada para seu público-alvo, especialmente se você atua com nichos, como na venda de gerador de energia, entre outros.

Afinal de contas, segmentar sua estratégia vai fazer com que seu site se torne mais visível, ao mesmo tempo que também aumenta a credibilidade e notoriedade.

Invista em Mobile Automation

Do que adianta ter um conteúdo de qualidade se a experiência do usuário com o site não é boa? O SEO vai muito além das palavras, e a automação de marketing entra no pacote. 

A automação do marketing existe há muito tempo, hoje, os profissionais de marketing digital usam softwares atualizados no mercado para automatizar campanhas de e-mail, analisar o tráfego do site e coletar dados de usuários.

O Mobile Automation utiliza ferramentas que ajudam você a coordenar e criar campanhas multicanais, com o objetivo de gerenciar os relacionamentos com clientes em escala. O objetivo principal dessa estratégia é oferecer experiências personalizadas que incentivam clientes e usuários a se tornarem mais leais à sua marca.

Por fim, também vale lembrar que essas dicas valem para empresas de todos os portes e segmentos, como comércios, empresas de automação industrial, agências, entre outros.

O que você achou desse post? Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Entre em contato conosco e apresente o seu projeto! 

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