MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 6 minutos

UX Design significa literalmente User Experience, traduzindo para o português: “Experiência do Usuário”. Essa é uma estratégia com ações que vão além do design, pois garante a entrega do melhor conteúdo de forma responsiva, agradável, organizada e intuitiva. 

O UX está na boca do povo e você com certeza já deve ter ouvido falar, especialmente na hora de criar um site ou aplicativo. Existe um trabalho de UX em toda a jornada do usuário, garantindo uma boa navegação na internet, até a hora de adquirir um produto ou serviço. Para entender melhor sobre como funciona essa estratégia, continue a leitura! 

O que é UX Design? 

Jovem_designer_ux_trabalhando

O UX Design é um conjunto de elementos relacionados a experiência do usuário com um produto ou serviço

UX (User Experience). É literalmente a experiência que uma pessoa tem em relação a um determinado produto ou serviço. Quando essa pessoa se interessa, pesquisa, questiona, comenta e compra um determinado produto/serviço, ela já usufrui da User Experience (UX). 

Isso significa que o papel do UX Designer é garantir que cada etapa da jornada do usuário seja simples e intuitiva. 

Já aconteceu de você baixar um aplicativo ou entrar em um site e acabar desistindo porque achou complicado demais para usar? Seja por não conseguir finalizar um pagamento, se deparar com um formulário extenso demais ou simplesmente porque os produtos não estão bem informados. 

O UX Design é a combinação de usabilidade, tecnologia, intuição e empatia para assegurar que esses problemas não prejudiquem a sua marca, garantindo tranquilidade e facilidade para quem compra. 

As necessidades dos consumidores devem ser pensadas tanto de formas práticas quanto emocionais, afinal, tudo está interligado e, claro, influencia na experiência com a marca. Essa percepção de marca não se limita a um único ponto de contato, mas reflete em todos os pontos de interação que a pessoa tem com a plataforma da sua empresa. 

Dessa forma, é muito importante que o profissional de UX Design pesquise, realize testes e mais testes para colaborar nos objetivos de crescimento do seu negócio e impactar as pessoas de forma positiva. 

Converse com um de nossos especialistas em UX Design

Pilares de um bom UX Design

Para assegurar que a sua empresa ofereça uma boa experiência de usuário, é preciso se colocar no lugar do consumidor durante toda a construção do projeto. Separamos algumas perguntas que podem te guiar nesse processo: 

  • Como esse produto vai auxiliar as pessoas?
  • O que ele precisa fazer?
  • Que tipo de funcionalidade deveria ter?
  • O que deveria ficar de fora do produto, para não complicar desnecessariamente o seu uso?
  • O que é relevante ou não nesse contexto? 
  • Qual a hierarquia das informações, ou seja, quais são os itens mais importantes?
  • Como seria a forma mais intuitiva de estruturar as informações?
  • Quais gatilhos podem ajudar o usuário ao longo do processo?
  • Como deixar as telas mais intuitivas para as pessoas?

O principal foco é fazer com que o usuário consiga usar o seu produto facilmente. Para isso, o UX Designer precisa pensar:

  • Nas necessidades desse usuário: o que ele busca no seu produto, quais as principais dores, etc; 
  • Na usabilidade do produto, pois não adianta ter a melhor solução para o cliente se o produto não funcionar ou apresentar muitas barreiras para o usuário;
  • No encantamento e satisfação, afinal, o layout precisa ser agradável e amigável, e oferecer assertividade na solução.

Diferença UX Design e UI Design

esquema_de_desenho_ui_design

Diferente do UX Design, que trabalha com a experiência do usuário, o UI Design realiza conceitos e faz testes de interface

O UI Design, ou Design de Interface, trabalha na prototipagem, ou seja, ele cria versões de baixa e alta fidelidade para validar conceitos e realizar testes de usabilidade do produto. 

Isso significa que o UI Design atua em uma das frentes do UX Design, visto que o UX se responsabiliza mais pelas pesquisas e análises de dados para garantir um produto com alta efetividade. 

UI Designers também são responsáveis pelo desenvolvimento de interfaces de voz e tela, pensando na usabilidade e também no visual de cada projeto. 

Diferença entre UX e CX 

Fala-se também da diferença entre o conceito de UX (User Experience) e CX (Customer Experience), no qual ambos se referem à satisfação de uma pessoa referente à marca. 

No entanto, enquanto o UX está associado à experiência propiciada por um produto interativo (como aplicativos, sistemas ou interfaces de qualquer natureza), o CX se conecta com a jornada mais ampla do cliente ao longo de seus pontos de contato com a marca (relação com o branding, processo de compra, atendimento, sucesso do cliente, etc.).

Leia também: O QUE É UX DESIGN E PARA QUE SERVE?

8 benefícios em investir no UX Design 

Desenvolvedor_de_UX_Design_projetando_um_app

Entre os principais benefícios do UX Design está a redução do tempo e gastos com suporte. Saiba mais!

Agora que você já sabe o que é UX Design e como ele atua, é hora de conhecer alguns dos muitos benefícios que ele pode oferecer para a sua marca e, claro, para os seus clientes. Confira! 

1. Processo de venda mais fluído

Como mencionamos anteriormente, o UX tem como objetivo melhorar a usabilidade de um site, por exemplo. Quando o produto possui um bom UX, ele se vende mais facilmente, pois já desperta a necessidade e o desejo do usuário. Dessa forma, quando um vendedor entra em contato (caso necessário), fica muito mais fácil fechar negócio.

2. Produto ideal para o usuário 

O UX Design leva respostas e validações de forma rápida e estratégica, baseado em muita pesquisa, testes e aprovações. Dessa forma, o seu produto oferece um resultado muito mais assertivo e alinhado com suas expectativas. 

3. Redução do tempo de implantação

Vamos supor que o seu produto seja um aplicativo. Com as práticas de UX, você não precisa gastar tempo, esforço e dinheiro treinando novos usuários para usar seu aplicativo, pois a sua interface será intuitiva, tornando-o mais fácil de ser entendido pelo usuário. 

4. Redução do tempo e gastos com suporte

Continuamos com o exemplo do aplicativo. Sem as boas práticas de UX, a cada dificuldade ou barreira que o seu cliente encontrar no App, ele tentará entrar em contato com o seu suporte ou simplesmente vai desinstalar o programa do seu aparelho. 

Para não se deparar com esses problemas, o UX Design consegue criar produtos amigáveis, com as previsões dos principais pontos de dúvidas, tal como a solução. 

5. Evite cancelamentos após a compra 

Sabemos o quanto custa atrair e converter clientes, tanto em tempo e esforço, quanto em dinheiro. Para não desperdiçar a aquisição, sua empresa precisa trabalhar a comunicação e atendimento de forma eficaz para resolver qualquer situação e manter o usuário satisfeito. 

O UX também pode colaborar nesse setor ao explorar estratégias de Product Lead Growth (PLG), onde seu produto atua ativamente na retenção do usuário e crescimento via hacks internos.

6. Vantagens para o seu cliente 

Quando o usuário se depara com uma solução projetada para ele e encontra uma proposta que agregue valor em seu dia a dia, ele com certeza enxergará vantagens no seu produto. Por isso, entregar uma boa experiência de usuário colabora para que logo nos primeiros contatos da sua marca com o cliente, ele já consiga perceber satisfação e ganhos.

7. Foco na dor do usuário 

Devido a tantas pesquisas e testes, o UX Designer entende de fato quais as necessidades e dores daquele público-alvo. Assim, ele consegue projetar e desenvolver um produto certeiro que resolva os problemas desses usuários. 

8. Engajamento com a sua marca

Quanto mais completo, intuitivo e fácil forem os recursos dos seus produtos digitais, mais engajado o usuário se torna à solução e a sua marca. Esse engajamento aumenta a confiança e espaço na vida do cliente que, quando gosta de uma coisa, vai indicar aos amigos e trazer pontos positivos nas redes sociais. 

Viu como uma simples solução pode trazer inúmeros benefícios para a sua marca? Quanto desse processo já é realidade no seu negócio? Se você, como empresa, gostaria de se tornar mais competitiva e oferecer experiências inovadoras, conte com a MadeinWeb

Contamos com uma equipe de UX Design especializada para garantir a melhor interface, usabilidade e facilidade que o seu cliente espera da sua marca. Entre em contato conosco e fale sobre o seu projeto, ficaremos felizes em colaborar! 

Para mais dicas como essa, acompanhe também o nosso Instagram e LinkedIn.

Compartilhe

Matérias relacionadas

O que podemos fazer
pelo seu negócio?