MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 5 minutos

A tecnologia está mudando a nossa maneira de viver: O verdadeiro impacto da tecnologia em sua vida‍

 Hoje, vivemos em um mundo onde a tecnologia está tentando facilitar nossas vidas. De carros que dirigem sozinhos a assistentes de voz e assistentes pessoais virtuais, a maneira como a tecnologia está mudando a maneira como vivemos é bastante profunda.

 

De fato, de acordo com um relatório recente do McKinsey Global Institute, o impacto da inteligência artificial (IA) e de outras tecnologias digitais nas operações comerciais não pode mais ser ignorado.

 

Neste post do blog, você conhecerá as formas como a tecnologia mudou a maneira como vivemos hoje e algumas das formas como ela continuará a fazê-lo no futuro.

 

 

Carros de autónomos

Os carros que dirigem por conta própria estão prontos para provocar uma transformação maciça na forma como os seres humanos se movimentam.

 

Mas esta mudança não acontecerá da noite para o dia: será gradual, e acontecerá durante a próxima década ou duas.

 

Há uma série de fatores que influenciarão como os carros que se auto dirigem são adotados e quando chegam em diferentes partes do mundo. Estes incluem a aprovação regulatória, o custo da tecnologia e como as pessoas realmente utilizam os carros.

 

Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras de viver com carros que se dirigem por conta própria.

 

– Comutação conveniente: Um dos maiores benefícios dos carros que dirigem sozinhos é a conveniência que eles oferecerão em termos de deslocamento pendular. Como não precisam ser operados manualmente, eles podem ser programados para tomar rotas ideais com base no tráfego.

 

– Não há necessidade de dirigir: Como os carros que dirigem por conta própria não requerem um motorista humano, você não terá que se preocupar em dirigir para o trabalho, pegar compras ou até mesmo sair para um bom jantar. Você simplesmente diz ao seu carro para onde ir e ele o conduzirá até lá.

 

– Mais tempo para outras coisas: Com a comodidade acrescida dos carros que dirigem por conta própria, você terá mais tempo para outras atividades. Você pode optar por passar mais tempo com a família, assumir novos hobbies ou até mesmo dormir mais.

 

– Segurança melhorada: Espera-se que os carros autoconduzidos reduzam significativamente o número de acidentes. De fato, de acordo com um estudo do MIT, mais de 90% dos acidentes de carro são causados por erro humano. Portanto, ao remover seres humanos da equação, pode-se esperar uma queda significativa nos acidentes.

 

Guia completo: Metaverso, a sua empresa está preparada?

 

Realidade virtual

O termo “realidade virtual” já existe há algum tempo, mas a tecnologia só recentemente se tornou mainstream – graças aos novos fones de ouvido VR a preços acessíveis.

 

Os fones de ouvido VR dependem de computadores (ou hardware especializado) para executar o conteúdo de realidade virtual, e software para rastrear seus movimentos com sensores.

 

O conteúdo pode ser qualquer coisa, jogos, filmes, ou mesmo material educacional. Atualmente, a maioria do conteúdo de realidade virtual é 3D, vídeo 360 graus.

 

Isto permite que você se movimente e explore ambientes, como escalar o Monte Everest ou caminhar por uma floresta tropical, como se você estivesse realmente lá.

 

Fones de ouvido VR como o Oculus Rift, HTC Vive, e PlayStation VR estão no mercado há alguns anos, e até mesmo fones de ouvido VR móveis como o Samsung Gear VR e o Google Daydream estão disponíveis. Os fones de ouvido móveis são menos potentes que os dispositivos high-end, mas são significativamente mais baratos e mais acessíveis para um público mais amplo.

 

Casas e eletrodomésticos inteligentes

Com a crescente integração das tecnologias digitais, agora temos casas e eletrodomésticos inteligentes. Estes avanços tecnológicos contribuíram para uma melhor qualidade de vida, proporcionando conveniência e eficiência.

 

Com aparelhos inteligentes, você pode controlar remotamente dispositivos conectados à internet, como sua TV ou geladeira. Você pode até mesmo configurar dispositivos para executar determinadas funções automaticamente, tudo com um simples toque em seu smartphone.

 

Há muitas outras formas de aparelhos inteligentes poderem impactar sua vida. Por exemplo, ter uma máquina de café inteligente significa que ela pode ser programada para preparar café a uma determinada hora todas as manhãs.

 

Com aparelhos domésticos inteligentes, você pode criar um ecossistema doméstico inteligente onde todos os aparelhos se comunicam uns com os outros. Isto permite que você controle remotamente as luzes, o termostato (que pode ser programado com base em sua programação diária) e outros dispositivos.

 

Assistentes de voz

Se você estiver usando um smartphone, provavelmente já usou assistentes de voz como Siri ou Google Assistant. Estes assistentes de voz são projetados para facilitar nossas vidas, realizando tarefas como a definição de lembretes, agendamento de compromissos e nos informando sobre o tempo.

 

Mas, os assistentes de voz também podem ser usados pelas empresas para melhorar o atendimento ao cliente. Algumas empresas já implementaram esta tecnologia, permitindo que os clientes façam pedidos, façam reservas e façam perguntas através de um assistente de voz.

 

Ao integrar a IA e a aprendizagem da máquina, os assistentes de voz podem melhorar com o tempo, processando os dados dos usuários e melhorando sua precisão na resposta a perguntas e na conclusão de tarefas. Isto significa que os assistentes de voz se tornarão cada vez mais úteis com o tempo.

 

Realidade Virtual e Vídeo 360

A realidade virtual foi além dos jogos e entretenimento para ser usada em uma variedade de indústrias, incluindo educação, marketing, assistência médica e muito mais. E com o aumento da popularidade do vídeo 360°, a realidade virtual está prestes a se tornar ainda mais popular.

 

Com o VR, você pode viajar para novos locais, explorar diferentes ambientes e mergulhar em diferentes culturas – tudo a partir do conforto de seu sofá. Você também pode usar o VR para entretenimento e educação: Por exemplo, você pode assistir a um documentário de 360° sobre um vulcão, ou usar o VR para educação, permitindo que os estudantes explorem civilizações antigas.

 

Há muito mais usos para a tecnologia VR. Com os recentes avanços na tecnologia, a RV está agora mais acessível do que nunca. Você pode encontrar dispositivos VR para smartphones, PCs, e até mesmo video jogos.

 

AI e aprendizagem de máquinas

A inteligência artificial (IA) e a aprendizagem de máquinas são tecnologias intimamente relacionadas, sendo a IA a categoria mais ampla que inclui a aprendizagem de máquinas como um subconjunto.

 

A IA pode ser descrita como sistemas de computador que podem pensar e agir como humanos. A aprendizagem de máquinas, por outro lado, é um subcampo da IA usado para criar sistemas computacionais que podem aprender e se desenvolver de forma autônoma analisando grandes quantidades de dados.

 

Através da aprendizagem de máquinas, os computadores podem analisar dados para reconhecer padrões e resolver problemas com base nestes dados. Isto permite que os computadores sejam mais eficientes e precisos no futuro, com base no que aprenderam com as experiências passadas.

 

E com o aumento da big data e a Internet das Coisas, haverá mais dados disponíveis para os computadores analisarem. Isto significa que a IA e a aprendizagem de máquinas se tornarão cada vez mais importantes no futuro.

 

Conclusão

O impacto da tecnologia em nossa vida diária tem sido profundo, e o ritmo das mudanças não mostra sinais de desaceleração. De carros auto dirigidos a IA, é claro que a tecnologia continuará a transformar a maneira como vivemos.

 

De fato, de acordo com um recente relatório do McKinsey Global Institute, o impacto da inteligência artificial e de outras tecnologias digitais nas operações comerciais não pode mais ser ignorado.

Há muitas maneiras pelas quais a tecnologia está mudando a maneira como vivemos, e estas tecnologias estão apenas fadadas a crescer e se tornar mais avançadas no futuro.

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?