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Leitura: 6 minutos

 

Mobile Marketing é um conjunto de estratégias de marketing. Ele visa atrair a atenção dos consumidores, além de poder influenciá-los na hora da compra.

O Mobile Marketing pode ser feito, por exemplo através de:

  1. SMS.
  2. Redes sociais.
  3. APPs.
  4. Entre muitos outros.

Portanto, ele  funciona em tudo o que você pode acessar por meio de smartphones e outros dispositivos móveis.

 

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O Mobile Marketing se trata principalmente do marketing voltado para os dispositivos móveis

Do que se trata o Mobile Marketing?

Com o avanço da tecnologia, o público de dispositivos móveis está em constante expansão. Como consequência, seus usuários fazem chamadas e escrevem SMS, além de navegar em sites e fazer compras usando smartphones, entre outras tarefas. Por isso, o Mobile Marketing é tão importante. 

As empresas estão tentando mover suas estratégias para onde está seu cliente. Portanto, hoje é difícil pensar em uma estratégia de marketing que não inclua uma campanha com um público móvel.

Desse modo, esta pode ser uma ótima chance para as empresas se aproximarem do seu público. Como resultado, uma das estratégias  é o Mobile Marketing.

Continue lendo sobre Mobile Marketing e saiba mais!

 

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As vantagens do Mobile Marketing estão ligadas ao crescimento dos dispositivos móveis e às compras feitas através deles

 

4 vantagens do Mobile Marketing

Os smartphones fazem parte da rotina de quase todo mundo e o número de usuários só cresce ano após ano. Para você entender quais vantagens o Mobile Marketing pode levar à sua empresa, confira a nossa lista.

As principais vantagens do Mobile Marketing estão ligadas ao(à):

  1. Número de compras via mobile sempre crescente.
  2. Segmentação dos usuários por região.
  3.  Crescimento de uso dos Apps.
  4. Comunicação mais rápida com o público.

Saiba mais sobre cada um desses benefícios a seguir.

1.O número de compras via mobile está crescendo junto com o Mobile Marketing

Atualmente, as pessoas estão fazendo compras através dos dispositivos móveis. Portanto, deixando de investir em Mobile Marketing, sua empresa estará perdendo a chance de alcançar seu público e, além disso, de vender mais.

2.Você pode dividir os usuários de acordo com o local

Um dos problemas comuns em uma estratégia de Marketing Digital é a divisão por região.

Isso é muito importante para negócios locais. Neles, o ideal é atrair apenas usuários que estejam próximos do comércio.

Porém, grande parte dos aparelhos móveis disponíveis no mercado possuem localização por GPS. Pode-se explorar então esse padrão na criação de campanhas de Mobile Marketing.

Esta funcionalidade permitirá que sua empresa exiba anúncios apenas para os usuários que estão em uma cidade ou bairro específicos, próximos de seu negócio.

Com isso, você irá atrair apenas os usuários com potencial de se transformar em clientes. Dessa forma, economiza no desenvolvimento de suas campanhas promocionais e aumenta a taxa de conversão.

3. O uso de aplicativos está cada vez mais popular entre os usuários

O Brasil já é o 5° país no ranking global de tempo despendido com o Smartphone, atrás apenas da Indonésia, Tailândia, China e Coreia do Sul. Este dado é do relatório “Estado de Serviços Móveis” elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie.

Além disso, o nosso país já tem 230 milhões de celulares ativos, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Enquanto o número de smartphones em todo o mundo aumentou, cresceu também o uso dos aplicativos no dia a dia dos seus usuários. E muitos destes aplicativos podem, portanto, ser ótimas oportunidades de negócio para sua empresa.

4. Aparelhos móveis permitem comunicação mais rápida com o público

Nos últimos anos, a comunicação ficou cada vez mais fácil e rápida, de forma que as pessoas buscam por respostas rápidas e estão checando as notificações em seus aparelhos o tempo todo. 

Esta característica pode aumentar ainda mais a eficiência de suas mensagens. Isto porque ela facilita a interação com seus clientes e, com isso, a conquista de soluções.

Através de um SMS, você pode informar os clientes sobre promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real, de forma que o serviço fica mais barato e eficiente que o envio de mala direta, por exemplo.

Como usar os Apps como um caminho para o Mobile Marketing?

Apps como por exemplo o Facebook, Snapchat e Instagram caíram no gosto do público. Eles são usados diariamente pelos usuários, seja para se comunicar ou se informar.

Sendo assim, sua empresa também pode utilizá-los para construir um relacionamento próximo com seus clientes, porque isso aumenta a visibilidade de sua marca.

Até mesmo os jogos para celular podem ser usados em sua estratégia de marketing, já que eles ajudam sua empresa a alcançar um número maior de pessoas e, acima disso, aumentar suas vendas.

Estes aplicativos devem ser usados para a sua empresa ficar presente no dia a dia de seus clientes. Isso os deixa a um toque de distância para entrar em contato com sua marca.

 

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As práticas para investir em Mobile Marketing envolvem suas ações com o cliente, com o produto e com as redes sociais

Melhores práticas para investir em Mobile Marketing

Em qualquer estratégia de marketing adotada por sua empresa, é essencial seguir algumas das melhores práticas do mercado. Dessa forma, suas ações conquistam todas as respostas esperadas. 

Estas práticas não devem ser encaradas como regras. Porém, o ideal é que você leve-as em consideração para evitar problemas.

Você pode focar em múltiplos canais como SMS, Facebook, Instagram, e-mails, sites… Mas é importante lembrar que cada canal tem uma linguagem, um visual e uma abordagem diferentes.

No caso dos sites, você precisa otimizar os textos, deixar os parágrafos mais curtos para que ele não fique muito extenso no visor do celular. Isso serve também para os formulários, que precisam ser menores.

Além disso, quanto mais rápido as páginas carregarem, melhor. Por isso, as poucas imagens que o site tiver, precisam ser leves. Isso serve também para o e-mail marketing.

Com isso, você pode ter mais resultados com suas ações.

Além das ações citadas acima, ainda há outras práticas para investir em Mobile Marketing. São elas:

  • Não ser intrusivo demais

A linguagem precisa ser simples e direta. Contudo, ela não deve ser muito insistente para não incomodar o usuário;

  • Focar nos benefícios que você poderá entregar

Mais do que focar na venda em si, foque também no que você poderá oferecer ao usuário;

  • Seja honesto com seus clientes

 Ofereça somente o que poderá cumprir. Utilize portanto interações que sejam claras e objetivas;

  • Explore as redes sociais

 Compartilhe conteúdos relevantes. Interaja também com seus seguidores e, principalmente, poste com constância.

 

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As ações de Mobile Marketing podem ocorrer via SMS, Bluetooth e QR Code

3 ações de Mobile Marketing que podemos realizar

São várias ações que sua empresa pode realizar na construção de sua estratégia de Mobile Marketing. 

Entre as ações mais populares podemos destacar:

  • SMS Marketing

Esta é uma das primeiras estratégias de Mobile Marketing que as empresas exploram e ainda é uma das mais importantes. Consiste principalmente no envio de mensagens de texto para as pessoas previamente cadastradas nas listas de contato.

É muito útil para manter o relacionamento com os clientes. Serve para lembrá-los de datas de pagamento, status de pedidos, envio de promoções, além de oferecer informações sobre últimos lançamentos ou até mesmo efetuar cobranças.

  • Bluetooth Marketing

O Bluetooth Marketing é uma estratégia de marketing que usa a funcionalidade do Bluetooth nos aparelhos mobile para compartilhar arquivos com as pessoas. Também pode informá-las sobre seus produtos e serviços.

Estes arquivos podem ser uma lista de produtos de uma empresa, o catálogo de compras ou até mesmo arquivos em vídeo promovendo o estabelecimento.

Portanto, é uma estratégia muito usada por negócios locais, tendo em vista que o alcance do sinal bluetooth é relativamente pequeno.

  • QR Code Marketing

O QR Code Marketing é uma tecnologia que pode gerar ótimas soluções para a sua estratégia de Mobile Marketing.

Trata-se de um código de barras em 2D. Nele, o usuário de smartphone usa a câmera para a fazer a leitura e durante esse processo, vai em direção à outra página.

Da mesma forma, inserindo um QR Code em um panfleto de sua empresa, você poderá guiar os usuários para o site da companhia. Esse site, por sua vez, pode ter mais detalhes sobre o que você está promovendo.

Usando um código de QR Code na embalagem de seus produtos de forma similar, ele poderá guiar seus clientes para um vídeo de como usá-lo de forma correta. Em outras palavras, isso facilita sua ligação com eles e torna sua empresa mais próxima.

 

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Para aplicar o Mobile Marketing na sua empresa, o melhor é procurar uma equipe especializada neste ramo

Como aplicar o Mobile Marketing na minha empresa?

Você pode optar por contratar pessoas internas com as aptidões necessárias. Porém, a maioria das pessoas opta por trabalhar com uma equipe que tem experiência no Mobile.

Se quiser saber mais sobre todos os processos do Mobile Marketing, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo!

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