MadeTecnologia

MadeTecnologia

Leitura: 4 minutos

O que é, como funciona, e porque é que precisa de cuidados

A transformação digital e a gestão da cadeia de fornecimento são duas das tendências comerciais mais comentadas atualmente. De facto, um inquérito recente revelou que 89% dos executivos acreditam que a transformação digital é fundamental para o sucesso futuro da sua empresa. Mas quais são estes termos, e como é que têm impacto na gestão da cadeia de abastecimento? Vamos dar uma olhada… A transformação digital envolve a atualização de software, dados, processos e mesmo pessoas, para que a sua organização possa satisfazer as novas exigências da era digital.

O processo envolve a identificação de novas formas de fornecer valor aos clientes enquanto repensam os seus processos atuais. Significa também adoptar a inteligência artificial(IA), a Internet das Coisas(IoT), e outras tecnologias emergentes como parte de uma estratégia mais ampla.

 

O que é a Gestão da Cadeia de Abastecimento?

A gestão da cadeia de abastecimento é o processo de rastreio do inventário, programação de compras, controlo do estado das mercadorias em trânsito e gestão do fluxo dessas mercadorias até ao cliente final.

É uma peça crítica das operações comerciais. E, como resultado, a cadeia de abastecimento tornou-se uma prioridade máxima para muitas organizações. De facto, algumas empresas até construíram modelos empresariais inteiros em torno da otimização da gestão da cadeia de abastecimento. Estas operações abrangem múltiplas indústrias e tipos de produtos, mas têm uma coisa em comum: são complexas.

Então como é que se gere um processo tão extenso? Cria-se um sistema de gestão da cadeia de abastecimento. Isto inclui uma variedade de software, ferramentas e outras tecnologias para monitorar o fluxo do seu inventário, gerir operações, e melhorar a visibilidade.

 

Como é que a Transformação Digital tem impacto na gestão da cadeia de fornecimento?

Como mencionámos acima, a transformação digital é um empreendimento maciço. É um processo constante de melhoria, inovação, e crescimento. Por outras palavras, a transformação digital é uma viagem que nunca termina.

E a gestão da cadeia de abastecimento é fundamental para esta viagem. Por conseguinte, a transformação digital tem um impacto na gestão da cadeia de abastecimento de três formas críticas.

PrimeiroAfeta a concepção e gestão da cadeia de abastecimento. Precisa otimizar o seu inventário, melhorar a sua logística e racionalizar as suas operações para satisfazer as necessidades do novo ambiente digital.

Segundo, tem um impacto na transformação das suas operações de venda e marketing. Terá de encontrar novas formas de comercializar os seus produtos, melhorar a experiência do cliente, e gerar um maior envolvimento em todos os canais.

Por último, tem um impacto na transformação da cultura da sua empresa. Precisará de atualizar os seus esforços de recrutamento para assegurar que a sua organização tem as pessoas certas para navegar neste novo ambiente digital.

 

IA e Gestão da Cadeia de Abastecimento

A inteligência artificial tornou-se uma palavra-chave nos negócios. E muitas pessoas têm visões grandiosas do que ela pode fazer.

Mas a IA pode ter impacto na gestão da cadeia de abastecimento de inúmeras formas. Por exemplo, pode ajudar a otimizar o seu inventário, prever vendas, e determinar o que produzir e quando.

A IA também pode ajudar a gerir a sua cadeia de abastecimento, melhorando a visibilidade ao longo das operações. Isso significa menos erros e melhores tomadas de decisão ao longo do caminho.

A IA pode mesmo ser utilizada para melhorar o serviço ao cliente. Pode ajudar a resolver questões de campo e a melhorar a experiência global. A IA também pode ser usada para operações de escala. As soluções de IA podem ser implementadas em toda a organização.

Isto pode ajudar a gerir pessoas em toda a empresa para que todos trabalhem em conjunto para os mesmos objetivos. A IA pode verdadeiramente transformar a cadeia de abastecimento, reunindo dados, conhecimentos e tecnologia.

 

Gestão da cadeia de abastecimento e da cadeia de produção

O Blockchain é o livro-fiscal que é distribuído por uma rede de computadores. É utilizado para registar transações e propriedade numa determinada rede.

As redes em Blockchain têm sido utilizadas em serviços financeiros, cuidados de saúde e outras indústrias. Mas eles estão cada vez mais a ser implantados na gestão da cadeia de suprimentos.

Com a Blockchain, pode digitalizar a sua cadeia de abastecimento capturando dados e armazenando-os através de uma rede. Desta forma, a blockchain pode ajudá-lo a gerir o fluxo de mercadorias, inventário, e pagamentos. Pode também ajudá-lo a melhorar a visibilidade em toda a rede.

Isso significa menos erros e melhores tomadas de decisão ao longo do caminho. O Blockchain pode também ajudá-lo a localizar a origem dos bens. Isso é importante porque pode dar aos clientes paz de espírito e ajudar as organizações a cumprir os novos regulamentos. Em geral, o blockchain pode transformar a cadeia de suprimentos, reunindo dados, conhecimentos e tecnologia.

 

 

quer conversar sobre AI?

 

Análise Preditiva e Gestão da Cadeia de Abastecimento

A análise preditiva é utilizada para prever resultados futuros com base em dados atuais. E são também uma componente central da IA. Na gestão da cadeia de abastecimento, a análise preditiva é utilizada para gerar conhecimentos com base em dados atuais.

Estes conhecimentos podem ajudar a melhorar as operações, maximizar os lucros, e reduzir o risco. Por exemplo, a análise preditiva pode ser utilizada para otimizar o inventário.

Ao combinar dados de uma variedade de fontes, pode determinar a taxa de produção ótima e prever a demanda de produtos específicos. Poderá então utilizar esses conhecimentos para melhor gerir o seu inventário, horários de expedição e encomendas de clientes. A análise preditiva também pode ser utilizada para prever a demanda dos clientes.

Isto pode ajudá-lo a otimizar a produção, encontrar novos vendedores, e determinar onde armazenar produtos em toda a rede para maximizar os lucros. Em geral, a análise preditiva pode transformar a cadeia de abastecimento, reunindo dados, conhecimentos e tecnologia.

 

Como vai ser o futuro da gestão da cadeia de abastecimento em um mundo digital?

A transformação digital irá mudar para sempre a forma como a gestão da cadeia de abastecimento funciona. Irá melhorar a colaboração, a eficácia e a visibilidade. E trará um maior enfoque na gestão e cumprimento dos riscos.

Contudo, à medida que a tecnologia se torna mais importante para a gestão da cadeia de abastecimento, é importante lembrar que as pessoas são o elemento mais importante de qualquer operação. Sem as pessoas certas, a tecnologia é inútil. Mas com as pessoas e a tecnologia certas, as operações podem ser transformadas.

Globalmente, as empresas devem abraçar a transformação digital. Devem tornar a tecnologia e a tomada de decisões orientadas por dados no centro do negócio.

Isto assegurará que estão prontos para o futuro e aptos a se manterem competitivos.

Compartilhe