Picture of MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 5 minutos

As tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada já estão presentes no cotidiano de usuários e desenvolvedores. Com elas, os clientes têm um novo olhar sobre projetos e produtos, o que demanda uma atenção ainda maior nos processos de criação. 

Entre os principais objetivos desses tipos de realidade está a aproximação dos clientes de soluções tecnológicas. Além de visitar exposições em outras cidades, por que não trazer o ambiente para dentro de smartphones ou óculos de realidade virtual? Isso já é possível. 

Contudo, existem diferenças entre as soluções de realidade aumentada e de interação virtual. A primeira está ligada diretamente a projeções de elementos no ambiente real, enquanto a segunda depende de certos equipamentos para visitar o mundo virtual. 

Quer saber mais sobre as realidades e os benefícios que elas podem trazer para os seus produtos? Continue com a gente e descubra mais sobre as tecnologias. 

A realidade aumentada está presente em jogos e apps

O que é realidade aumentada na prática? 

A realidade aumentada já faz parte da rotina dos usuários ao redor do mundo. Jogos de smartphone, por exemplo, viraram febre mundial por trazer personagens conhecidos do mundo dos games para o ambiente real onde o jogador executa comandos. 

Neste tipo de realidade, o usuário precisa da câmera do celular ou do tablet para aproveitar a experiência de realidade aumentada. Além disso, a tecnologia depende de outros três fatores: 

  • Um objeto ou campo real, onde haverá a interação do elemento virtual;
  • Uma aplicação que fará a leitura da imagem captada; 
  • O próprio dispositivo, que fará a devolução do sinal e criará a interação. 

A realidade aumentada está mais presente do que nunca na vida do usuário. Quem nunca experimentou os efeitos fotográficos das redes sociais, como no Instagram e no Snapchat? Eles também fazem parte da realidade aumentada e da rotina de quem usa os apps

Outra tecnologia de realidade aumentada que está presente no cotidiano são os QR Codes. Em alguns locais, como pontos turísticos, os visitantes podem escanear o código disponível e descobrir informações completas sobre um determinado local ou peças artísticas.

A realidade virtual, por sua vez, depende dos óculos VR ou de outras tecnologias para ser utilizada

Como funciona a realidade virtual?

A realidade virtual é composta por um ambiente simulado, gerado por computador. Neste caso, o mundo real que observamos é substituído por um completo ambiente virtual. Mas como isso é possível? Graças aos óculos VR, ou seja, óculos de realidade virtual. 

O acessório permite que o usuário coloque o smartphone na frente dos olhos, simulando que ele está, de fato, dentro do cenário. De acordo com a tecnologia, o usuário pode se movimentar na realidade simulada com comandos executados pelas mãos ou na cabeça. 

Existem ainda capacetes que proporcionam ao usuário uma experiência completa dentro de um universo virtual, mas acabam tendo um custo maior. Além disso, no mercado, existe a opção de comprar óculos VR com headset para ampliar ainda mais a realidade capturada. 

Assim como acontece na realidade aumentada, a realidade virtual já faz parte do cotidiano das empresas. Alguns jogos eletrônicos são desenvolvidos para tecnologia, mas ela também pode ser usada para conhecer ambientes em dimensões reais.

Leia também: Tem uma ideia de app? Como torná-la prática?

Por que desenvolver projetos de cada realidade para empresas?

A tecnologia evoluiu em níveis acelerados nos últimos anos. Junto com ela, estão as transformações que os usuários têm passado. Por isso, as empresas devem pensar em como apresentar os seus projetos e, junto, oferecer a melhor experiência para o cliente. 

Com as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, as empresas conseguem encantar o usuário de um jeito jamais visto. E o melhor: elas podem ser incluídas em diversos setores, incluindo construção civil, engenharia automobilística, entre outros. 

Imagine que um cliente está em busca de um imóvel para alugar ou comprar. A construtora responsável pode capturar o ambiente completo de uma planta decorada, convertê-lo em um projeto virtual e disponibilizar para que os clientes visitem o local antes de comprar. 

É uma experiência inovadora, não é? Algumas empresas que fabricam tintas já investem na realidade aumentada para verificar como determinadas cores ficariam em certos ambientes.  

Grandes expectativas para o mercado

Em 2019, um levantamento realizado pelo grupo financeiro multinacional Goldman Sachs previa que o mercado das ferramentas de imersão teria valor estimado de US$ 2,6 bilhões até 2025. 

Por outro lado, o cenário é ainda mais promissor em estudos recentes. Segundo levantamento feito pela Snap e a Deloitte Digital, os investimentos relacionados à criação de tecnologias de realidade aumentada somarão US$ 72,8 bilhões em 2024. 

De acordo com os índices, percebe-se uma tendência promissora para as empresas especializadas no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada e realidade virtual.

Leia também: Soluções omnichannel: conheça essa estratégia

Como desenvolver tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual?

A imersão presente nos projetos de realidade aumentada e realidade virtual agrega valores maiores para os usuários. Mas, para que a tecnologia consiga chegar aos resultados certos, a empresa responsável deve buscar o auxílio de especialistas na área. 

Além disso, as empresas precisam descobrir respostas no mercado além da venda. Por isso, encantar o cliente entra na lista de itens essenciais para fidelizá-lo. 

Cada etapa do projeto deve ser desenvolvida com riqueza de detalhes e proporcionar uma experiência completa, sobretudo, imersiva e única. Saiba mais!

1. Busque empresas especializadas

Os projetos desenvolvidos com realidade virtual e realidade aumentada podem transformar a maneira que consumidores enxergam produtos. Mas, para isso, é necessário desenvolver soluções que tragam uma excelente experiência, e empresas especializadas podem ajudar. 

As companhias que desenvolvem os produtos com essas realidades têm a estrutura e os recursos técnicos necessários para criar grandes soluções. Além disso, elas possuem maior expertise para lidar com possíveis obstáculos e corrigir erros nas plataformas. 

A MadeinWeb possui especialistas no desenvolvimento de projetos com realidade aumentada e realidade virtual. A partir de diversos testes e estudos, criamos as melhores soluções para a sua empresa proporcionar experiências inovadoras ao cliente. Confira

2. Faça estudos sobre o objetivo do projeto

Junto com a equipe técnica escolhida, é importante entender qual será o objetivo do projeto e como ele impactará o usuário. Por isso, cabe o desenvolvimento de estudos e análises profundas durante o desenvolvimento do produto para chegar ao melhor resultado. 

A etapa de criação é o ponto ideal para localizar os desafios da solução e corrigi-los para oferecer as melhores experiências. Além disso, observar o que o mercado tem feito é uma forma de buscar referências na criação da ferramenta de realidade virtual ou aumentada.

3. Acompanhe os resultados do projeto

Os projetos de realidade aumentada e realidade virtual precisam ser acompanhados e atualizados após o lançamento. Desse modo, a ferramenta pode receber novas funcionalidades que tragam uma maior interação do cliente. 

O acompanhamento do projeto também diminui as chances de erros relacionados ao funcionamento e interação com a plataforma. Por isso, as empresas precisam investir na manutenção regular da solução. 

Quer conhecer mais sobre os projetos da MadeinWeb? Descubra as soluções que já desenvolvemos para os nossos parceiros. 

Gostou do artigo? Deixe nos comentários. 

Veja também: Data-Driven Marketing: o que é e para que serve?

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?