Picture of MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 5 minutos

Usar a inteligência artificial em um aplicativo é de grande benefício para o usuário, pois permite que o serviço/produto seja personalizado de acordo com os interesses pessoais do indivíduo, tornando sua experiência muito mais fácil e prática. Cliente satisfeito é sinônimo de aumento das vendas e, consequentemente, benefício para a sua empresa também! 

A internet chegou e causou uma grande revolução. É impossível mensurar a importância da tecnologia nos dias atuais, mas só de pensar que você encontra, num rápido pensamento, diversos aparelhos que fazem uso dela, já consegue ter uma pequena noção de sua importância.

codigos-da-internet

A inteligência artificial em um aplicativo possibilita que milhares de pessoas tenham acesso à internet

O que a internet trouxe para as pessoas?

A internet trouxe uma excelente oportunidade para que todas as pessoas possam estar conectadas e não ficar por fora de nenhuma situação que ocorra ao redor do mundo. Um exemplo perfeito é que, instantaneamente, você aqui do Brasil, consegue falar com quem está lá na Austrália. 

Mas acontece que, por mais que toda novidade possa ser boa e ruim, a tecnologia também trouxe inovações que assustam as pessoas, como é o caso da inteligência artificial. E olha que ela já faz parte do nosso dia a dia há um tempinho!

Você sabe o que significa a inteligência artificial? E a sua relação com aplicativos? 

Então, hoje queremos falar com vocês sobre essa relação e sobre como aplicar inteligência artificial em um aplicativo. Acompanhe! 

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que foi criada com o intuito de fazer com que as máquinas pensem e ajam como os humanos. Se você imaginou um robô, podemos dizer que sim, está correto. 

É como na animação Wall-e, quando o protagonista robô desenvolve “sentimentos” e pensamentos semelhantes ao do ser humano, mas sem deixar de cumprir com o papel para o qual foi programado. 

braco-robotico-segurando-a-inteligencia-artificial

 

Mas como ele funciona? Como a inteligência artificial aprende? 

Bem, no filme Wall-e, o robôzinho imita as relações humanas depois de passar um bom tempo assistindo ao comportamento humano em uma videocassete. A IA funciona mais ou menos dessa maneira, mas ao invés de assistir em uma televisão, ela usa dados. 

A Inteligência Artificial utiliza o machine learning, a capacidade do computador aprender e analisar dados sozinho. Hoje, devido à união do armazenamento em nuvem, esse aprendizado acontece em tempo real, ou seja, ele tem acesso aos sites mais visitados, o seu comportamento nas redes sociais, endereços mais frequentados, assuntos mais comentados etc. 

E sabe quem pode se beneficiar da inteligência artificial que tanto aprende sobre os usuários? Os aplicativos! Eles fazem com que os seus serviços se tornem mais personalizados de acordo com as características do usuário. 

Um exemplo que você mesmo já deve ter utilizado é que o seu smartphone provavelmente deve saber o endereço da sua casa, do seu trabalho, o seu nome, os aplicativos que mais utiliza e o que você mais procura na internet. Até o reconhecimento facial é um bom exemplo. 

Todas essas informações existem porque o recurso de localização está acionado e, a partir daí, é possível monitorar a hora que você entra e sai do trabalho, e até quando algo está acontecendo na região onde você mora, possibilitando ir até o local ou simplesmente, desviar do trânsito.

Dentro dos smartphones existem recursos que fazem com que você tenha contato direto com a inteligência artificial, mas você pode nem perceber. Um exemplo disso é a Siri, do iPhone.

Ela é uma assistente pessoal do usuário que possui inteligência artificial para ajudá-lo com qualquer pesquisa, aplicativos ou função do celular. O próprio Facebook já identifica os rostos das pessoas em fotos, sinalizando o perfil deles utilizando inteligência artificial.

Inteligência artificial em um aplicativo 

Muitos aplicativos do seu dia a dia já utilizam a Inteligência Artificial para garantir as melhores experiências para o usuário. A Netflix, por exemplo, consegue sugerir filmes e séries baseados em tudo que você assiste. Assim como o Google consegue analisar as suas pesquisas e filtrar os anúncios relacionados a você. 

Quando você opta em fazer uso de inteligência artificial, você estará oferecendo recursos que provavelmente muitos outros aplicativos não possuem. Essa pode ser uma grande vantagem competitiva para atrair e manter usuários ativos no seu App. Isso sem contar, claro, no aumento no volume de downloads e conversões. 

E se você estiver preocupado com o ASO (App Store Optimization), fique tranquilo! Implementar a inteligência artificial no seu Aplicativo atual não implica em perder a otimização que você já possui, pelo contrário: você pode incluir novas palavras-chaves e elementos que aumentam o alcance do seu produto. 

Se a sua empresa ainda não possui um app, então o momento de desenvolvê-lo é agora! Melhor ainda: desenvolvê-lo com o uso da inteligência artificial. O que diziam que seria o futuro já é realidade e tem ajudado a entender as preferências dos clientes, aumentando a qualidade, agilidade e precisão. 

É possível afirmar que a inteligência artificial em um aplicativo é fundamental para ajudar nas tomadas de decisões da empresa e otimizar a usabilidade do cliente.

inteligencia-celular-mexendo-no-celular

5 exemplos de aplicativos com inteligência artificial 

Existem aplicativos populares que já fazem uso de inteligência artificial e que podem te inspirar na hora de adaptar o seu app. Confira! 

1 – Socratic by Google

Lançado pela Google em 2019, o Socratic funciona identificando tópicos que o usuário tem dúvidas – seja pela foto de um exercício de física ou uma pergunta feita em voz alta. O aplicativo então apresenta vídeos, conteúdos e infográficos relacionados que possam ajudar o estudante a resolver o problema e se informar. 

2 – FaceApp

Esse aplicativo ficou famoso durante a pandemia enquanto as pessoas estavam em isolamento social. O FaceApp conta com habilidades de transformação, mudando a aparência dos usuários para mais jovens, mais velhos, do sexo oposto e assim por diante. 

Essas habilidades só são possíveis devido às redes neurais (inteligência artificial) capazes de identificar as principais características do rosto humano. 

3 – AutoDraw 

Também do Google, o AutoDraw utiliza a técnica do machine learning para permitir que os usuários criem desenhos profissionais mesmo sem nenhuma habilidade de desenho. Com alguns rabiscos, o app decifra o que o usuário quer reproduzir e sugere opções mais realistas. 

4 – Cortana

O Cortana é um aplicativo do Windows que auxilia o usuário em diversas atividades rotineiras como marcar reuniões e fazer listas, por exemplo. Também conhecido como assistentes virtuais.  

5 – Google Allo 

Disponível tanto para Android quanto para iOS, o Google Allo permite que o usuário responda mensagens, crie eventos e até envie e-mails para facilitar o dia a dia. 

Como aplicar inteligência artificial em um App

Existem diversos softwares de Inteligência Artificial (mais de 30 opções diferentes) capazes de auxiliar o seu aplicativo a desenvolver a melhor performance possível e as melhores experiências.

As capacidades de cada software são as mais diversas também como automação, biometria, agentes virtuais, redes naturais etc. Por isso, contar com especialistas em desenvolver aplicativos e com expertise em inteligência artificial é fundamental para o sucesso do seu App. Eles é que vão entender a melhor forma de aplicá-la e qual o modelo mais adequado para o desempenho do seu aplicativo. 

Para isso, conte com a MadeinWeb! Temos um time de especialistas pronto para te orientar e desenvolver da melhor maneira possível. Nós pensamos desde a ideia inicial do seu projeto até a divulgação que fará com que o seu produto receba downloads e conversões. Entre em contato e converse sobre a sua ideia!

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?