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Fazer um negócio se desenvolver realmente não é uma das tarefas mais fáceis e ter o melhor produto ou serviço nem sempre é a garantia de sucesso, é preciso ir além disso e o primeiro passo é e sempre será: executar o básico com perfeição.

Todos os negócios quando iniciam suas atividades pensam em lucratividade. De certa forma não estão errados, mas você já parou para pensar que conquistar clientes e vender mais são reflexos de outros fatores?

Pois é! Imagine duas padarias: uma, detém padrão de funcionamento, colaboradores uniformizados, a infraestrutura é agradável e a outra tem aspecto visual negativo, abre quando quer e apenas uma pessoa no caixa. Qual delas tende a vender mais?

A primeira, obviamente! Ainda que a segunda tenha o melhor pão, ela não se preocupa com outros pontos que não seu principal produto, ou seja: ela oferece algo bom, mas vende pouco e acredite, isso ocorre com frequência.

Assim acontece com inúmeros negócios, que atentam-se somente aos objetivos comuns (vendas, por exemplo) e não se dão conta de fortalecer todas as pontas que o compõe, cometendo erros consecutivos que resultam diretamente no lucro.

Por isso, existem três pilares primordiais a qualquer negócio e eles devem ser cuidados com a maior das atenções.

Os pilares de um negócio

Ter controle sobre eles não irá fazer seus negócios triplicarem a receita em pouco tempo, mas eles são o caminho para atingir essa meta.

Fazendo jus ao nome ‘pilar’ são os grandes responsáveis por sustentar o negócio e fazer com que ele atinja o alto de seu desempenho e possa evoluir de modo contínuo.

Mas quais são os principais pilares?

Processos

Como o próprio nome sugere, os processos internos de uma organização ditarão o ritmo de como ela funcionará sobre tudo o que a engloba: planejamento, gerenciamento de setores, controle de verba, ações externas, dentre outros.

Ter conhecimento dos processos é fundamental ao negócio, ou melhor dizendo, mapeá-los é um dever.

Realizar o mapeamento é útil para não perder de vista todos os processos que ocorrem dentro da empresa e além disso, serve para sempre buscar melhorias, tendo em vista que eles podem ser otimizados sempre que necessário.

Para tal, o Ciclo PDCA é interessante de ser implantado:

Plan (planejar): fase de identificar o objetivo a ser alcançado e estruturar o plano de ação para solucionar os problemas encontrados;

Do (fazer): momento de colocar em ação o plano já traçado;

Check (checar): coletar os dados mensuráveis, analisados para observar se houve melhora no processo desde a aplicação do ciclo;

Act (agir): se os dados colhidos na etapa anterior forem insatisfatórios, serão efetuadas ações corretivas com a reiniciação do ciclo e um novo plano.

Pessoas

Elas são, sem sombra de dúvidas o ativo mais valioso de uma empresa. Pense bem, o planejamento pode ser o mais assertivo da face da terra, mas quem irá executá-lo?

Motivar os colaboradores é essencial ao negócio, seja com recompensas materiais ou não como bonificações e até mesmo um dia de folga. Essa medida faz com que todos vejam valor em seu trabalho e deem o seu melhor.

Relacionado a isso, as organizações têm implantado a cultura empresarial a fim de atrair e reter integrantes identificados com a mesma causa. A prova disso é o Grupo Ideal Trends, detentor de uma cultura modelo.

Grupo Ideal Trends, pessoas e sua cultura

Constituído por 21 empresa de diversos segmentos, o Grupo Ideal Trends foi fundado em 1995 pelo seu CEO José Paulo Pereira Silva.
O criador do Grupo Ideal Trends, José Paulo, é engenheiro de produção, mestre e doutor em administração de empresas e pós doutor em relações internacionais pela FCU/USA.

A cultura do Grupo Ideal Trends também foi idealizada por José Paulo Pereira Silva e é baseada em seus estudos, experiências profissionais e pessoais.

Com capacitação teórica e prática, implantou a cultura empresarial do Grupo Ideal Trends cuidadosamente, fundamentada em cima de 10 princípios:

  • Sonhar grande;
  • Meritocracia;
  • Formar líderes;
  • Ser exemplo;
  • Resultados;
  • Agir como dono;
  • Simplicidade e franqueza;
  • Empresa enxuta;
  • Trabalho duro;
  • Integridade.

Detalhes sobre a cultura – Grupo Ideal Trends

A cultura interna faz com que todos sintam-se identificados, rumem mesmo ao objetivo e se realizam pessoal e profissionalmente.

Produtos

Quando citados lá no começo pareceu até que eles pouco importam, mas na verdade são fundamentais (até porque estão ligados diretamente ao faturamento, não é mesmo?).

A ideia de ter o melhor produto passa sempre por pensar no consumidor, afinal, ele precisa resolver seus problemas assim que adquirido.

Por esse motivo, conhecer o público com profundidade é importante, pois quando se sabe o que eles procuram e necessitam, fica mais fácil sanar suas dores.

Diferente da ‘onda’ que vem crescendo com o Youtube e demais redes sociais, não há fórmula mágica para um negócio ter sucesso e faturar 1 milhão em poucas semanas é façanha de pouquíssimos.

Em resumo, cada negócio tem a sua necessidade, no entanto, todos que obtiveram êxito cuidaram muito bem desses três pilares mencionados.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

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