MadeMarketing

MadeMarketing

Leitura: 11 minutos

Hoje em dia, temos a informação na palma da mão. Qualquer curiosidade pode ser desvendada em alguns segundos com uma pesquisa rápida na internet. Por isso, é muito importante o seu site estar entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca. 

Para isso, é utilizado o SEO. Essa é a principal estratégia do marketing digital, e ela permite que um site ganhe autoridade no mercado, receba mais visitantes e aumente as chances de conversão. 

Para o SEO, não é preciso investir em nenhuma plataforma específica, como redes sociais ou outros softwares pagos de otimização de sites. Ele é realizado a partir de ajustes internos, feitos nos próprios sites. 

O trabalho de SEO é fundamental, pois garante que um blog ou site apareça nos primeiros resultados do Google, tanto na busca orgânica quanto no tráfego pago, em dispositivos móveis, computadores e notebooks. 

Assim, a empresa terá sua relevância e receberá maior tráfego do público que deseja atingir, e será encontrada por pessoas realmente interessadas nos serviços. 

cta seo inbound marketingSEO: o que é e qual seu objetivo?

SEO é uma sigla que vem do termo em inglês Search Engine Optimization, que em tradução livre significa Otimização para Motores de Busca. É um conjunto de técnicas que tem como objetivo garantir as primeiras posições de um site em buscadores como o Google, Yahoo, Bing e outros, otimizando-o a fim de valorizar e aumentar sua autoridade e desempenho.  

Se utilizadas corretamente, essas técnicas de SEO vão gerar um bom posicionamento de modo que o site terá um grande volume de visitas orgânicas, através do destaque na primeira página dos resultados de busca. Afinal, são raríssimas as pessoas que passam da primeira página, certo?

Quais são os benefícios do SEO?

Sem dúvidas, o SEO pode proporcionar uma série de vantagens e benefícios. Uma delas é que, a partir dessa estratégia, seu negócio se torna mais visível para seu público-alvo, além de você também conseguir mais acessos e dando entrada para novos visitantes.

Além disso, os empreendedores que estão no início de suas carreiras (como novas empresas de locação de gerador de energia) podem aplicar as técnicas de SEO e ainda economizar seu patrimônio, ao invés de gastá-lo com ações que podem não trazer o resultado esperado.

Ao contrário de outras estratégias, como no caso dos links patrocinados, onde você terá que competir com outras empresas pagantes para se manter no topo da lista de pesquisas, o SEO é uma alternativa gratuita e que pode até mesmo maximizar seu patrimônio!

Se você decidir escrever sobre bucha de nylon, por exemplo, este conteúdo deve ser bem otimizado, assim como a estrutura do seu site também deve ser responsiva.

Quais são as estratégias de SEO?

SEO qual importancia para sua empresa img 1

Como toda estratégia de marketing, é necessário um planejamento antes. Se você atua com relógio de ponto digital, entre outros, pense quem você quer atingir com seu site, quais suas metas e objetivos e como você pode chegar lá através do digital.

Como toda estratégia de marketing, é necessário um planejamento antes. Pense em quem você quer atingir com seu site, quais suas metas e objetivos e como você pode chegar lá através do digital. 

Uma estratégia de SEO bem desenhada e levando em consideração todas as regras de ranqueamento e o algoritmo do Google, apenas apresenta resultados a médio e a longo prazo. 

Primeiro, é preciso definir os seus objetivos. 

Você quer aumentar o tráfego orgânico do seu site? Gerar mais leads? Mais conversões em vendas? Aumentar a autoridade da sua marca? Produzir conteúdos mais educativos? 

O SEO não tem limites, e quanto mais definidos  forem os seus objetivos, maiores os resultados que você terá com estratégias bem pensadas. Também é preciso definir suas metas e KPIs. Essa parte é extremamente importante para você saber onde quer chegar e quais os meios vai utilizar para atingir o objetivo. 

Depois, é preciso definir uma persona. 

Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados, pesquisas e análises sobre o comportamento dos seus clientes. Ela é montada a partir de entrevistas com seus clientes reais, traçando informações em comum e criando um perfil de quem consome seus produtos/serviços. 

Em seguida, faça uma boa definição de palavras-chave. É preciso saber sobre qual assunto você vai escrever e como o seu público vai se identificar com ele. Para esse tópico, você pode utilizar ferramentas como SEMRush e Google Analytics, para entender melhor quem acessa o seu site e o que eles procuram nos sites de busca. 

As palavras-chave são relevantes no trabalho do SEO?

Sim, as palavras-chave têm muita importância no desenvolvimento deste trabalho, pois são elas que irão gerar tráfego para um determinado site. Essas palavras devem estar relacionadas com o segmento em questão. 

Os títulos, subtítulos e trechos em negrito geram destaque no conteúdo e desta forma são considerados relevantes na hora da busca.

Porém, existem alguns pontos que vão garantir a relevância diante das consultas, que é a referência, a credibilidade e a autoridade. Esses três fatores são importantes, pois o leitor vai considerar se o conteúdo é relevante de fato e assim ganhará cada vez mais força.

Lembre-se que um bom marketing é feito a partir de uma boa estratégia para lhe render bons frutos, por isso, realizar um monitoramento periódico é muito importante. 

Para fazer uma boa pesquisa de palavras-chave é preciso entender o que o seu consumidor está buscando, e adaptar os seus conteúdos de acordo com o público. 

Existem diversos tipos de busca que um indivíduo pode fazer para sanar suas dúvidas. Dentre elas, se destacam: 

  • Pesquisa navegacional; 
  • Pesquisa transacional; 
  • Pesquisa informacional; 
  • Pesquisa local. 

cta seo fale com um especialista 1

Tipos de SEO

SEO On Page 

O SEO On Page se refere a tudo que fica dentro da página em questão, para otimizar a experiência do usuário e deixar a leitura do site pelo Google mais simples e intuitiva. Esse processo deve ser levado em conta na hora da produção de conteúdo, já que está integrado ao Marketing de Conteúdo.

O principal canal para aplicar as estratégias de SEO On Page é no blog do seu site, já que é a página onde se concentra o maior número de conteúdos educativos que possuem mais chances de ranqueamento no Google. 

O SEO On Page é realizado a partir de alguns fatores, como:

Intenção do seu usuário 

Com o SEO, você faz conteúdos que são exatamente o que o seu público deseja encontrar. Para isso, é preciso fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para saber o que sua persona anda buscando e melhorar o posicionamento da sua página para que seja a primeira que ela tenha interesse em ler. 

Essas palavras-chave variam a cada pesquisa, e algumas podem ser sazonais, ou seja, é preciso atualizar o texto regularmente. Não basta apenas ter um bom conteúdo, é preciso que ele seja atual e relevante. 

E é exatamente nisso que o Google foca para entregar a sua página para o usuário. Fatores como processamento de linguagem e localização geográfica do indivíduo também são levados em conta na hora de posicionar a sua página no site de buscas. 

Ou seja, o maior desafio da equipe de Marketing de Conteúdo é compreender as intenções de busca e entregar para os usuários o que eles desejam encontrar com a pesquisa realizada. 

O Google é especialista nisso, então a melhor forma de entender a intenção do usuário é recorrer ao próprio. Depois de pesquisar as palavras-chave, é necessário pesquisá-las no site e ver quais conteúdos se encontram nas primeiras posições. 

Dependendo da intenção do usuário, o Google pode oferecer conteúdos mais educativos, imagens, produtos de determinada loja… As possibilidades são muitas. 

Para se destacar, o seu conteúdo deve ser ainda melhor e mais aprofundado do que os encontrados nas primeiras páginas. É aí que entra o desafio de verdade.

cta seo ebook

Tamanho do conteúdo 

O tamanho do texto tem impacto direto no ranqueamento da página. Conteúdos mais longos e aprofundados costumam ter um desempenho melhor, já que apresentam mais informações aos usuários e resolvem todas as dúvidas deles. 

Porém, depende muito da palavra-chave e da intenção do texto. Se for um conteúdo mais educativo, precisará ser mais longo. Se for mais focado em vendas, é possível ser mais resumido e ir direto ao assunto. 

Cada persona consome um conteúdo diferente e variado, e é necessário saber para qual delas você está escrevendo antes de publicar a página. 

Volume de postagem 

Quanto mais você posta no seu blog, mais bem posicionado ele vai ficar. Um volume regular de conteúdo tem mais chances de conseguir um ranqueamento favorável no Google. 

Porém, quantidade não significa nada se o texto não tiver qualidade. Se as palavras-chaves não forem bem definidas e o conteúdo não for rico, as chances de dar errado são muito grandes. 

Um volume de postagem mais frequente também pode ajudar a fidelizar o público e é uma forma de mostrar para o Google que você realmente se importa com a qualidade do que é publicado em seu blog, de modo que ele entenda que seu conteúdo é atualizado e novo.

cta seo pilares de negócio

Conteúdo para SEO 

O principal fator que você deve levar em conta na hora de escrever um texto otimizado para SEO é a qualidade do conteúdo. Ele precisa estar correto (tome cuidado com erros de português e de digitação), atualizado, confiável, relevante e de interesse do público. 

Esses tópicos vão fazer com que o seu texto seja bom e consiga as melhores posições no Google. 

É necessário também que o texto seja dinâmico e tenha uma leitura fluida. A não ser que o seu público seja totalmente técnico e especialista em determinado assunto, é necessário que o conteúdo seja o mais simples de entender possível, de modo que o leitor consiga compreender facilmente a mensagem que está sendo passada. 

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para criar um texto totalmente otimizado para SEO, como: 

Uso de palavras-chave 

SEO qual importancia para sua empresa img 1

Não adianta nada você fazer um conteúdo incrível se o usuário não vai conseguir encontrar a página. Por isso, é necessário colocar a palavra-chave principal no título, subtítulo e ao longo do texto. 

Assim, o Google entende qual assunto você está querendo abordar e entrega ele para as pessoas que pesquisarem a palavra-chave em questão. 

Dinâmica e escaneabilidade 

Quantas vezes você abriu uma página, mas fechou logo em seguida porque ela não te agradou ou o texto estava muito extenso e confuso? Muitas, não é mesmo? 

Para o texto ter uma boa pontuação de SEO ele precisa ter subtítulos, imagens, tópicos, CTAs (call-to-actions) e outros destaques que tornem a leitura menos densa e mais compreensível. 

É necessário criar subtítulos para que o texto tenha uma hierarquia e para a mensagem ficar mais clara tanto para o leitor quanto para o “robô” do Google. É preciso levar a semântica em conta e criar uma página não apenas bonita, mas também informativa e relevante. 

O SEO é como se fosse um trabalho em grupo, e é necessário que conteúdo, títulos, URL e imagens conversem entre si para que o resultado final seja satisfatório. 

Para isso, é necessário: 

  • Title Tag: O nome da página que você vê na hora da pesquisa, com o título do texto. Esse tópico é importantíssimo para o Google, já que é ele que define o principal tema do conteúdo e também é o primeiro fator de convencimento que o usuário tem para clicar na sua página. 

    É preciso que a sua palavra-chave principal apareça na Title Tag, e que ele seja atrativo para convencer o usuário a querer ler o seu conteúdo. 

  • Metadescription: A metadescription é o resumo do conteúdo que aparece nos resultados de busca abaixo do Title Tag. Ela funciona como o primeiro fator de convencimento para que o usuário entenda sobre o assunto do seu texto e se convença de clicar na sua página e ler o conteúdo. 
  • Heading Tags: As Headings Tags são marcações no código da página que identificam o título e subtítulos do texto. São divididos entre H1, H2, H3 e assim por diante. Isso é importante para definir a hierarquia do texto e definir os assuntos principais. 

    Por exemplo, vamos supor que você vai falar sobre Marketing Digital em seu texto. O H1, ob título, é ‘Marketing Digital’. O H2 pode ser: ‘Quais os pilares do Marketing Digital?’, o H3 focado em Marketing de Conteúdo e assim por diante. 

cta seo fale com um especialista 2

Importância das URLs 

Além do conteúdo, é preciso saber o que é o assunto principal de seu texto pela URL. Elas também contam muito para manter sua página bem ranqueada no Google. 

A URL precisa ser clara para os usuários e leitores do seu blog, e devem ser descritivas, contendo a palavra-chave. 

URLs muito longas não são recomendadas, já que dificulta a compreensão do assunto principal. Portanto, aposte em uma URL curta e dinâmica, que seja facilmente interpretável e combine com o título do seu texto. 

Imagens

As imagens são essenciais para que sua página tenha um bom ranqueamento e para facilitar a interpretação do conteúdo. Também é preciso otimizá-las para SEO, de modo que contenha a palavra-chave no texto alternativo dela e o contexto em que está inserida no atributo alt.

Links Internos 

Os links internos dentro da página também são super importantes para o SEO On Page. Uma linkagem interna das páginas do seu site dentro dos textos presentes no blog é um ótimo meio de interagir com o público e levá-los a ler os outros conteúdos presentes no seu site. 

Além disso, ter uma boa rede de links internos no texto faz com que o Google encontre melhor o seu site e entenda a hierarquia entre as páginas. É importante fazer linkagens para a página de contato, para outros textos que tenham assuntos complementares e outras páginas relevantes do site. 

SEO Off Page 

SEO qual importancia para sua empresa img 4

O trabalho de SEO não acaba quando o texto é publicado. É necessário fazer atualizações constantes e outras ações para que o conteúdo chegue ao topo dos sites de pesquisas. É aí que entra o SEO Off Page. 

O SEO Off Page consiste em todas as otimizações realizadas depois da publicação do conteúdo, com o objetivo de mostrar para o Google que o seu texto é relevante e merece ficar entre as primeiras posições. 

Principais estratégias do SEO Off Page: 

Link Building 

Como dito no tópico anterior, a linkagem é muito importante. Não apenas a interna, mas criar uma rede de parceiros para trocar links também é essencial para criar autoridade. 

O sistema do Google reconhece essa rede conectada para a indexação de novos conteúdos e entende quais páginas são mais importantes e merecem mais destaque, já que a troca de links está sendo feita. 

O Link Building é uma das estratégias mais importantes do SEO Off Page, pois é uma construção de uma rede de links de outros sites direcionados para sua página (também conhecido como backlink) e faz com que a sua autoridade na internet fique cada vez mais forte. O robô do Google entende que quanto mais sites apontam para o seu conteúdo, mais relevante ele é. 

Os backlinks trocados devem ser de sites relevantes e não apenas de um único domínio ou sites duvidosos. Os backlinks devem ser de qualidade, de modo que mostre que os conteúdos apontando para sua página são confiáveis. 

Os backlinks de qualidade devem vir de sites com autoridade e que tenham a confiança do Google. Não se prenda a apenas um domínio, quanto mais parceiros você fizer, melhor será o resultado da sua página nos sites de busca. 

Além disso, os backlinks devem fazer sentido com o conteúdo, e não apenas “jogados” no meio do texto. Devem ser naturais e funcionar com uma ação complementar ao conteúdo da sua página. 

cta seo link building

Links DoFollow e NoFollow 

Nos backlinks existem duas características: DoFollow e NoFollow. 

Os links DoFollow são aqueles que possibilitam a transição entre duas páginas sem interrupções. Esse é o padrão de todos os links, e diz para o Google o caminho que ele deve seguir para gerar autoridade entre os sites. 

Os links NoFollow impedem que esse caminho seja feito, o que faz com que a página de destino não consiga autoridade. Esse tipo é muito utilizado em links de redes sociais que são usados para spam. 

Ou seja, o SEO é uma parte fundamental para gerar mais tráfego para o seu site e conseguir ótimos resultados e conversões. 

Para obter ainda mais sucesso no trabalho de SEO, você pode contratar uma agência especializada em Inbound Marketing, que um dos pilares é a otimização de SEO. 

A Made Marketing é especialista em Inbound Marketing e em otimização de SEO. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre a melhor estratégia para o seu negócio. 

cta seo fale com um especialista 3

Compartilhe

O que podemos fazer
pelo seu negócio?