MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar sobre o que é identidade visual? Cada indivíduo tem um conjunto de características que formam o seu ser, como o nome, personalidade e aparência, que faz com que uma pessoa seja lembrada e reconhecida por outras.

Com uma marca não é diferente. A identidade visual é um conjunto de elementos que faz com que o público reconheça e identifique a marca. Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe o conteúdo e descubra como a sua empresa deve criar uma identidade, como ela funciona e qual a sua importância. Entenda!

LEIA TAMBÉM: Importância de uma identidade visual de um aplicativo

Definição: o que é identidade visual?

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais responsáveis por comunicar ao público a atmosfera, os valores, a missão e visão de uma empresa, seja ela responsável por produtos ou serviços.

Basicamente, esse conjunto de elementos é a forma como o mundo e a sociedade enxergam a marca. Ele é composto por: nome, cores, tipografia, slogan, aplicação em embalagens, peças digitais de divulgação (peças de redes sociais, banners), materiais de divulgação (flyers, cartões de visita), entre outros elementos.

Ainda não ficou muito claro? Então imagine as seguintes situações: “Sempre que vejo vestidos floridos, lembro-me da Ana, é a sua marca registrada”. Ou talvez: “Não posso ver um jogo do Corinthians passando na TV que eu me lembro da Joana”.

identidade visual

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que se objetivam a se comunicar com o público.

O conjunto de características físicas, de personalidade, de gostos e costumes, formam o caráter de uma pessoa e a forma como ela é lembrada. Cada um tem uma imagem única que os diferencia dos outros.

Com uma empresa não é muito diferente. Para que uma marca seja igualmente reconhecida pelo público, ela precisa de “personalidade” e características próprias que devem ser respeitadas em todos os seus canais de comunicação.

Por exemplo, a rede de fast-food McDonald’s possui o “M” amarelo com fundo vermelho reconhecido mundialmente. Essa característica está marcada em todos os seus canais de comunicação, inclusive nas embalagens de cada produto. Mas a identidade visual vai além das características gráficas.

O discurso “Amo muito tudo isso” está presente em cada discurso e reconhecido pelo seu público. Ou seja, mais do que cores vibrantes e uma tipografia, a identidade visual faz parte de uma estratégia, missão, visão, valores, todo o conjunto que levam a marca a ser reconhecida em qualquer lugar.

Diferenças entre identidade visual, marca e branding

Identidade visual, marca e branding possuem um conceito semelhante e que podem gerar certa confusão. Entenda!
A marca de uma empresa significa o seu logotipo. Claro, em muitos conceitos, a marca pode ser uma forma de citar a empresa, no entanto, dentro do design, a marca é simplesmente a logo.

Já o branding é todo o desenvolvimento estratégico que engloba a identidade visual, a marca, como ela se posiciona, como ela se comunica, qual a linguagem que ela conversa com os clientes e por aí vai.

Quando trabalhadas juntas, a identidade visual, marca e branding, oferecem uma personalidade para a empresa, o que torna mais fácil o processo de identificação do consumidor e, consequentemente, gerando clientes fiéis e até promotores da sua organização.

mesa de trabalha com café, planilhas e canetas

Os elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação.

A importância para as empresas

O fundo vermelho com a escrita branca cursiva. A Coca-Cola é um exemplo real de uma excelente identidade visual para reconhecimento de marca.

Trabalhar com a identidade visual da sua empresa é essencial para que ela seja identificada “à primeira vista”. Afinal, ninguém existe sem identidade e isso também é válido para as empresas.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca quando bem estruturada e trabalhada, a identidade visual deve ganhar um espaço guardado no cérebro do consumidor. Como o cartão de crédito roxo, por exemplo.

Assim, o processo de escolha acaba se tornando favorável à marca, visto que, quanto mais a pessoa conhecer a marca, mais ela se sentirá próxima. Isso significa que a identidade visual cria um sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à sua empresa. Por isso, é de suma importância ter um manual de identidade visual bem definido.

mesa de trabalha com teclado, monitor e pessoa digitando

Onde se aplica a uma empresa?

Como citamos anteriormente, a identidade visual de uma empresa pode ser aplicada em qualquer canal comunicativo, como:

  • Cartão de visita;
  • Site;
  • Banner;
  • Flyer;
  • Redes sociais;
  • Uniforme;
  • Estrutura física da empresa;
  • Copos, camisetas, bottons;
  • Adesivos;
  • Entre outros elementos.

Entenda como funcionam os processos de criação da identidade visual que a sua empresa precisa.

Conheça os 5 elementos que compõem a identificação visual

Conheça alguns dos principais elementos gráficos que compõem a identidade visual de uma marca.

Logo

É a identidade da sua marca. Ela precisa ser atemporal, única, atraente e ainda passar confiança e profissionalismo. É preciso considerar a aplicação em vários ambientes, seja no digital ou no offline.

Paleta de cores

Definir uma paleta de cores para sua marca é fundamental para garantir uma identidade de marca. Usar a psicologia das cores e entender suas combinações é fundamental para trazer um design mais agradável e atrativo.

Fotos e imagens

Imagens bonitas e de alta qualidade são essenciais para atrair o seu público. No entanto, não bastam imagens bonitas, cada empresa tem um estilo, uma iluminação, composição, cores e sensações diferentes, logo, tudo precisa ser muito bem definido com antecedência para seguir um padrão em sites, blogs e redes sociais.

Tipografia

Escolher a fonte padrão é fundamental para aumentar a memorização da empresa na hora de se comunicar com seu público. A tipografia ajuda a criar uma associação com a sua marca, seja ela elegante, séria, divertida, entre outros.

Tom de voz

A voz da empresa também precisa refletir sua marca. Uma linguagem mais formal ou informal? Gírias ou não? Enfim, defina o seu tom de voz para aplicar em toda a comunicação escrita, seja online ou offline.

Conte com a MadeinWeb para desenvolver a identidade visual da sua empresa com todos os elementos necessários para construir uma identidade forte e personalizada. Nosso time de especialistas está pronto para te atender, fale conosco.

Siga também o nosso Instagram.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário com dúvidas ou sugestões. Ficaremos felizes em te ouvir.

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?