MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 4 minutos

A App Store Optimization (ASO), ou otimização na loja de aplicativos, é o conjunto de estratégias através das quais você pode garantir que seu app tenha mais visibilidade. Isso é vantajoso pois a visibilidade está altamente relacionada com a colocação do App no ranking de categorias e de pesquisas dentro da loja. Consequentemente, quanto melhor essa colocação, maiores suas chances de aumentar downloads.

Tanto a App Store quanto o Google Play são lojas de aplicativos e ambas têm alguns critérios que você deve seguir quando o objetivo é ter um App mais visível. Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre a App Store Optimization!

O que é App Store Optimization?

Se você nunca ouviu falar no termo ASO (App Store Optimization), agora vai saber que o conceito pode soar bem familiar quando o associamos com o seu similar referente às boas práticas na criação e gestão de sites: o Search Engine Optimization, o qual conhecemos também com o nome de SEO.

Essa relação faz todo o sentido, afinal, o objetivo do SEO é fazer com que se encontre o seu site mais facilmente por mecanismos de pesquisa — como o Google — e apareça em primeiro lugar nas SERPs, ou seja, nas classificações nos resultados de busca.

A ideia do ASO é a mesma: preparar o seu App para aparecer em destaque nos rankings das lojas de aplicativo e então conquistar a atenção dos usuários em meio a tantas outras opções de diversas categorias.

Quais os benefícios do App Store Optimization para seu app? 

Aplicar a ASO é essencial para que se exiba um aplicativo para os usuários certos, no momento oportuno. Veja as principais vantagens dessa estratégia para as empresas a seguir:

Melhora a visibilidade nas lojas de aplicativos

“Quem não é visto não é lembrado”: essa frase também pode ser usada para os Apps nas lojas de aplicativos, já que, se o usuário busca por um aplicativo específico, mas não o encontra com facilidade, ele não se sentirá mal em escolher outra opção.

Com a ASO, é possível combinar boas práticas para que o público certo encontre o aplicativo no momento oportuno, como as palavras-chave mais relevantes para um segmento, ou seja, as que os usuários daquele nicho digitam no campo de pesquisa.

As configurações adequadas também permitem que se encontre o seu aplicativo globalmente. Já pensou poder contar com o público-alvo no mercado mundial? A Internet não tem fronteiras e essa é uma possibilidade de fazer o seu aplicativo crescer em âmbito global.

Aumenta o volume de downloads orgânicos 

Uma boa estratégia de ASO aumenta a abrangência dos downloads porque os usuários podem encontrar o seu aplicativo por meio das palavras-chave relacionadas.

As estratégias que visam a conquista orgânica de clientes são mais vantajosas, porque os usuários não desistem de usar a solução, pelo contrário, aumentam o engajamento e enxergam cada vez mais a importância de manter aquele App em sua área de trabalho.

Aumenta as taxas de conversão

Com usuários satisfeitos e engajando cada vez mais, a fidelização é muito mais fácil. Com o tempo, a empresa se torna um referencial no nicho em que atua e o cliente sempre recorrerá ao seu aplicativo antes de buscar soluções em outros canais e com outras empresas.

Além disso, existem várias maneiras de monetizar e divulgar o seu App. Você pode incluir anúncios de terceiros e ampliar o volume de ofertas, ou até mesmo criar uma tática de premiação por indicação, para incentivar ainda mais os downloads.

 

App Store Optimization

 

Fatores determinantes no ranqueamento do seu App

Existem fatores que são determinantes no ranqueamento do seu App de acordo com o algoritmo da Apple e Play Store. As otimizações de ASO são focadas justamente nesses fatores. Saiba quais são eles e como você pode aplicá-las para aumentar downloads do aplicativo:

Nome do aplicativo 

O nome do seu aplicativo tem um número máximo de caracteres. Você deve saber aproveitá-lo da melhor maneira possível. Isso significa, principalmente, inserir as palavras-chave mais fortes.

Descrição do aplicativo 

Dependendo da loja, podem existir mais de um tipo de descrição. No geral, o que importa é aproveitar ao máximo o espaço disponível para explicar suas funcionalidades de forma clara. Lembre-se de usar as palavras-chave. 

Isso é essencial para melhorar o ranqueamento do aplicativo e garantir o melhor sucesso do seu App Store Optimization.

Capturas de tela 

Novamente, você deve aproveitar o número máximo de capturas de tela disponíveis. É importante que nas três primeiras capturas estejam as principais e mais atrativas funcionalidades do aplicativo. Você deve se lembrar de que as imagens devem ter uma estética atraente. No caso de aplicativos na App Store, plataforma da Apple, o ideal é que você disponibilize capturas de telas de iPhone e de iPad.

Apresentação em vídeo 

Muitos desenvolvedores ainda não incorporaram essa vantagem na estratégia de App Store Optimization ao configurar a loja de aplicativos e podem estar perdendo muitas oportunidades de downloads por conta disso. 

É necessário que o vídeo demonstre o que seu App faz, pois isso desperta interesse de muitos usuários. Assim como no caso das capturas de tela, na loja da Apple 3, você deve disponibilizar os vídeos tanto para iPhone quanto para iPad.

Ícone 

O ícone do seu App precisa ser chamativo e sem muitos detalhes. Evite textos. Uma das estratégias usadas na ASO e que pode ser interessante pra você é fazer um teste A/B ou até A/B/C entre diferentes layouts de ícones. Isso vai te ajudar a entender qual deles se sai melhor na loja, ou seja, qual deles gera mais cliques e downloads.

Tamanho do aplicativo 

O tamanho máximo que um aplicativo pode ter para que o público consiga baixá-lo  apenas com dados celulares é de 150 MB. Portanto, é interessante que você não ultrapasse esse limite ou isso pode atrapalhar seus downloads.

Se quiser saber mais sobre todos os processos do App Store Optimization, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo!

Fale conosco

#Sucesso 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?