Picture of MadeinWeb

MadeinWeb

Leitura: 4 minutos

Os Apps nativos apresentam uma série de características. Algumas delas são:

  1. Desenvolvimento voltado para uso em um sistema operacional.
  2. Elaboração a partir da SDK do próprio sistema operacional.
  3. Armazenamento feito diretamente na memória do dispositivo.

A missão deles é oferecer a melhor experiência possível para o usuário, cumprindo com o propósito que é divulgado, principalmente com a importância crescente dos aplicativos.

No entanto, muitos deles não correspondem com essa expectativa e acabam perdendo usuários. Por isso, antes de criar um App, é preciso pensar em cada detalhe como o nome, o design e se ele será um aplicativo híbrido ou nativo.

 

grupo de jovens usando apps nativos

Os Apps nativos são todos aqueles que funcionam em sintonia com os dispositivos

O que são Apps nativos?

Os aplicativos nativos são desenvolvidos para uso exclusivo em um sistema operacional (Android, iOS, entre outros). Eles são estruturados para aproveitar ao máximo a plataforma para a qual foram criados, pois conseguem alcançar todo o potencial do aparelho, como GPS, câmera, calendário e muito mais. 

Eles são desenvolvidos a partir da SDK e da linguagem nativa de um sistema operacional e sua distribuição é feita através das lojas oficiais da Play Store/Google Play (Android) e App Store (iOS). Seu armazenamento é feito diretamente na memória do dispositivo.

Ou seja, o App nativo é todo programa construído sob medida para uma plataforma e que deve funcionar em sintonia com o dispositivo e cumprir com todas as funcionalidades para o qual ele foi criado. 

3 vantagens dos Apps nativos e seus desenvolvimentos 

Os Apps nativos apresentam uma série de benefícios. Dentre eles estão:

  1. Alcance de acessibilidade à diversas APIs.
  2. Funcionamento de forma mais simples e prática.
  3. Aplicações realizadas com o código nativo bem mais inovadoras.

Entenda essas vantagens a seguir.

Por serem desenvolvidos na linguagem do sistema operacional e armazenados localmente, os Apps nativos alcançam a acessibilidade às APIs necessárias para conseguir informações de sensores, tirar fotos e alterar configurações do sistema. 

Os aplicativos nativos também  funcionam de forma mais simples e prática, pois nem sempre precisam de acesso a internet . Isso significa que a experiência do usuário pode ser muito mais proveitosa, pois não corre o risco de perder informações ou sofrer com falhas no funcionamento por causa de problemas com a conexão. 

Além do mais, as aplicações concretizadas com o código nativo mostram-se muito mais inovadoras. Elas demandam mais tempo, atenção e trabalho para serem desenvolvidas, mas valem muito a pena. Por conter um código-fonte feito na linguagem sugerida pelo mantenedor do aparelho, complicações e falhas de segurança são bem menos frequentes.

Leia mais: Como funciona o desenvolvimento de um aplicativo?

Os Apps nativos também proporcionam uma experiência ao usuário muito positiva, por conta da sua otimização para os sistemas operacionais. Uma empresa que utiliza um App nativo, por exemplo, pode otimizar processos, ter mais organização e até aumentar a produtividade, dependendo de qual o objetivo do aplicativo, claro.

 

grupo de jovens utilizando apps nativos

A diferença entre os Apps nativos e os Apps híbridos é que este une certas funções do nativo com a linguagem da web

Qual a diferença entre Apps nativos e Apps híbridos? 

Um App nativo é desenvolvido para uma plataforma específica e explora todas as potencialidades daquele sistema operacional. 

Já o App híbrido une algumas funcionalidades do nativo com a linguagem da web. Ele não é um App para ser usado apenas em dispositivos móveis, mas também na web se for necessário.

Alguns aplicativos nativos estão apresentando uma linguagem também do híbrido, como é o caso do WhatsApp, que originalmente é nativo, mas hoje também possui um Web App.

Como a linguagem é bem próxima, a usabilidade também é similar. No entanto, a principal diferença entre ambos é que o híbrido não tem a capacidade de acessar as funcionalidades do dispositivo diretamente, como é o caso do nativo. 

Leia mais: App nativo vs híbrido: qual o melhor? 

Por que investir nos Apps Nativos? 

O modelo do aplicativo vai depender das suas necessidades e objetivos. O App nativo é o mais indicado, pois proporciona uma melhor experiência para o usuário, além de ter sincronia com todos os recursos do smartphone.

Apesar de demandar um investimento um pouco maior, o App nativo fortalece a sua marca, pois fornece os melhores recursos e inovações de hardware, estabilidade e desempenho superiores, além de menos falhas e complicações. 

Como os aplicativos mobile nativos utilizam as funcionalidades de cada sistema, ou seja, um sistema operacional específico, o desenvolvedor atualiza os dois softwares sem a preocupação de afetar o funcionamento e a execução do App.

Antes de iniciar o projeto de um aplicativo, é necessário colocar todos os seus objetivos no papel, assim como todas as necessidades do seu público-alvo. Isso é fundamental para garantir o funcionamento do seu App nativo e oferecer a melhor experiência ao usuário. 

A MadeinWeb oferece todo o suporte necessário para todas as etapas do desenvolvimento do seu aplicativo, desde o planejamento até o marketing após a publicação. Nossa equipe de especialistas está preparada para encontrar a solução que você precisa. 

Converse conosco sobre seus desafios! 

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?