MadeCriativa

MadeCriativa

Leitura: 4 minutos

UI (User Interface) Design é uma área que estuda o meio pelo qual alguém interage ou controla um software, app ou dispositivo e pode-se fazer essa interação através de elementos que forneçam ações entre o dispositivo e o usuário, como botões, menus e outros comandos que interagem de forma direta com o usuário. 

Em outras palavras, o UI é a parte visível do projeto, o meio pelo qual o usuário interage. É a interface gráfica do produto. Porém, ao mesmo tempo, o UI não se limita apenas à parte visual, já que essa modalidade define, sobretudo, como será feita a interação entre o usuário e o meio, sendo conexo ao UX Design

Os UI Designers precisam antecipar as necessidades do usuário e garantir que a interface seja de simples uso e acesso, além de garantir uma boa experiência de interação, reduzindo qualquer problema ou frustração que a pessoa possa ter com o produto.  

Quer saber mais sobre o UI Design e sua importância? Então continue a leitura! 

Qual a importância do UI Design?

Os usuários costumam notar primeiro o design do aplicativo, por isso o UI Design também tem importância.

O design de um produto é uma das partes mais importantes dele. Um bom design define o sucesso do negócio, já que é provavelmente a primeira coisa que o cliente vai notar na hora de adquirir o produto.

Além do User Experience (UX Design), a User Interface é muito importante para que a experiência do cliente seja a melhor possível, afinal, uma boa experiência deve vir no pacote junto com uma boa interface.

Qual a diferença entre o UI Design e o UX Design? 

Tanto o UI quando o UX são áreas que se encontram dentro do design gráfico, mas enquanto, um possui enfoque na experiência do usuário, o outro foca na interface do mesmo. Essas duas modalidades estão se tornando cada vez mais essenciais na criação de qualquer produto hoje em dia. 

O UI Designer é responsável por projetar o layout e os elementos interativos, de modo que seja possível prever os possíveis estados do produto (online e offline, por exemplo) e como esses dois modos podem atuar juntos. 

Já o UX tem mais enfoque na experiência que o usuário vai ter ao interagir com a interface. O UX Design, por sua vez, tem mais a ver com a emoção que o indivíduo vai sentir ao usar o seu produto, seja ele um website, app, sistema web, entre outros. 

Por que essas áreas são tão importantes para os usuários de apps?

Uma boa ou má experiência dos usuários garante o sucesso do seu aplicativo. E para um bom app, é preciso ficar atento ao seu UI Design

Ao pensar na experiência do usuário, ela precisa ser positiva em todos os aspectos, desde o visual até a hora em que ele fecha o produto. Então, mesmo que o seu negócio não seja 100% digital, a UX é essencial para ele.

Uma má experiência pode ser um ponto de decisão para fechar um negócio ou manter um cliente, pois ele escolhe as empresas que falam sobre e buscam garantir uma boa jornada em todas as etapas do funil de vendas. 

Uma boa experiência de usuário pode ajudar a gerar mais oportunidades de venda e fechar mais negócios. Do mesmo modo, o contrário também é verdade.

Por que utilizar o UI Design e o UX Design em conjunto? 

O UI Design e o UX Design se completam, apesar de trazerem resultados satisfatórios separadamente.

Tanto o UI Design quanto o UX Design são muito importantes para o sucesso de um negócio. Geralmente, as empresas ficam em dúvida de qual dos dois priorizar. A resposta é: ambos, porque eles se completam e, de formas separadas, podem trazer ótimos resultados. 

Dentre as principais vantagens de utilizar os dois, destacam-se: 

1. Geração de mais valor para o público-alvo

Uma boa interface de um produto digital pode superar a interação humana. Ademais, gerar conhecimento e valor para o usuário é muito importante. Para isso, você deve conhecer a sua persona e saber como usar tanto o UI Design quanto o UX Design para alavancar o produto. 

Gerar valor para o público nunca é demais, afinal, um bom produto provém de uma boa experiência. E se os seus clientes gostarem disso, eles irão voltar.

2. Fortalecimento da marca

Hoje em dia, com a internet e as redes sociais ganhando força, qualquer experiência desastrosa pode viralizar em alguns segundos. Uma experiência boa também. Então,  fornecendo uma boa jornada para os consumidores, sua marca pode se fortalecer e, nesses casos, o famoso “marketing boca a boca” pode ser extremamente útil. 

3. Maiores chances de retenção de usuários 

Atualmente, com a grande quantidade de informações disponíveis no digital, é muito difícil conseguir reter usuários. Por isso, é preciso fornecer a melhor experiência para eles. Afinal, quantas vezes você chegou a desinstalar um app ou saiu de um site porque ele não te agradou? 

Portanto, uma boa união da interface com o design pode ser a chave para a grande retenção de usuários plenamente satisfeitos com o produto ou serviço oferecido. 

4. Aumento de conversões 

Nada é mais importante do que uma conversão. É esse o objetivo de toda estratégia digital. Com uma boa junção da interface com o design, a conversão é certa. 

Mesmo depois de ver resultados positivos, pode-se continuar otimizando os esforços e alcançar objetivos ainda maiores de forma regular.

Você sabia da importância do UI Design? 

Nós, da MadeinWeb, somos especialistas em UI Design e garantimos as melhores soluções para o seu negócio!

Converse com um de nossos especialistas. 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?