MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 3 minutos

Você já ouvir falar sobre o Black Hat SEO?

Dentro do marketing digital, existem diversas estratégias que podem ajudar você a ter melhores resultados, sejam elas pagas como anúncios, ou até gratuitas, como por exemplo o SEO. 

Também conhecido como Search Engine Optimization, essa estratégia serve para deixar seu site no topo das pesquisas do Google, ganhando mais visibilidade, e fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo. 

É uma ferramenta extremamente flexível que funciona para qualquer negócio, desde uma empresa de piso industrial até mesmo um empreendimento de cursos online. 

Mas não se confunda: SEO é totalmente diferente de Back Hat SEO, se você optar pela segunda, pode acabar sofrendo graves prejuízos no seu negócio. Mas, você sabe o que este termo significa? No post de hoje, vamos abordar o que é Black Hat SEO e como essa estratégia pode prejudicar seu site. 

O que é o Black Hat SEO?

Como dito anteriormente, o SEO busca através de estratégias, posicionar da melhor maneira possível, o seu site, para que ele funcione, é preciso realizar a utilização de palavras-chave, como por exemplo tinta térmica, subtítulos e títulos chamativos, texto coerente e imagens. 

Já no Black Hat, consiste em “burlar” todas essas regras, montando um conjunto de ações que enganam o algoritmo do Google, e fazem com que seu site esteja em primeiro nos mais buscados sem possuir nenhuma estratégia de SEO. 

Ou seja, ele dribla o Google fornecendo um conteúdo fraco, mas que se encontra em primeiro nas pesquisas através de trapaças que fazem com que seu site suba para primeiro mesmo não tendo nada de mais dentro dele. 

Essa estratégia é estritamente proibida, e o próprio mecanismo recomenda a não utilização dela, mas mesmo assim, ainda vemos diversas empresas que adotam esse sistema para se promover e buscar sempre um lugar ao topo, mas a qual custo?

Como o Black Hat SEO pode prejudicar seu site

Black Hat SEO

O Black Hat consiste em “burlar” todas regras SEO para enganar o algoritmo do Google.

Um mecanismo gigante como o Google sempre realiza atualizações em seu algoritmo para identificar e banir essa prática de seu sistema, e uma vez identificados, os infratores podem sofrer punições graves. 

Penalização do seu site

A primeira forma como o Black Hat SEO pode afetar seu negócio é justamente com a penalização de seu site, caso você seja encontrado pelo Google, existem algumas medidas que podem ser tomadas como:

Queda de posições no resultado de buscas, que pode variar entre 30 ou até 950 posições; diminuição do tráfego orgânico; redução do PageRank e restringimento no posicionamento de novos conteúdos do site. 

Desvincular seu site do mecanismo de busca

Caso você receba uma penalização grave, ou seja reincidente de alguma penalização que já tenha ocorrido, seu site pode ser banido do Google, ou seja, ele nunca mais irá aparecer no resultado de buscas. 

Vamos supor que você tenha um site sobre mesa rústica de madeira, e começou a utilizar o Black Hat SEO, caso você tenha sido penalizado diversas vezes, e o Google decide banir você da plataforma, mesmo uma pessoa colocando a pesquisa exata no resultado de buscas, ela não irá encontrar seu site. 

Isso porque, você não faz mais parte e foi banido permanentemente, sofrendo um grande prejuízo já que, o Google, é a plataforma principal na hora de buscar conteúdos e informações de maneira geral. 

Como pudemos observar, o Black Hat SEO pode parecer vantajoso no começo, mas o estrago que ele pode causar em seu negócio é colossal e irreversível, então, não adote essa prática, busque sempre formas legais e aceitáveis de desenvolver seu negócio. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?